Santos, Mariana Machado

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

Mariana Machado rtp.jpg

Mariana Machado Santos

Olhão, 1904 - Lisboa, 1991.
Publicista e investigadora.
Foi professora no Liceu D. Maria, em Lisboa, Bibliotecária na Biblioteca Nacional e Diretora da Biblioteca da Ajuda, em Lisboa.
Publicou obras sobre diversos temas: Filosofia, música, Algarve.


  • Biografia
Mariana Amélia Machado Santos (Olhão, 1904 - Lisboa, 1991) foi uma investigadora, bibliotecária, autora de várias publicações e destacada figura da sociedade farense.
Filha de Honorato Santos, investigador da história do Algarve, cresceu na Quinta da Atalaia, propriedade da família em Faro. Fez os estudos secundários no Liceu Nacional João de Deus licenciando-se, posteriormente, em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Coimbra. Após um período como docente no Liceu D. Maria, daquela cidade, realizou o curso de Bibliotecário-Arquivista. Em 1940 passou a ocupar o cargo de segunda bibliotecária na Biblioteca Nacional. De 1954 até à aposentação foi prestigiada diretora da Biblioteca da Ajuda, uma das mais antigas Bibliotecas de Portugal. Foi autora de várias obras, sobretudo nos âmbitos da música, da filosofia e da história do Algarve.
Mariana Santos, apesar de ter vivido grande parte da sua vida em Lisboa, manteve sempre um grande afeto por Faro, quer pelas ligações familiares, quer pelas relações sociais e de amizade.
In:https://www.cm-faro.pt/pt/50815/discos-de-vinil-de-mariana-machado-santos-em-exposicao-na-biblioteca-municipal-de-faro.aspx


  • Bibliografia

-MANUSCRITOS de Filosofia do Século XVI existentes em Lisboa. (Catálogo).Coimbra: Biblioteca da Universidade de Coimbra, 1951.
-Catalogo de Musica Manuscrito 5 Vol. Biblioteca Da Ajuda,1958
-Alexandre Herculano e a Biblioteca da Ajuda, 1965
-As muralhas de faro e o significado da entrada de D. Afonso III na "Vila-Adentro ...
-Alexandre Herculano e a Biblioteca da Ajuda, 1965
-A Teoria Poética de Tome Correia 1961
-Separata da Miscelânea de Estudos a Joaquim de Carvalho Nr. 7 19
-Apontamentos a Margem das Conclusões Impressas dos Mestres Jesuítas Portugueses de Filosofia 1955
-Separata Actas I Congresso Nac. Filosofia. Publicado pela Faculdade de Filosofia, Braga 11 p.
-Bento José de Sousa Farinha e o ensino. Coimbra, 1948

Livros MarianaMachado.JPG

  • Pode saber mais sobre Mariana Machado Santos nos seguintes links:

ExpochapeusMariana.jpg
- A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa promoveu uma exposição de discos de vinil, pertencentes ao espólio de Mariana Machado Santos, deixado ao Município de Faro.
- 2021 - Artigo de Aurélio Nuno Cabrita com o título "As ambições e os constrangimentos do Algarve em 1951 – O II Congresso Regional Algarvio realizou-se há 70 anos" onde se diz que "Mariana Santos discorreu sobre a história da filosofia no Algarve, enquanto Garcia Domingues, sobre o problema cultural, propondo a instalação de centros de estudos, como base para a criação de uma universidade. "
Recorte Mariana Santoa Machado.JPG
-1974 - Primeira parte do programa conduzido por Ruy Ferrão sobre a Biblioteca da Ajuda, com entrevista a Mariana Amélia Machado Santos, diretora da Biblioteca da Ajuda, e destaque para o acervo bibliográfico da biblioteca.
- 2016 - Inauguração inserida nas Jornadas Europeias do Património 2016 da exposição «usava Chapéus que mais ninguém (o)usava…» é parte de uma coleção mais vasta designada Mariana Santos e apresenta um conjunto de chapéus que, mais do que o significado que têm per se, são representativos da vida e do gosto desta figura da sociedade farense, do século passado: a Dr.ª Mariana Amélia Machado Santos, Museu Municipal de Faro.