Cabrita, Fernando

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

Fernandocabrita.jpg

  • Fernando Manuel da Cruz Cabrita

Olhão - 1954.

  • Destaque Biográfico
Poeta, Advogado, colaborador em publicações regionais, nacionais e estrangeiras. É, desde 2015, comissário dos Encontros Poesia a Sul, promovidos pela Câmara Municipal de Olhão', que trazem ao Algarve, alguns dos mais distintos poetas de vários pontos do mundo. Foi aluno no  Liceu de Faro / Escola Secundária de João de Deus nos anos 70 do século XX.


  • Marim: as horas e as coisas (breve excerto):

VII
Imaginários punhais
são as ilhas
furtivas jangadas de vento e areia
que iluminam o sul
e o verde das tardes
velas rasgadas quando a chuva desaba
os cálidos animais sem nome
espraiados ao sol
no pino da luz
e das primaveras
...

in Visões de Marim, 1987, de António Ventura e Fernando Cabrita, página 55.



  • Bibliografia (incompleta):

- João Lúcio e a Poesia Simbolista, 1981.
- Os Amantes em Silêncio, 1980.
- O Bom Humor em João Lúcio, 1986.
- Verão e Outros Poemas, 1987 - Prémio Cidade de Olhão.
- Elucidário Algarvio, 1991.
- O Sul – Poemas Algarvios, 2000.
- O Livro da Casa, 2009, Prémio Nacional de Poesia Mário Viegas.
Fernandocabrita-capa-poesiaasul1.jpg


  • Veja mais sobre Fernando Cabrita nos seguintes links:

- 2016- Noticia do algarveprimeiro.com sobre Fernando Cabrita como autor do mês na Biblioteca Municipal de Olhão, em setembro de 20016.

  • in https://arquivo.pt:

- 2008- Notícia no algarveportal sobre o lançamento do livro de poesia "Amor é um Claro Mês", que contou com um momento musical, a cargo do projecto Fado Nú. É ainda feita uma breve referência ao Projecto Camaleão que juntou Fernando Cabrita, Tó Viegas e Viviane.

- 2008- - 2008 (2009 no arquivo.pt) - Artigo de blogue com um poema de Fernando Cabreira e que este, em 2008, venceu o "Prémio Nacional de Poesia Ator Mário Viegas".

- 2009- Artigo do blogue porosidade-eterea que noticia o lançamento de um livro de Fernando Cabrita, por Pedro Ferré e António Rosa Mendes.

- 2009- Blogue com artigo sobre a "4 Águas Editora que volta a apostar em poetas algarvios. Doze Poemas de Saudade, de Fernando Cabrita (Olhão, 1954), e 69 Poemas de Amor, de Casimiro de Brito (Loulé, 1938), ... e o ... estreante Pedro Afonso.

- 2011- Artigo do blogue "porosidade-eterea" que noticia que o livro "Douse Poémes de Saudade" de Fernando Cabrita foi editado em Paris, em maio de 2011 e irá ser apresentado (em junho) no salão Eça de Queirós, do Consulado Geral de Portugal, em França, por Paulo Dentinho (correspondente da RTP em França) e François Louis Blanc (escritor e tradutor do texto para francês.