Sousa, João Brito

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

JoãoBritoSousa.gif

João Brito Sousa

Braciais, Faro, 1943.

Escritor. Poeta.
  • NESTE FIM DE TARDE - A natureza

Passeio no paredão junto à praia
E não penso em nada, apenas olho.
E enquanto a luz do sol já desmaia
Regresso a casa e aí me recolho …

E agora sentado à secretária recordo
Os lados bons da vida que tive e vivi
Deixo-me embalar e quando acordo
Verifico que foi utopia o que senti.

In: https://jornalraizonline.blogspot.com/search?q=Jo%C3%A3o+Brito+e+Sousa - 2012

  • EDUCAR O VER - Crónica de João Manuel Brito Sousa

Visitar a cidade de Faro, é, num certo sentido, a mesma coisa, salvo as devidas proporções, que visitar um museu. Os Farenses são, digamos assim, os guardas do museu, porque conhecem como as suas mãos a sua própria cidade.
E nós, que acabamos de chegar, somos os visitantes ou turistas.
E é nesta perspectiva, que o titulo desta crónica talvez tenha cabimento, porquanto, é preciso saber olhar, saber ler o movimento da cidade, saber escutá-la, saber dizer bom dia, com um sorriso se possível.
E é nesta preparação que se encaixa a expressão «educar o ver», porque, penso já ter acontecido a todos, passar por uma rua cem vezes e só à centésima vez repararmos numa argola que está na parede, num cata-vento que está lá em cima, numa batente que está numa porta, enfim tanta coisa que não vimos ou que não tínhamos visto ainda.
Um turista, disse ao pé de mim, numa cidade que não Faro, a seguinte frase: «Aqui há passado». Olhou com o ver educado. E é assim, quem se interessa pelas coisas… com significado. Para as cidades, o passado é a sua riqueza, enquanto para o homem, o passado já foi, o que interessa é o agora. Teixeira de Pascoaes, o poeta de Maranus, disse até: «Tenho Saudades do Futuro». Como quem diz, vem depressa amanhã.

  • Notas Biográficas

Nasceu em Faro frequentando a escola primária em Mar e Guerra, tendo transitado para o Curso Geral do Comercio na Escola Industrial e Comercial de Faro (Tomás Cabreira) nos anos 50 do século XX, indo seguidamente para o Curso do Magistério Primário, em Faro. Já em Lisboa, no ISCAL, concluíu a Licenciatura em Contabilidade e Administração Fiscal. Frequentou o doutoramento na Universidade da Estremadura, Espanha. Começou a sua vida profissional como professor primário e terminou como professor do Ensino Superior. Colaborou em diversos jornais da impressa regional algarvia. atualmente, participa ativamente no Blog "O Costeleta" da ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DA ESCOLA TOMÁS CABREIRA. "Na primária, em Mar e Guerra, a D. Helena foi a minha grande mestra e amiga, e ainda hoje a recordo com saudade. Dos colegas desse tempo, recordo o João Silvino Gago, depois o Custódio Clemente, o Zé Gabadinho do Escuro, a Maria de Jesus, a Piedade, mãe do ciclista Luís Vargues e a Nair. Da Escola Comercial, recordo com saudade o Diretor, o Dr. Jorge Monteiro, meu professor de matemática e física na secção e depois meu amigo. Recordo todos, bons e maus, em especial o Dr. Baptista, da Farmácia com o mesmo nome, que me fez a oral de Cálculo Financeiro. O Dr . Jorge Monteiro, veio para o lugar do Dr. Fernando Moreira (que ainda me aplicou três dias de suspensão por estar a jogar à tabuinha nos corredores da Escola), e era uma competência de prof. O Dr. Baptista, recordo-o porque, apesar de nunca ter sido meu professor, examinou-me na oral de cálculo financeiro e no final do exame disse-me, você sabe mais do que aquilo que pensa, frase que me marcou toda vida. In:http://adefesadefaro.blogspot.com/2006/12/fao-hoje-64-anos.html

  • Bibliografia

Lucidez de Pensamento 2009
O Teu Amanhã 2012

LivroSousaBrito.JPGLivroSousaBrito2.JPG

  • Pode saber mais sobre João Brito e Sousa nos seguintes links:

- 2006 - "Faço hoje 64 anos" Texto autobiográfico publicado a 30 Dezembro 2006
- 2009 - Notícia da apresentação do romance de ficção "LUCIDEZ DE PENSAMENTO" na Biblioteca António Ramos Rosa a 27 de abril de 2009
- 2012 - "ANOS 60. O BNU E A ESCOLA COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FARO" Texto de João Manuel Brito Sousa
- 2013 - Crónica sobre Faro por João Brito e Sousa
LançamentolivroSousaBrito.JPG
Lançamento do livro de João Brito Sousa na Biblioteca Municipal de Faro