Madeira, Manuel

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

Manuel Madeira

Livro-de-manuel-madeira-181.jpg

Nasceu em S. Bartolomeu de Messines, Silves, 21.08.1924 - ?, 28.05.2016
Viveu em Faro, Olhão e Lisboa.
Foi poeta e resistente antifascista e um dos impulsionadores do encontro do MUD juvenil em Bela Mandil, Olhão.

  • Biografia
Manuel Madeira nasceu em São Bartolomeu de Messines, a 21 de Agosto de 1924, mas muito cedo foi levado para Faro, com a família, depois para Olhão, onde viveu até aos vinte cinco anos de idade, altura em que se deslocou para Lisboa e aí permaneceu durante mais de quarenta anos trabalhar, escrever e lutar contra a ditadura.. Manteve uma luta continuada e determinada contra a ditadura, tendo sido um dos impulsionadores do encontro do MUD Juvenil em Bela Mandil. Data dessa altura a amizade profunda que sempre o uniu ao Poeta António Ramos Rosa.
Em 1991, já reformado, voltou a Olhão, onde reside. Ao longo da sua vida colaborou com poesia e ensaios em publicações clandestinas de divulgação cultural e foi co-fundador do jornal de Olhão «Clamor». Muitos dos seus trabalhos literários foram cortados pela Censura.
O autor tem poemas publicados na Antologia Portuguesa do Pós-Guerra, está representado na Antologia 100 Anos – Frederico Garcia Lorca, e participou na homenagem «Neruda 100 Anos Depois» e tem vários livros editados, com particular destaque para a compilação de poemas escritos entre 1949 e 2004: «No Encalço do Real Inalcançável». O seu último livro foi publicado em 2013 e chama-se «Universo Aberto com Trancas à Porta», editada pela 4Águas.
In: https://algarveinformativo.blogs.sapo.pt/poeta-manuel-madeira-em-destaque-na-340207
  • Pode saber mais sobre Manuel Madeira nos seguintes links:

https://algarveinformativo.blogs.sapo.pt/poeta-manuel-madeira-em-destaque-na-340207 - 2015 - notícia sobre uma exposição no átrio da Biblioteca Municipal de Olhão sobre a vida e obra do poeta Manuel Madeira, que contou com a presença do próprio e com a presença de Natércia Madeira, filha do autor e também de Teodomiro Neto e Idalécio Soares, entre outros convidados, com a projeção do filme “Testemunho” de Adão Contreiras, leitura de poemas por Paulo Moreira e diversas intervenções sobre a vida e obra do poeta, a cargo de Fernando Esteves Pinto, Adão Contreiras e da Profª Doutora Adriana Nogueira.
Manuelmadeirafoto1.jpg
http://www.rua.pt/ha-luz-na-leitura-e-homenagem-poeta-manuel-madeira-abrem-o-ano-da-biblioteca-municipal-de-faro/ - 2015 -A Biblioteca Municipal de Faro apresentou uma homenagem ao poeta Manuel Madeira,inserida no projeto Há Luz na Leitura que tem como objetivo identificar a importância de implementar estratégias de mudança pessoal com recurso à leitura de livros.Dinamizado por Cláudia Matos e Rui Silva, em cada sessão procurava-se estabelecer um paralelo entre um texto literário e aspetos relacionados com a própria vida, do ponto de vista da temática do desenvolvimento pessoal, para além de uma reflexão sobre o papel que desempenhamos e como consciencializamos as nossas potencialidades, condicionalismos e melhorias a adotar à nossa vida.

https://www.sulinformacao.pt/2012/04/livro-algarve-12-poetas-a-sul-do-seculo-xxi%E2%80%9Dapresentado-em-tavira/ -2012 - Apresentação do livro “Algarve – 12 poetas a Sul do Século XXI” na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira a cargo de Dália Paulo e Vítor Cardeira, seguida de uma leitura de poemas por Gisela Ramos Rosa. Este trabalho, realizado por Fernando Esteves Pinto e Tiago Nené, é uma antologia que contempla doze vozes muito diferentes da poesia atual. São eles: António Ramos Rosa, Casimiro de Brito, Fernando Esteves Pinto, Gastão Cruz, José Carlos Barros, Manuel Madeira, Miguel Godinho, Nuno Júdice, Pedro Afonso, Rui Dias Simão, Tiago Nené, Vítor Gil Cardeira. Além de dez poemas por autor e respetiva biografia, o livro inclui ainda um ensaio crítico sobre cada poeta, escrito por outro poeta.

Livro-ALGARVE-12-POETAS-A-SUL-DO-SÉCULO-XXI.jpg

https://www.algarveprimeiro.com/d/v-bienal-de-poesia-concelho-de-silves-decorre-no-dia-25-de-setembro-/9952-1 - inseridas na TEIA - V Bienal de Poesia Concelho de Silves a Casa-Museu João de Deus dinamizou entre outras iniciativas uma homenagem ao poeta Manuel Madeira, com a projeção de um filme sobre este autor, realizado por Adão Contreiras. e leitura de poemas por Adília César e a presença e análise do tema “O poeta da Palavra Infinita” por Carminda Fiadeiro, Lisete Martins, Maria Luísa Francisco, Fernando Esteves Pinto e Adão Contreiras.

https://www.youtube.com/watch?v=zsiQtMkgJFo - Panorâmica fílmica de apresentação sobre o filme de Manuel Madeira, disponibilizado no youtube de Adão Contreiras.

https://tambemdeesquerda.blogs.sapo.pt/para-a-decifracao-do-caos-de-manuel-61328 - texto de análise da poesia de Manuel Madeira

https://florpereira1000.wordpress.com/2011/05/17/poesia-de-manuel-madeira/
- No blogue de João Brito e Sousa, amigo pessoal do poeta, Jbritosousa@sapo.pt - também se encontra um texto sobe a sua poesia

https://www.youtube.com/watch?v=79QU2sShh_k - 2020 - Poema "Fotografia 1950", de Manuel Madeira lido por Adriana Nogueira,no seu youtube pessoal.


  • Bibliografia


No Encalço do Real Inalcançável, 2004 (Livro que reúne parte da sua poesia de 1948 a 2004)

Um Pouco de Infinito em Toda a Parte, 2007

Cartas Poéticas entre António Ramos Rosa e Manuel Madeira, 2008

À Descoberta das Causas no Sortilégio dos Efeitos, em 2009

Simbiose Telúrica de Fragmentos do Ser, Reflexos e Reflexões Poéticas, em 2010

Universo com Trancas à Porta, 2012

Livro Manuel Madeira.2JPG.JPGLivro Manuel Madeira.JPG