Main Page

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

Wikipédia de Autores Portugueses do Algarve
Autores e ligações às suas escolas básicas e secundárias.
Espaço de promoção da leitura e de divulgação da nossa memória coletiva.

Logo-wiki-algarte-2020.pnglegenda.*

Introdução | Ficha técnica | Contactos

Semana da Leitura 2021 - Áudio Poemas - Destaques de 23 de Março
3 poemas de Maria José Fraqueza lidos por alunos do ensino secundário

MJFraqueza Eucantoaminhaterra.png
Ouvir-.png - 2021 - Clique aqui para ouvir este poema musicado e cantado por Daniel G., aluno do 12º ano da escola Tomás Cabreira.

Fraqueza-sou-dosul-BeatrizV.png
Ouvir-.png - 2020 - Clique aqui para ouvir este poema pela voz de Beatriz V., aluna do 12º 6 da escola Tomás Cabreira.

VascoL-Fraqueza-hinodeamor.PNG
Ouvir-.png - 2020 - Clique aqui para ouvir este poema pela voz de Vasco L., aluno do 12º 6 da escola Tomás Cabreira.

Nota: para ver os autores por ordem alfabética do primeiro nome clique aqui.

Contents

Autores

Afonso, José [Zeca]

Joseafonso-hp.png
 Foi (é) um dos mais ilustres portugueses do século XX. Músico, cantor, poeta, cantautor. Foi professor de português e francês na Escola Comercial e Industrial de Lagos/Escola Secundária Gil Eanes e na Escola Comercial e Industrial de Faro/Escola Secundária de Tomás Cabreira no final dos anos 50 e início dos anos 60 do século XX.

Aleixo, António

Aleixo Antonio-.jpg
 Em  elaboração - Poeta. Vila Real de Santo António. Loulé. Portimão. Patrono do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo

Anjos, Eva

Evaanjos-hp.png
 Em 2020 é aluna universitária e está ligada às artes de diversas formas: poesia, música, vídeo, cinema?.
Foi aluna na Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro em meados dos anos 10 do século XXI.

Barbosa, Maria Antonieta Júdice

Barbosa Maria-Antonieta-Judice-.jpg
  Poeta. Colaborou em prosa e poesia com jornais de todo o país. S. Bartolomeu de Messines, Silves 14-12-1924 - Lisboa 29-7-1960.

Barcoso, Cristina

Cristinabarcoso-hp.png
 Licenciada em História e investigadora em História do cinema. Dinamizadora cultural. É Professora (2020) no Agrupamento de Escolas de Tomás Cabreira.

Barracha, Margarida

Margaridagaspar-hp.jpg
 Professora. Autora de Livros técnicos / Manuais escolares. Tem sido/é coordenadora de projetos escolares como: Gabinete de Aconselhamento sobre Sexualidade, Encontros com a Adolescência, Educação para a Saúde.
Aluna da Escola Secundária João de Deus, em Faro, nos anos 80 do século XX. Atualmente (2020) é professora no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro.

Barriga, Luís

Luisbarriga-hp.png
 Psicólogo clínico, investigador, escritor revelado pela ArandisEditora. Foi aluno da Escola Comercial e Industrial de Faro / Agr. Tomás Cabreira, nos anos 70 do século XX.

Barroso, Júlia

Barroso Julia-.jpg
  Maria Júlia Conde Barroso Xara-Brasil foi atriz, cantora e professora. Foi também a Primeira das "Rainhas da Rádio" em Portugal. Concluiu, em 1945, o curso da Escola Industrial Vitorino Damásio / Escola Industrial e Comercial de Lagos / Escola Secundária Gil Eanes. Lagos, 11.08.1930 - Lisboa, 23.12.1996.

Berger, Maria Alexandrina Pires Chaves

Berger Maria-Alexandrina-Chaves-.png
 Pintora e professora. Iniciou os estudos na Escola de Desenho Industrial de Pedro Nunes, em Faro / Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro. Em 1922, em Lisboa, foi a primeira pintora algarvia diplomada por uma escola superior de Belas Artes. Faro, 3.1.1892- Carcavelos 27.2.1979.

Brito, Carlos

Brito Carlos-.jpg
 Escritor. Resistente antifascista. Moçambique. Alcoutim.

Brito, Casimiro de

Casimirodebrito-hp.jpg
 Poeta, romancista, contista, ensaísta. É um dos mais ilustres e consagrados poetas portugueses da atualidade. Foi aluno na Escola Industrial e Comercial de Faro / Agr. Tomás Cabreira, nos anos 50 do Século XX.

Bulha, Dulce

Dulcebulha2010-hp.jpg
 Professora de Artes Visuais na Escola Secundária de Tomás Cabreira em Faro.

Cabreira, Tomás

Tomascabreira-hp.png
 Professor, militar e político, chegou a ser Ministro das Finanças.
A pedido do Conselho Escolar da Escola Comercial de Faro, Tomás Cabreira foi homenageado tendo sido dado o seu nome a esta escola. Pela portaria nº 2.576 de 17 de janeiro de 1921 do Governo da República, passou aquela a designar-se por Escola Secundária Tomás Cabreira.

Cabreira Júnior, Tomás

Cabreira-Junior Tomas-.jpg
  Poeta, colega de Mário Sá-Carneiro nos liceus do Carmo e Camões em Lisboa. Suicidou-se nas escadarias deste último, em 1911.

Cabrita, Fernando

Fernandocabrita-hp.jpg
 Poeta, advogado, comissário dos encontros "Poesia a Sul". Foi aluno do Liceu de Faro / Escola Secundária de João de Deus nos anos 70 do século XX.

Cabrita, Sotero

Soterocabrita-capa-meditacoes-hp.jpg
 Poeta. Antifascista, apoiou a campanha de Humberto Delgado. Foi aluno do Curso Geral do Comércio na Escola Industrial e Comercial de Faro nos anos 50 do século XX.

Caetano, Domingos

Caetano Domingos-.jpg
  Músico. Cantor. Líder do Grupo Iris. Professor de música. Estudou na Escola Secundária de Olhão e no Liceu de Faro. Fuzeta, Olhão.

Caires, Lutegarda

Caires Lutegarda-.jpg
 Poeta e Romancista. Filantropa. Ativista. Foi a "fundadora" do Natal dos Hospitais. Vila Real de Santo António, 15.11.1879 - Lisboa, 30.03.1935.

Calado, José Vieira

Calado Jose-.jpg
 Professor, jornalista e escritor. Nasceu em Lagos e estudou no Liceu de Faro.

Campaniço, Carlos

Campanico Carlos-.jpg
 O escritor Carlos Campaniço nasceu em Moura, vive em Faro e é? Diretor de Programação do Auditório Municipal de Olhão. Estudou na escola secundária de Moura e na Universidade do Algarve.

Campião, Luís

Luiscampiao-hp.png
 Ator e dramaturgo premiado. Luís Campião foi professor na Escola Secundária Tomás Cabreira nos anos 10 do século XX.

Campina, Maria

Campina Maria-.jpg
 Em  elaboração - Maria de Sousa Pereira Campina Ruivo foi uma ilustre pianista e pedagoga. Fundou em 1973, em Faro o Conservatório Regional do Algarve, a que mais tarde se acrescentou o seu nome. Loulé, 1914 - Faro, 1984.

Carriço, António da Silva

Carrico Antonio-.png
  Escritor. Foi responsável pala Biblioteca Municipal de Monchique. Monchique.

Cercas, José

Cercas Jose-.jpg
 Pintor. Aljezur

César, Adília

Cesar Adilia-.jpg
 Poeta. Cronista. Educadora de infância. Formadora de Expressões Artísticas. Nasceu em Lagos e reside em Faro.

Coroa, Emílio Campos

Camposcoroa-hp.png
 Médico, ator, dramaturgo, democrata e dinamizador cultural em várias vertentes (cinema, teatro, literatura...). Foi médico escolar e professor na Escola Comercial e Industrial de Faro a partir dos anos 50 do século XX.

Correia, Arminda Nunes

Correia Arminda-Nunes-.jpg
  Cantora lírica. Professora de solfejo e de canto. Lagos, 26.12.1903 — Lisboa, 21.09.1988.

Costa, Emiliano da

Emilianodacosta-hp.jpg
 Médico, com intensa atividade cultural como pintor e poeta. Nasceu em Tavira e é o patrono da Escola de Estoi, do Agrupamento Pinheiro e Rosa de Faro.

Costa, Manuel Inocêncio

Incenciocosta-hp.jpg
 Manuel Inocêncio da Costa,  conhecido advogado da cidade de Faro, foi professor do ensino secundário na Escola Comercial e Industrial de Faro. Escritor e poeta, colabora no blog "Os Costeletas".

Cruz, Gastão

Cruz Gastao-.jpg
 Poeta. Critico Literário. Encenador. Faro.

Cunha, Norberto

Norbertocunha-hp.jpg
 Escritor, poeta, cronista. Foi aluno da Escola Industrial e Comercial de Faro nos anos 50 do século XX. Nasceu em Faro em 1939 e é licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa.

Dantas, Júlio

Dantas Julio-.jpg
 Em  elaboração - Escritor. Foi (é) um dos maiores vultos da literatura portuguesa. Lagos. Patrono do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, em Lagos

Deus, João de

Joaodedeus-hp.jpg
 Poeta lírico e pedagogo, criador do método para aprender a ler "Cartilha Maternal". Nasceu em Silves e é patrono de muitas escolas/instituições de Portugal.

Dias, Afonso

Dias Afonso-.jpg
 Em  elaboração - Cantor, músico, poeta, autor e encenador. Foi militante antifascista e deputado à Assembleia Constituinte.

Dias, Francisco Manuel Palma

Dias Francisco-.png
  Poeta. Encenador. Fez o liceu em Faro. Castro Marim.

Elói, Maria da Conceição

Eloi Maria-.jpg
Maria da Conceição de Sousa Elói, que também usou o pseudónimo de Madressilva foi jornalista e escritora. Em 1921 foi cofundadora do Jornal A Avezinha, em Paderne. Paderne, Albufeira, 31.08.1898 - Faro, 07.12.1979.

Esperança, António Assis

Esperanca Assis-.jpg
 Em  elaboração - Escritor. Jornalista. Escritor de Intervenção. Frequentou o 1.º ano em Faro. Faro.

Évora, Fernando

Fernandoevora-hp.jpg
 Professor, escritor. Nasceu em Faro, em 1965. Licenciado em História, obteve o prémio Damião de Odemira, em 1999, e, no ano seguinte, o prémio da ARCA, ambos na modalidade de conto.Tem-se afirmado como autor de contos, modalidade onde já obteve vários prémios literários. Fernando Évora foi aluno da Escola Secundária Tomás Cabreira nos anos 70 do séc.XX.

Farinho, Idália

Farinho Idadia-.png
Professora e poeta. Idália Farinho Custódia estudou no Colégio Farense e no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa. Depois de se licenciar em Filologia Românica foi professora na Escola Duarte Pacheco, em Loulé e na Universidade do Algarve. Loulé, 1938.

Felizardo, Maria Graciete

Gracietetardaofelizardo-hp.jpg
 Maria Graciete Felizardo foi aluna da Escola Tomás Cabreira quando esta se chamava Escola Industrial e Comercial de Faro nos anos 60 do século XX. Frequentou o Ciclo Preparatório e o Curso Geral do Comércio. É poeta com obra publicada e colabora no blogue da Associação dos Antigos Alunos."

Ferreira, Vergílio

Vergilioferreira-hp.jpg
 Escritor e Professor. Foi (é) um dos maiores nomes da literatura portuguesa. Em 1936, deixa o seminário do Fundão e  acaba o Curso Liceal no Liceu da Guarda. Entra para a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e em 1940 completa a Licenciatura em Filologia Clássica. Em 1942 conclui o Estágio para professor no Liceu D.João III, em Coimbra e começa a dar aulas no Liceu de Faro, no edifício onde hoje se encontra a Escola Secundária de Tomás Cabreira. Foi também professor nos Liceus de Bragança (1944), Évora (1945)  e Camões, em Lisboa (1959) onde lecionou até se reformar em 1981.

Fogaça, Marisabel Xavier de

Fogaca Marisabel-.jpg
Escritora. De batismo Maria Isabel Fogaça Xavier, estudou e foi professora em Portimão. Mexilhoeira Grande, Portimão, 1914 - Lisboa, 20.01.1985.

Fraqueza, Maria José

Mariajosefraqueza-hp.jpg
 Escritora, poetisa, dramaturga, dinamizadora cultural com extensa obra publicada. Maria José Fraqueza foi aluna nas Escolas "Serpa Pinto" e "Industrial e Comercial de Faro" na primeira metade dos anos 50 do século XX e alguns anos depois, nos finais dos anos 60, foi professora da mesma escola. Foi também professora nas escolas secundárias de Almada, Vila Real de Santo António e Olhão

Freire, Corina

Freire Corina-.jpg
 Foi cantora lírica e atriz. Silves, 14.12.1897 - Lisboa, 1975.

Freitas, Maria Eduarda Barjona de

Freitas Barjona-.jpg
  Escritora. Foi tenente enfermeira militar, professora, jornalista, investigadora, crítica literária. Frequentou o Colégio das Irmãs Dominicanas de São José, em Lagoa. 1882-1952. Alcoutim.

Galhoz, Maria Aliete

Galhoz Aliete-.png
 Em  elaboração - Professora. Poeta. Ensaísta. Editora literária . Estudou no Liceu de Faro. Boliqueime, Loulé.

Gomes, Elviro Rocha

Gomes Rocha-.jpg
Gomes, Elviro Rocha  - Elviro Augusto da Rocha Gomes. Professor. Escritor. Faro.

Gomes, Manuel Teixeira

Gomes Manuel-Teixeira-.jpg
 Em  elaboração - Escritor. Presidente da República. Patrono de um agrupamento de escolas em Portimão e de uma escola básica do Agrupamento de Escolas Santa Maria dos Olivais, em Lisboa. Portimão.

Gomes, Neto

Gomes Neto-.jpg
 Jornalista. Radialista. Escritor. Foi coautor do Livro "Algarve. 100 anos de República. 100 Personalidades. 1910-2010." Faro.

Gonçalves, Ilena Luís Candeias

Goncalves Ilena-.png
 Em  elaboração - Professora. Escritora. Venezuela. Albufeira

Gonzalo, Maria Eduarda

Mariaeduardagonzalo1947-hp.jpg
 Atriz nascida em Olhão, principal protagonista dos filmes de Carlos Porfírio.

Guerreiro, Cândido

Candidoguerreiro-hp.jpg
 Foi poeta pós-simbolista, advogado, dramaturgo. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra e foi notário em Faro e Loulé e Presidente da Câmara daquelas cidades. Colaborou com todos os intelectuais seus contemporâneos com publicações nos jornais regionais e em eventos culturais diversos.

Haussmann, Adolf

Haussmann Adolf-.jpg
 Em  elaboração - Artista. Professor na escola de Desenho Técnico de Pedro Nunes, em Faro. 1858 - 1929. Áustria. Faro

Inocêncio, Pedro

Inocencio Pedro-.jpg
 Foi aluno na Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro nos finais do século XX e professor na mesma escola na primeira década do século XXI. Atualmente (2020) é professor no Agrupamento Vertical de Escolas Afonso III, em Faro.

Iria, Alberto

Iria Alberto-.jpg
 Historiador e Bibliotecário, nascido em Olhão. Ocupou vários cargos relacionados com Bibliotecas e Arquivos e publicou vários estudos sobre a História de Portugal e de Olhão.

Jorge, Lídia

Jorge Lidia-.jpg
 A mais ilustre escritora portuguesa da atualidade, nascida no Algarve, estudou no Liceu de Faro, licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa, foi professora do Ensino Secundário em Moçambique e Lisboa antes de se dedicar à escrita. O seu primeiro livro "O Dia dos Prodígios" foi um  sucesso imediato, pela renovação que introduziu na Literatura Portuguesa. A partir daí nunca mais deixou de publicar, estando os seus romances traduzidos em diversas línguas. O seu trabalho, quer na escrita quer em prol da cultura portuguesa, tem sido reconhecido em Portugal e no estrangeiro com a atribuição de inúmeros prémios e condecorações. 

Jorge, Luiza Neto

Jorge Luiza-Neto-.jpg
 Tradutora e poetisa portuguesa, licenciada em filologia românica, foi professora no Liceu de Faro no início dps anos 60, onde fez parte do grupo de intelectuais que se reunia no Café Aliança. Desse convívio resultaram vária obras individuais e coletivas que se integravam no movimento literário Poesia 61.

Jubilot, Pedro

Jubilot Pedro-.jpg
 Escritor e contista olhanense premiado. Dinamizador cultural na cidade de Tavira e editor.

Júdice, Nuno

Judice Nuno-.jpg
 Poeta, ficcionista, tradutor, ensaísta, professor catedrático. Estudou e divulgou a Poesia Futurista e o Movimento do Orfeu no Algarve. Foi aluno do Liceu de Camões, em Lisboa.

Leal, João

Leal Joao-.jpg
 Jornalista. Professor. É um dos mais conceituados jornalistas algarvios. Começou há mais de seis décadas, tendo colaborado em muitas publicações da imprensa escrita, regional e nacional, e também em algumas rádios. Trabalhou pelo prestígio do seu Algarve quando exerceu funções na Região de Turismo do Algarve e no Governo Civil de Faro. Foi aluno nas escolas Serpa Pinto e Industrial e Comercial de Faro / Escola Secundária de Tomás Cabreira, no final dos anos 40 e nos anos 50 do século XX. Foi professor na escola Primária de S. Luís, em Faro (Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira) e na Fuzeta nos anos 60 e 70 do século XX.

Lima, Josefa de

Lima Josefa-de-.jpg
 Poeta. Mulher de cultura algarvia. Vila Real de Santo António. Albufeira.

Lopes, Francisco Fernandes

Franciscofernandeslopes-hp.jpg
 Médico, historiador, escritor, músico, expoente da cultura algarvia, reconhecido a nível nacional e internacional. Aluno do Liceu (João de Deus ) de Faro, na última década do século XIX e dos Liceus do Carmo e da Regaleira, em Lisboa, nos primeiros anos do século XX. Professor do liceu João de Deus, em Faro e diretor da Escola Primária Superior de Faro. Patrono da Escola Secundária de Olhão.

Lopes, Teresa Rita

Lopes Teresa-Rita-.jpg
 Em  elaboração - Poeta. Escritora. Professora Catedrática. Vulto da Academia Portuguesa. É reconhecida mundialmente pelos seus estudos sobre Fernando Pessoa. Estudou no Liceu em Faro. Faro.

Lúcio, João

Lucio Joao-.jpg
 Poeta, advogado. Foi presidente da Câmara de Olhão e editor do semanário farense "O Sul". Estudou no Liceu de Faro nos finais do século XIX.

Luís, Fernando R.

Luis Fernando-R-.jpg
 Poeta, professor, bancário, Agente Cultural. Monchique, 22.01.1945.

Lupi, Nita

Lupi Nita-.jpg
 Mariana Duarte de Almeida Lupi foi poeta e cantora lírica. Algoz, Silves, 15.08.1900 - Lisboa, 1999.

Luz, Torcato da

Luz Torcato-da-.png
 Poeta. Cronista. Jornalista. Professor. Alcantarilha, Silves.

Lyster Franco, Carlos

Carloslysterfranco-hp.jpg
 Pintor, professor, escritor, político, jornalista, editor e diretor de jornais e revistas. Foi um dos maiores vultos da cultura algarvia e era reconhecido a nível nacional. Foi professor nas Escolas Pedro Nunes, Escola Normal Superior, Escola Tomás Cabreira, Escola Industrial e Comercial de Faro, Liceu de Faro Deus e Escola do Magistério Primário, tendo sido igualmente diretor da escola Pedro Nunes / Tomás Cabreira / Industrial e Comercial de Faro.

Lyster Franco, Mário

Mariolysterfranco-hp.jpg
 Algarvio ilustre, distinguiu-se como jornalista, escritor, advogado, político, arqueólogo e museólogo. Foi, em 1914 com 12 anos, o primeiro aluno matriculado no curso elementar de comércio recém criado na Escola Industrial e Comercial de Pedro Nunes em Faro. O diretor desta escola era o seu pai, o pintor e professor Carlos Lyster Franco.

Machado, José Pedro

Machado Jose-Pedro-.jpg
 Em  elaboração - Professor, filólogo, historiador, bibliógrafo. Foi um dicionarista notável, ao publicar o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa e o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, entre outros.Faro, 1914 – Lisboa, 2005.

Macheira, António

Macheira Antonio-.jpg
 Escritor olhanense ,falecido muito jovem, com uma obra literária não muito  extensa mas de  grande qualidade. O seu livro "Até Amanhã, Meu Filho" foi  publicada postumamente.  Nos seus contos, a vida e as pessoas da sua cidade são descritas numa linguagem simples e sensível que cativa o leitor desde a primeira linha.

Madeira, Manuel

Madeira Manuel-.jpg
  Poeta. Nasceu em S. Bartolomeu de Messines e viveu em Faro, Olhão e Lisboa. "Manuel Madeira entra na escola primária, onde toma contacto com as letras e a tabuada, na escola (semioficial) do Padre de Olhão, Cónego Delgado, que habilitava jovens - só rapazes - para o exame da quarta classe". Foi resistente antifascista e um dos impulsionadores do encontro do MUD juvenil em Bela Mandil, Olhão. S. Bartolomeu de Messines, Silves, 21.01.1924) - ?, 28.05.2016

Magalhães, Joaquim

Joaquimmagalhaes-hp.jpg
 Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1931); professor efectivo dos Liceus (1934-1975); reitor (1969-1974) e presidente do Conselho Directivo do Liceu de Faro (1974-75). Foi o "Secretário" de António Aleixo tendo conseguido as primeiras edições de obras do poeta

Marques, Franklin

Marques Franklin-.jpg
 Na capital algarvia frequentou o Ensino Primário, a extinta Escola Técnica Elementar Serpa Pinto, a então Escola Industrial e Comercial Tomás Cabreira e a escola do Magistério Primário, onde concluiu o seu curso de Professor, havendo lecionado em estabelecimentos de ensino de São Bartolomeu de Messines, Olhão, Loulé e Faro a partir dos anos 50 do século XX.

Marques, Maria Feliciana

Marques Maria-Feliciana-.png
 Maria Feliciana Marim Marques, que também usou o pseudónimo de Violeta, foi poeta, escritora e cofundadora, em 1921, do Jornal A Avezinha, em Paderne. Paderne, 09 ou 19.03.1905 - Brasil,23.02.1972.

Marreiros, Glória

Marreiros Gloria-.jpg
 - Maria da Glória Duarte Marreiros José. Poeta. Monchique.

Marreiros, Glória Maria

Marreiros Gloria-Maria-.jpg
  Glória Maria Marreiros da Cunha. Escritora. Monchique.

Mendes, António Rosa

Mendes Antonio-Rosa-.jpg
 Historiador, escritor, advogado, professor universitário, político, editor e divulgador da história do Algarve.

Mesquita, José Carlos Vilhena

Mesquita Vilhena-.jpg
 Em  elaboração - Historiador, professor universitário e divulgador do Algarve e da Cultura Algarvia. Impulsionador da Algarviana. Famalicão.

Negrão, Diamantina

Negrao Diamantina-.jpg
Professora. Poetisa. Pintora. Escultora. Albufeira. Patrona da Escola Básica 2,3 Professora Diamantina Negrão, em Albufeira, do Agrupamento de Escolas de Ferreiras.

Neto, Teodomiro

Neto Teodomiro-.jpg
 Em  elaboração - Escritor. Historiador. Faro.

Neves Júnior, José

Neves-Junior Jose-.jpg
 Professor. Reitor. Escritor.Estudioso. Democrata. Personalidade cultural e socialmente inquieta, onde a busca do saber e o desejo de o comunicar andaram sempre a par.

Nobre, Antero

Nobre Antero-.jpg
 Intelectual olhanense, historiador, político e jornalista, defensor da cidadania chegando a ser Presidente da Câmara de Olhão entre 1950/53.

Nunes, Pedro

Nunes Pedro-.png
 Em elaboração - Foi um dos maiores vultos científicos do seu tempo: matemático, geógrafo, médico, astrónomo, cartógrafo. Foi cosmógrafo-mor do Reino de Portugal. Em 1888 Pedro Nunes foi o patrono da Escola de Desenho Industrial de Pedro Nunes, em Faro, a primeira de muitas do agora Agrupamento de Tomás Cabreira, em Faro. Alcácer do Sal, 1502 — Coimbra, 11 de agosto de 1578.

Olívio, Tito

Olivio Tito-.jpg
  Poeta. Faro.

Pacheco, Rosária

Pacheco, Rosária-.jpg
 Rosária Pacheco é professora nas escolas Joaquim Magalhães e Tomás Cabreira em Faro. É licenciada em história, escritora e fotógrafa.

Passos, Bernardo de

Passos Bernardo -.jpg
 Em  elaboração - Poeta. Político. Administrador do concelho de Faro. S. Brás de Alportel.

Passos, Rosalinda

Passos Rosalinda-.jpg
 Em  elaboração - Rosalinda Dias Passos foi a maior (ou a única) escultora algarvia da primeira metade do século XX. Poeta. Brás de Alportel, 15.01.1880 - Faro, 21.08.1958.

Passos, Virgínia

Passos Virginia-.png
 Pintora. Democrata. Inspirou-se nos poemas do seu irmão Bernardo de Passos, para algumas das suas aguarelas. S. Brás de Alportel, 19.04.1881 - 18.12.1965.

Pereira, António

Pereira Antonio-.jpg
 Em  elaboração - Poeta. António da Encarnação Pereira foi Magistrado do Ministério Público, Conservador e Juiz. Armação de Pêra, Silves, 24.02.1914 - Lisboa, 1978.

Pessanha, Fernando

Pessanha Fernando-.png
 Fernando Pessanha  foi aluno da Escola Tomás Cabreira no início do século XXI. Historiador, conferencista, escritor e ensaísta, compositor e pianista.

Pinheiro, Maria José

Pinheiro Maria-Jose-.jpg
 Em  elaboração - Poeta. Professora em Tavira. Fez o curso do Magistério Primário, em Faro. Gonchinha, Loulé, 09.09.1940 - Faro, 26.09.1998.

Pinheiro e Rosa, José António

Pinheiroerosa-hp.jpg
 Historiador, compositor e professor. Especialista em Arte Sacra. Foi professor na Escola Industrial e Comercial de Faro / Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro nos anos 60 e 70 do século XX e é Patrono de uma das três escolas secundárias de Faro.

Pinto, Alexandre Serpa

Pinto Serpa-.jpg
 Militar e explorador do continente africano. Escritor. Foi patrono da Escola Técnica Elementar Serpa Pinto / Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, entre 1947 e 1951. É patrono do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães.

Pinto, Fernando Esteves

Pinto Fernando-Esteves-.jpg
 Poeta e romancista. Cofundador do projeto literário LÓGOS – Biblioteca do Tempo. Editor. Cascais, 1961. Reside no Algarve.

Pires, Conceição

Pires Conceicao-.jpg
 Em  elaboração - Dinamizadora Cultural. Desenhadora. Escritora. Foi presidente da Junta de Freguesia de Olhão e professora particular em Olhão, onde preparou muitos alunos. Foi homenageada pela Cidade de Olhão com a atribuição da Medalha de Mérito Grau Ouro. Maria da Conceição Pinto Pires nasceu em 1933, em Lagos e estudou na Escola Industrial e Comercial de Faro / Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro.

Pires, Deodato

Pires Deodato-.jpg
 Em  elaboração - Dinamizador Cultural. Poeta. Integrou a equipa da Junta de freguesia de Olhão. Deodato Domingos Pires foi homenageado pela Cidade de Olhão com a atribuição da Medalha de Mérito Grau Ouro.

Porfírio, Carlos

Porfirio Carlos-.jpg
 Em  elaboração - Faro. Cineasta. Poeta. Pintor. Participou no movimento futurista português, designadamente como diretor da revista Portugal Futurista, em 1917. Foi aluno da Escola de Desenho Técnico de Pedro Nunes, em Faro, onde teve como professores Adolf Haussmann e Carlos Lyster Franco. Foi também aluno do Liceu de Faro. 1895 — 1970. Faro.

Quaresma, Amílcar

Quaresma Amilcar-.jpg
 Amílcar Quaresma  foi professor da  Escola Industrial e Comercial de Faro, nos  anos 60  e 70 do século XX. Fez a sua  carreira de professor entre esta Escola e o antigo Liceu de Faro (atual Escola Secundária João de Deus),e foi dirigente associativo de várias coletividades, tendo fundado os Jograis de Estoi. Faleceu aos 75 anos e além da docência e da literatura também foi uma figura marcante da comunicação social.

Ramirez, Lolita

Ramirez Lolita-.png
 Professora. Poeta. Vila Real de Santo António.

Reis, Ema

Reis Ema-.png
 Em  elaboração - Ema Romero Santos Fonseca da Câmara Reis, que também usou o pseudónimo Vera Gharb, foi musicóloga e publicista. Publicou várias obras sobre música. Faro, 18.08.1897 - Lisboa, 24.08.1968.

Rocha, Lutília Gonçalves

Rocha Lutilia-.jpg
 Lutília Rocha foi aluna da Escola Industrial e Comercial de Faro nos anos 50 do século XX. Escritora, poeta e colaboradora do blogue "Os Costeletas".

Rodrigues, Joaquim

Rodrigues Joaquim-.jpg
 Historiador, investigador, ensaísta e conferencista. É licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e professor aposentado do Ensino Secundário. Investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, é Mestre e Doutor em História Contemporânea pela referida universidade. Tem elaborado estudos e conferências essencialmente sobre temas relacionados com o Algarve. Em fins do século XX e inícios do século XXI foi professor nas Escolas Secundárias "Pinheiro e Rosa" e "Tomás Cabreira", em Faro. Nesta última realizou vários trabalhos sobre o seu patrono.

Romana, Maria

Mariaromana-hp.jpg
 Escritora, poeta e colaboradora do blog "Os Costeletas". Maria Romana trabalhou na Escola Secundária de Tomás Cabreira, nas últimas décadas do séc. XX como enfermeira escolar.

Rosa, António Ramos

Antonioramosrosa-hp.jpg
 Poeta, tradutor e desenhador de Faro. Foi (é) um dos maiores poetas portugueses do século XX, António Ramos Rosa. Estudou no Liceu de Faro nos anos 40. Além dos vários prémios que recebeu ao longo da vida, o seu nome também foi atribuído à Biblioteca Municipal de Faro.

Rosa, Vitoriano

Rosa Vitoriano-.jpg
 Em  elaboração - António Maria Vitoriano Rosa foi escritor e jornalista. Frequentou o ensino primário em Olhão, mas não teve a possibilidade de continuar os estudos. Dirigiu vários jornais e revistas e foi um dos fundadores: do primeiro cineclube no Algarve, em Olhão; da revista Algarve Ilustrado; do jornal Sporting Clube Olhanense; do jornal Correio da Manhã. Colaborou com o MUD juvenil. Olhão, Algarve, 23 de Dezembro de 1932 - Lisboa, 15 de Janeiro de 2008.

Sá, Maria Clementina

Sa Maria-Clementina-.jpg
- Atriz. Atuou no teatro D. Maria e participou em filmes mudos e sonoros. Faro, 28.01.1897 - Lisboa, 22.12.1947.

Santos, Manuel Neto dos

Santos Manuel-Neto-dos-.jpg
 Em  elaboração - Poeta, ator, declamador, tradutor. Andou na escola Escola Secundária de Silves e estudou Filosofia na Universidade Clássica de Lisboa. É o autor de "Subsídios para a História da Poesia do Algarve". Alcantarilha, Silves, 21.01.1959. 

Santos, Mariana Machado

Santos Mariana-Amelia-Machado-.png
 Em  elaboração - Publicista e investigadora. Foi professora no Liceu D. Maria, em Lisboa, Bibliotecária na Bilioteca Nacional e Diretora da Biblioteca da Ajuda, em Lisboa. Publicou obras sobre diversos temas: Filolofia, música, Algarve.  Olhão, 1904 - Lisboa, 1991.

Sarmento, Fátima Morais

Fatimafreitas-hp.jpg
 Escritora. Assinou livros como Fátima Freitas e Maria Mattos. É professora de Português (2020) e desde meados da segunda década do século XXI leciona na Escola Secundária de Tomás Cabreira.

Silva, Aníbal Cavaco

Cavacosilvafotonaescolatomascabreira-hp.png
 Professor, escritor, político, 1.º ministro, Presidente da República. Foi  aluno das escolas "Serpa Pinto" e "Industrial e Comercial de Faro" / Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro nos anos 50 do século XX.

Silva, Carlos

Carlossilva-capaosherdeirosdeseptem.jpg
 Professor. Escritor.

Silva, Liliette Maltez Cardeira da

Silva Liliette-.jpg
 Em  elaboração - Professora. Poeta. Lagoa.

Silva, Orlando Augusto da

Silva Orlando-.jpg
- Poeta. Foi aluno da Escola Industrial e Comercial de Faro/Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro.

Silva, Vitor

Vitorsilva-hp.jpg
 Cantor, músico. Foi aluno da Escola Industrial e Comercial de Faro / Escola Secundária de Tomás Cabreira, nos anos 50 do século XX.

Simões Júnior, António

Simoes-Junior Antonio-.jpg
 Escritor, poeta, anti-fascista natural de Olhão. Teve uma vida aventurosa desde Marrocos até se fixar na Argentina onde escreveu e publicou a sua obra, sem nunca se esquecer da sua terra natal.

Sousa, João Brito

Sousa Joao-Brito-.jpg
 Em  elaboração - Escritor e Poeta. "Fez a escola primária em Mar e Guerra, o Curso Geral do Comercio na Escola Industrial e Comercial de Faro (Tomás Cabreira) nos anos 50 do século XX, o Curso do Magistério Primário, em Faro. Em Lisboa, no ISCAL, fez a Licenciatura em Contabilidade e Administração Fiscal e chegou a frequentar o doutoramento na Universidade da Estremadura, Espanha. Começou a sua vida profissional como professor primário e terminou como professor do Ensino Superior. Na sua vida profissional , tomou contacto com várias empresas entre as quais a TAP". Colaborou em diversos jornais da impressa regional algarvia. João M. Brito Sousa nasceu em 1943, no sítio dos Braciais, Faro.

Tapadinhas, Helena

Helenatapadinhas2011-hp.jpg
 Escritora de literatura infantil e pedagoga premiada. É professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Tengarrinha, Margarida

Tengarrinha Margarida-.png
 Em  elaboração - Professora. Escritora. Resistente Antifascista. Política. Portimão.

Tóssan

Tossan-.jpg
 António Fernando dos Santos, mais conhecido por Tóssan, foi um pintor, ilustrador, caricaturista, cenógrafo, decorador, gráfico, poeta. Foi o autor do logotipo da Universidade do Algarve. Vila Real de Santo António, 1918 - Lisboa, 1991.

Trindade, Rosa

Rosatrindade2011-hp.jpg
 Artista Plástica, professora, pintora e escultora com várias exposições já realizadas. Foi aluna da Escola de Artes Decorativas António Arroio / Escola Secundária António Arroio, em Lisboa e professora em escolas de Faro e Loulé, entre as quais, a Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro, onde se efetivou e lecionou até setembro de 2011.

Vedes, Lina

Vedes Lina-.jpg
 Em  elaboração - Professora. Escritora. Lina Correia Pinto Vedes frequentou a Escola Primária da Sé, o Liceu/Escola Secundária João de Deus e o Magistério Primário de Faro, S. Brás de Alportel.

Veleda, Maria

Veleda Maria-.png
 Pseudónimo de Maria Carolina Frederico Crispim. Escritora de Poesia e Prosa. Pioneira na luta pela educação das crianças e dos direitos das mulheres. Professora. Jornalista. Ativista feminista. Patrona da Escola Básica Maria Veleda, do Agrupamento de Escolas José Afonso, em Loures. Faro.

Venda, António Manuel

Venda Antonio-Manuel-.png
 Escritor. Fez o ensino Primário em Monchique. É licenciado em Gestão de Empresas e pós-graduado em Marketing e Mercados Financeiros. Monchique, 1968.

Viegas, Lia

Viegas Lia-.png
  Poeta. Estudou no Liceu de Faro. Faro.

Viegas, Marcelino

Marcelinoviegas-hp.jpg
 Jornalista e político. Frequentou a Escola Tomás Cabreira nos anos 70.

Vieira, Helena

Vieira Helena-.jpg
  Professora. Poeta. Lagoa.

Villar, Mariana

Vilar Mariana-.jpg
 Lucinda Costa Alves Figueira, Atriz de Teatro e Cinema fez também alguns trabalhos em televisão. Estudou em Faro.  S. Brás de Alportel, 14.03.1927 - Lisboa, 29.04.1998.

Zambujal, Francisco

Franciscozambujal-caricatura-pelo-proprio-hp.jpg
 Professor e pedagogo. Foi (é) um dos mais consagrados caricaturistas / cartoonistas do nosso país. Foi aluno nas escolas Serpa Pinto e Industrial e Comercial de Faro / Escola Secundária de Tomás Cabreira, no final dos anos 40 e nos anos 50 do século XX. Foi professor na escola Primária de S. Luís, em Faro (/ Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira) nos anos 60. 70 e 80 do século XX.

Zambujal, Mário

Mariozambujal1954faro-hp.png
 Mário Zambujal jornalista e escritor português, nascido em 1936, trabalhou na televisão e em jornais como A Bola, Diário de Lisboa e Diário de Notícias, em especial na área do desporto. Publicou vários livros de ficção. Foi aluno das escolas Técnica Elementar Serpa Pinto  e Industrial e Comercial de Faro nos anos 50 do século XX, onde frequentou o Ciclo Preparatório e o Curso Geral do Comércio.

Mais Autores Portugueses do Algarve

Maisautoresportuguesesdoalgarve.png
 Mais autores Portugueses do Algarve

Mais Autores Portugueses

Maisautoresportugueses.png
 Mais Autores Portugueses

Mais Autores

Maisautoresestrangeiros.png
 Mais Autores

As Escolas dos Autores

Camões

Liceucamoes-escolasecundariadecamoes-lisboa-hp.jpg
 Escola Secundária de Camões, em Lisboa

Francisco Fernandes Lopes

Escolaindustrialdeolhao-olhaosecundariadeolhao-escolafranciscofernandeslopes-hp.jpg
 Agrupamento de Escolas Francisco Fernandes Lopes, em Olhão

Gil Eanes

Escola-gil-eanes-lagos-hp.png
 Agrupamento de Escolas Gil Eanes, em Lagos

João de Deus

Liceudefaro-escolasecundariajoaodedeusfaro-hp.png
 Agrupamento de Escolas João de Deus, em Faro

Pinheiro e Rosa

Escolasecundariapinheiroerosafaro-hp.jpg
 Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro

Tomás Cabreira

Escolaindustrialecomercialdefaro-escolasecundariatomascabreira-hp.png
 Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro

Mais escolas e agrupamentos

Para ver mais escolas clique aqui.

Os Autores Patronos

Patronos de Agrupamentos, Bibliotecas, Escolas, ...

Patronos de Agrupamentos, Bibliotecas, Escolas, ...