Viegas, Marcelino

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

Marcelinoviegas.jpg

  • José Marcelino Afonso Viegas

S. Brás de Alportel, 1942 - 2013.
Jornalista. Exerceu funções no antigo Banco do Algarve. Foi (é) um dos mais reconhecidos jornalistas algarvios, tendo trabalhado em diversos jornais e rádios regionais e nacionais.
Foi aluno na Escola Comercial e Industrial de Faro / Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro e depois na Escola do Magistério nos anos 50 do século XX.


  • Excerto de uma crítica de Marcelino Viegas sobre o Grupo de Teatro ACTA no Jornal de Notícias em 20/04/99.

"E honra lhe seja feita porque, no espaço de um ano, já consegui levar à cena quatro peças, cujo êxito está justificado com mais de sete dezenas de espectáculos a que assistiram mais de 12 mil espectadores - média superior a 160 presenças por sessão!"


  • Breve Biografia:
Marcelino Viegas, natural de São Brás de Alportel, faleceu no dia 23 de março de 2013, com 71 anos. Durante décadas marcou presença regular nas páginas de A Bola, participando ainda num leque assinalável de projetos de cariz regional, na imprensa escrita e na rádio. Fez parte da fundação do Algarve Press, em 2006,  nunca abdicando de um jornalismo  independente  e de proximidade.fazer parte da fundação do Algarve Press, em 2006, estando nos sucessos deste jovem jornal, como ele nunca abdicou, independente e praticando um jornalismo de proximidade.
Ao longo de várias décadas dedicadas aos grandes momentos do desporto algarvio, Marcelino Viegas sempre demonstrou um desempenho exemplar das suas funções, contribuindo de forma decisiva para a promoção do desporto na região. Reconhecido pela qualidade e responsabilidade das suas intervenções, Mestre Marcelino Viegas deixa para trás mais de metade de um século de trabalho jornalístico, que merece o justo tributo e reconhecimento de todos.
Foi homenageado em Março de 2011 pelos municípios de Faro, S. Brás de Alportel e várias outras entidades tais como o Governo Civil, a Associação de Futebol do Algarve, colegas do meio jornalístico e particulares.

Com o presidente do S.C.Olhanense


  • Veja mais sobre Marcelino Viegas nos seguintes links:

- 2008 - Artigo no blogue da AAAETC que lista os alunos do 1º ano 1ª Turma do Curso Comercial da Escola Industrial e Comercial de Faro, em 1952/1953: Célio Martins Sequeira (chefe de turma), José Bartílio da Palma, Luís Rebelo Guimarães, Herlander dos Santos Estrela. Reinaldo Neto Rodrigues, António Inácio Gago Viegas, Humberto José Viegas Gomes, Manuel Cavaco Guerreiro, Joaquim André Ferreira da Cruz, João Baptista, José Mateus Ferrinho Pedro, José Vitorino Pedro Rodrigues, Ivo Francisco Gabriel Carvalho Cabritas, João António Sares Reis, Fernando Manuel Moreira, António Manuel Ramos José, Francisco Paulo Afonso Viegas, Manuel Geraldes, João Manuel de Brito de Sousa, Jorge Manuel Amado, João Vitorino Mendes Bica, Carlos Alberto Arrais Custódio, José Júlio Neto Viegas, Manuel João dos Santos, José Pedro Soares, José Marcelino Afonso Viegas. Quem falta aqui?".

- 2011 - Notícia no algarvepress sobre a Homenagem a Marcelino Viegas com a seguinte lista: Comissão de Honra: Isilda Gomes, Governadora Civil do Distrito de Faro, António Eusébio, Presidente da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel; Macário Correia, Presidente da Câmara Municipal de Faro; Vítor Serpa, Director do Jornal A Bola, Carlos Alves Caetano, Presidente da Direcção da A. F. do Algarve, Arménio Aleluia, Director do Jornal A Avezinha, Hélder Nunes, Director do Jornal O Barlavento, Fernando Reis, Director do Jornal do Algarve, Joaquim Dias, Director Notícias de S. Brás, José Manuel Prata, Dirigente Desportivo, João Leal, Jornalista; Comissão Executiva: Neto Gomes, Jornalista, Reinaldo Teixeira, Empresário, Marlene Guerreiro, Vereadora da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, José Guerreiro Cavaco, Director da Federação Portuguesa de Futebol, Armando Alves, Jornalista Paulo Castro, Presidente da A. de Atletismo do Algarve, Manuel Luís.

- 2011 - - Revista n.º 58 da Associação de Futebol do Algarve com a notícia "Jornalista Marcelino Viegas Homenageado na sua Terra Natal". Veja nas páginas 20 e 21.

- 2013 - "Faleceu um mestre do Jornalismo". Notícia de escrita em "tom" emocionado pelo diretor do algarvepress Manuel Luís.

  • in https://arquivo.pt:

-1999 - "Nobel da Literatura na casa algarvia". Artigo de Marcelino Viegas no Jornal de notícias. Gunter Grass afirma que "Há 17 anos consecutivos que me habituei a vir para o Algarve. Gosto muito da vossa gastronomia e da tranquilidade que aqui sempre encontro. É um sítio que me renova a paz necessária para escrever e pintar. Algumas das minhas obras, literárias e de arte plástica, posso dizer que são filhas daqui, desta terra, deste clima ameno e, sobretudo, do calor humano da vossa gente".

- 2000 - "Algarve investe 1,5 milhões de contos no maior recife artificial da Europa". Artigo de Marcelino Viegas no Jornal de Notícias: "Depois dos recifes que foram implantados nas zonas de Faro e Armona, em 1990, seguiram-se Cacela Velha e Quarteira (1998 e 99). Os próximos serão colocados em Alvor (Portimão), Oura (Albufeira), Ancão (Loulé) e Tavira. A experiência revelou aumentos significativos da produção biológica na zona de influência dos recifes".

- 2002 - Notícia de Marcelino Viegas no "Jornal de Notícias" sobre a construção do estádio do Algarve, para o Euro 2004.

- 2005 - Notícia no barlavento.pt sobre a candidatura de Marcelino Viegas à presidência da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel.

- 2008 - Página da ACTA sobre a peça "As Tranquilas Aventuras do Diálogo" de e com: Teresa Rita Lopes, José Louro, Luis Vicente, Tó Quintas, Zé Eduardo, José Maria Oliveira, Manuela Lopes, Victor Correia, Jorge Soares, Pedro Guerreiro Ramos, J. P. Naylor, Telma Veríssimo, Noé Amorim. Desta página constam várias notas de impressa, entre as quais a de Marcelino Viegas.

- 2010 - Artigo do blogue scfarense1910: "Alvarinho eleito o jogador do ano do futebol algarvio" em que também é referido que: "Foram homenageados ainda pela Associação de Futebol do Algarve figuras com relevantes serviços ao futebol da nossa região: José Mealha, Joaquim Reina, Marcelino Viegas, Neto Gomes e João Leal".

- 2011 - Artigo no Portal da CM Loulé, em que o seu presidente se pronuncia sobra a homenagem a Marcelino Viegas: "Confesso que nem todas as minhas presenças em manifestações públicas, tenham elas carácter oficial ou não, me suscitam a vontade de sobre elas deixar um registo escrito. Mas tendo participado, há alguns dias, na homenagem feita ao jornalista Marcelino Viegas e atendendo à sua figura, ao seu passado e ao seu testemunho, não posso deixar de evidenciar a importância desse momento para alguém que teve uma presença constante nos meios de comunicação social durante tantos anos. À sua volta conseguiu reunir um grupo alargado de amigos das mais diversas profissões, quadrantes políticos e instituições desportivas, a nível regional. Na verdade, quando a sociedade civil decidiu homenageá-lo foi por lhe reconhecer o papel único e fundamental que teve para todo o colectivo e, em especial, para a nossa Região. E porque na ocasião não surgiu a oportunidade de dizer, em voz alta, o merecimento de tão justa homenagem, reafirmo-o aqui, de forma expressiva: obrigado, Marcelino Viegas, pelo seu profissionalismo, pela sua dedicação a uma causa tão digna e importante como a do jornalismo".

-2013 - Notícia do região-sul.pt sobre a Morte de Marcelino Viegas.