Barbosa, Maria Antonieta Júdice

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

JudiceFoto.jpg

Maria Antonieta Júdice Barbosa

S. Bartolomeu de Messines-Silves, 14-11-1924. Lisboa, 29-7-1960.

  • Destaque Biográfico
Poetisa e escritora, colaborou com jornais  e revistas de todo o país, nasceu em S. Bartolomeu de Messines, tendo sido casada com o jornalista Francisco do Carmo Cota. Falece precocemente de parto, aos 35 anos. 

MARIA ANTONIETA JÚDICE BARBOSA nasceu em S. Bartolomeu de Messines, na rua João de Deus e viveu cerca de um ano na terra onde nasceu. Só tive conhecimento dessa messinense em 1961, pela homenagem prestada em Messines, e pela placa comemorativa, na casa onde nascera, pela notícia que o semanário farense “O Algarve” publicara, nessa data, no esforço do viúvo, em dar a reconhecer o mérito da sua mulher poetisa, e na publicação póstuma, do livro de poemas: “A Voz e o Sonho”, 1961.
Nesse ano de 1961, eu colaborava no citado semanário “O Algarve” onde tive ocasião em acompanhar, pela leitura, a homenagem prestada à poetisa do meu desconhecimento: Que tivera nascida na minha terra e completamente ignorada. A homenagem fora notada pela deslocação do então governador Civil. Baptista Coelho, a Messines, e descerrar a lápide comemorativa.
Em 1999, esse Homem generoso e culto que ainda não tive ocasião de conhecer, o investigador João Vasco Reys, compilou os escritos de Maria Antonieta, numa segunda edição de “A Voz e o Sonho”.
Pela leitura da biografia de Reys, tomei o conhecimento personificado de Maria Antonieta, uma poetisa em poesia acessível e transparente, que nascera na terra de São Bartolomeu de Messines, no dia 14 de Novembro de 1924. Por diversas vezes concorreu a jogos florais, atingindo a sua produção poética um número superior a 4.000 títulos.
Preparava o seu primeiro livro intitulado «Poesias» quando faleceu, prematuramente, de parto. No ano a seguir à sua morte, publica-se então o livro «A voz e o sonho» e foi colocado o painel em sua homenagem na fachada da sua antiga casa.
O seu nome também foi colocado numa rua em São Bartolomeu de Messines.
AzulejoBarbosa2.jpg


/>In:http://www.terraruiva.pt/2016/05/01/mulheres-da-minha-terra-11-mulheres-ausentes/ - Mulheres da Minha Terra ( 11) – Mulheres Ausentes Teodomiro Neto Maio 1, 2016 História & Património 


Casabarbosa.jpg

A casa onde nasceu a poetisa

No link abaixo:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/14312938
Pode ler-se a descrição da casa de Maria Antonieta Júdice Barbosa que foi classificada como Monumento de Interesse Municipal em 2010.
- 2007 - Post sobre o estado degradado dos azulejos da casa de Maria Antonieta Júdice Barbosa

  • Bibliografia

A voz e o sonho... e outros escritos coordenação, organização, biografia, ensaio interpretativo, transcrição e selecção de inéditos de João Vasco Reys, Câmara Municipal de Silves, 2008
Antonieta1.jpg
Maria Antonieta Júdice Nunes Barbosa : poetisa messinense (1924-1960) / João Vasco Reis
In: O Mirante : Boletim de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural do Concelho de Silves. - N.º 15 (1999), p. 35-40
Autores algarvios / Biografias / Literatura portuguesa / Poesia / São Bartolomeu de Messines / Século XX

Links sobre Maria Antonieta Júdice Barbosa:

- 2005 - Homenagem por prestar a Mª Júdice Barbosa
- 2009 - Notícia sobre a inauguração da exposição "Messinenses Notáveis" e o lançamento do respectivo catálogo.
- 2013 - Post sobre a casa e a vida de Maria Antonieta Júdice Barbosa