Venda, António Manuel

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

VendaFoto.jpg


António Manuel Venda

Nasceu em Monchique, no sul de Portugal, em 1968.
Fez o ensino Primário em Monchique.
É licenciado em Gestão de Empresas e pós-graduado em Marketing e Mercados Financeiros.
Publicou uma dezena e meia de livros de ficção - romances, novelas, livros de contos e poesia.
Recebeu prémios literários de várias instituições: Centro Nacional de Cultura, Câmara Municipal de Almada, Instituto Abel Salazar, Secretaria de Estado da Cultura e Sociedade Portuguesa de Autores.

  • A BRUXA DO BAIRRO ALTO DE S. ROQUE

(conto incluído no livro "Quando o Presidente da República Visitou Monchique por Mera Curiosidade", de António Manuel Venda - Editora Pergaminho, Portugal, 1996)

"O século ainda ia novo mas a vida, que às idades não parecia ligar muito, já andava outra vez agitada por Lisboa. Ele era milagres de Santo António dia sim dia não, ele era as pessoas a falarem do anjo que alguém tinha avistado no alto da torre da igreja de Nossa Senhora da Graça, ele era ainda outras criaturas, talvez mandadas por Deus e observadas por quem jurava a pés juntos que não eram foliões mascarados. E o bispo inquisidor, enquanto tão grandes maravilhas eram relatadas, lá se ia entretendo a mandar queimar hereges e judeus, uns por coisas vistas, outros porque, bem vistas as coisas, não haveria no reino deles necessidade.
Tudo isto, que já não era pouco, ia acontecendo ao mesmo tempo que os castelhanos arranhavam por terra a toda a hora e os franceses picavam por mar de vez em quando. E para ajudar à festa, El-Rei Todo Poderoso, o quinto João com que o reino alombava, ainda se punha a morder dentro das próprias fronteiras com impostos tais que a riqueza de jóias e vestes que à corte se via nunca antes fora assim notada. Mas o povo não era tão desligado como deixava parecer a quem o observava das varandas reais, e por isso nem a desculpa do ouro de terras de Santa Cruz o convencia de que nesses altos enxovais não figurava moeda plebeia.

Pode ler todo o conto no seguinte link: http://www.portugal-linha.pt/contos/AVenda/avct1.html

  • Biografia
António Manuel Venda nasceu em Monchique, no Sul de Portugal, em 1968. Publicou vários livros de ficção, alguns deles premiados. Já houve quem assinalasse que «nos habituámos a descobrir o seu mundo como se fôssemos exploradores em busca da última mina perdida da escrita». Daqui concordamos.
Na circunstância do re-lançamento de «Os Abençoados Fiéis do Senhor S. Romão» (1997, 2019), tive oportunidade de revisitar algumas críticas que havia feito a livros deste autor, e recordar os outros – tenho sido uma leitora fiel. Lembro-me que me zanguei com «O Velho que esperava por D. Sebastião» e vejo agora que o motivo – sem justeza – era que tivesse abandonado o seu estilo e registo tão próprios. A escrita de A. M. V. continuou a caracterizar-se por um sistemático delírio narrativo. Histórias absurdas sucedem-se a um ritmo alucinante, cheias de humor e ironia, contadas numa linguagem rigorosa, que enfeitiçam o leitor.
(...)
Estreou-se, e assombrou-nos, com o premiado «Quando o Presidente da República Visitou Monchique por Mera Curiosidade» (1996, 1997, 2016), uma colectânea de contos insólitos, onde mistura regionalismo com surrealismo, o realismo com o fantástico, a uma cadência vertiginosa e numa linguagem primorosamente trabalhada. Em 1997, sobre «Os Abençoados Fiéis do Senhor S. Romão» disse: «já é possível falar de um universo ficcional particular com características próprias, de um tipo de escrita pessoal, de um «estilo» (pese embora a palavra estar teoricamente fora de moda), regidos por uma invulgar maturidade, um profundo conhecimento e uma brilhante exploração da língua portuguesa».
In: Helena Barbas, 4 de Julho de 2019 https://www.helenabarbas.net/antonio-manuel-venda-assombramentos-abencoados/
  • Bibliografia

- Uma noite com o fogo / António Manuel Venda. - 1ª ed. - [S.l.] : On y va, 2018.
- Uma visita aos algarves / António Manuel Venda. - 1ª ed. - [S.l.] : On y va, 2018.
- O sorriso enigmático do javali / António Manuel Venda. - 1ª ed. - [S.l.] : On y va, 2017.
- O livrinho dos campeões : e outras histórias de um adepto do melhor clube do mundo / António Manuel Venda. - 1ª ed. - [S.l.] : On y va, 2017.
- O meu ídolo Sporting : e outras histórias de um adepto do melhor clube do mundo/ António Manuel Venda; pref. Augusto Inácio. - 1ª ed. - Barreiro : Topbooks, 2015.
- Quando o Presidente da República visitou Monchique por mera curiosidade / António Manuel Venda. - 3ª ed. - Lisboa : Just Media, 2013.
- EPUL : 40 anos / textos António Manuel Venda, João Carlos Fonseca ; fot. Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa. - Lisboa : EPUL, cop. 2011.
- O sorriso enigmático do javali : primeiras aventuras do pequeno Tukie / António Manuel Venda ; rev. Carlos Pinheiro. - Lisboa : Quetzal, D.L. 2010.
- Respeitinho, que sou tua mãe! / Hernán Casciari ; trad. António Manuel Venda ; il. Bernardo Erlich ; rev. Isabel Piçarra Haber. - 1ª ed. - Porto : Ambar, 2008.
- A história da Papisa Joana : romance / Arturo Ortega Blake ; trad. António Manuel Venda ; rev. Eda Lyra. - 1ª ed. - Porto : Ambar, 2008. - 370 p. ; 24 cm. - - Tít. orig.: Ioannes Angelicus.
- Human : recursos humanos e gestão / propr. Just Media ; dir. António Manuel Venda. - Lisboa : J.M., D.L. 2008-.
- Uma noite com o fogo / António Manuel Venda ; rev. Carlos Pinheiro. - Lisboa : Quetzal, cop. 2009.
- O que entra nos livros : romance / António Manuel Venda. - 1ª ed. - Porto : Ambar, 2007.
- Contos de adúlteros desorientados / Juan José Millás ; trad. António Manuel Venda ; rev. Franscisca Rodrigues. - 1ª ed. - Lisboa : Temas e Debates, 2006.
- O amor por entre os dedos / António Manuel Venda. - 1ª ed. - Porto : Ambar, 2005.
- 40 anos de gestão das pessoas em Portugal / Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos ; texto António Manuel Venda. - 1ª ed.
- O medo longe de ti / António Manuel Venda. - 1ª ed. - Lisboa : Temas e Debates, 2003. - 178 p. ; 24 cm.
- A família horrível / Thomas Brezina ; trad. António Manuel Venda ; il. Bernhard Förth. - 1ª ed. - Cascais : Arteplural, 2003.
- Os sonhos e outras perigosas embirrações / António Manuel Venda. - [Lisboa] : Círculo de Leitores, imp. 2001.
- O Velho que Esperava por D. Sebastião, contos, Ed. Pergaminho, Portugal, 1999

In: http://bibliografia.bnportugal.gov.pt/bnp/bnp.exe/q?mfn=53436&qf_AU==VENDA%2C%20ANTONIO%20MANUEL%2C%201968-

LivrosVenda.png

  • Pode saber mais sobre António Manuel Venda nos seguintes links:

- https://www.youtube.com/watch?v=rok12KKd2wg - António Manuel Venda lê um poema de "O Cão Atravessa a Cidade"
- http://biblioteclando2.blogspot.com/2019/10/antonio-manuel-venda-lanca-segundo.html - O escritor monchiquense António Manuel Venda apresentou hoje, na Galeria Santo António, em Monchique, o seu segundo livro da série «Pequeno Tukie», intitulado Uma serpente de luzes na planície.
- http://www.portugal-linha.pt/opiniao/AVenda/index.html