Pires, Deodato

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

Deodato Pires.jpg
Nasceu em Serpa em 1929 e faleceu em 2020 em Olhão
Dinamizador Cultural.
Poeta
Integrou a equipa da Junta de freguesia de Olhão
Presidente do Elos Club de Olhão. Sócio n.º 1 do Sporting Clube Olhanense
Deodato Domingos Pires foi homenageado pela Cidade de Olhão com a atribuição da Medalha de Mérito Grau Ouro

  • HINO A FLORBELA ESPANCA

Poetisa da dor, te designaram
Pelos versos trágicos que escreveste,
Infortúnios e desditas que sofreste,
Dramas que na vida te marcaram...

Entes que amaste e não te amaram,
Frustrações que sentiste a cada instante,

Gravadas num lirismo impressionante
Que outros, até hoje, não igualaram!...

Lutaste até ao fim, num desespero
De Alma torturada, em exagero
Submersa na mágoa e na tristeza...

Sucumbiste, vergada p'lo Destino
Legando em Sonetos, excelso Hino,
A toda a Poesia Portuguesa!..

  • Biografia
Deodato Pires, foi um homem simples, educado, mestre na vivência da família, construtor de amizades, genuino, amando Olhão, como se nada mais existisse para amar.
Alentejano, natural de Aldeia Nova de S. Bento, que chegou à Vila Cubista da Restauração, com 14 anos, mas logo foi adoptado como algarvio de Olhão.
Conceição Pires, sua esposa, o outro lado da sua vida, encontrou nele um marco de cultura e de valores, que a ajudaram, até na ribalta da politica, a liderar por bastante tempo a Junta de Freguesia de Olhão, e ambos, talhados para a valorização da cultura e os valores da sociedade olhanense.
Aliás, a página on-line do Sporting Clube Olhanense, a que tivemos acesso, lembram que: “Olhão e o Olhanense ficam mais pobres, pois faleceu o sócio número 1 rubro-negro, Deodato Pires.”
O Olhanense emitiu a seguinte Nota de Pesar: “O nosso clube está de luto pelo falecimento do sócio número 1, Deodato Domingos Pires. Nascido há 91 anos em Vila Nova de São Bento, residia na nossa cidade desde os 14 anos.
Além da dedicação associativa ao nosso emblema (foi distinguido com o Prémio Cassiano em 2019) notabilizou-se na área cultural como autor de vários livros de poesia.
Foi presidente do Elos Clube de Olhão e fez parte do executivo da Junta de Freguesia de Olhão liderado pela sua esposa, Maria da Conceição Pinto Pires.
A Direcção e todos os Corpos Sociais do Sporting Clube Olhanense, envia as sentidas condolências a toda a família enlutada.”
No passado mês de Abril, por ocasião das celebrações do 108.º aniversário da nossa agremiação, Deodato e sua esposa foram duas das várias personalidades que gravaram a sua mensagem de parabéns.
Deodato era um símbolo da cultura Olhanense e um homem muito empenhado nos valores sociais, da família, da comunidade, procurando sempre elevar o património cultural de Olhão, com alguns obras poéticas, mas também nas sucessivas intervenções junto da comunidade rotário, dos elos e mesmo como sócio número um dos Sporting Clube Olhanense.
Olhão e o Algarve perdem um homem bom e culto. Simples, mas fidelíssimo nas suas convicções e preocupações humanas e na luta por uma sociedade equilibrada e culturalmente mais humana.
https://jornaldoalgarve.pt/remate-certeiro-faleceram-jacinto-palma-dias-e-deodato-pires/ - Texto de Neto Gomes
  • Bibliografia

- Repensando (Poesia)2006
- Cantos e Recantos dos Meus Encantos (poesia)
- (Re)Viver Olhão(Poesia)


- 2006 - Apresentação do Livro de Poesia de Deodato Pires "Repensando", com prefácio do Prof. João Leal, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Olhão

  • Pode saber mais sobre Deodato Pires nos seguintes links:

Deodatopires2012-1.jpg
https://postal.pt/sociedade/2020-09-08-Morreu-Deodato-Domingos-Pires-um-apaixonado-pelo-Olhanense
- 2020 - Notícia do falecimento de Deodato Domingos Pires
- 2007 - Olhão e o Olhanense ficam mais pobres, pois faleceu o sócio número 1 rubro-negro, Deodato Pires.
- DEODATO PIRES
https://www.algarveprimeiro.com/d/autarquia-diz-que-feira-do-livro-de-olhao-foi-um-exito/22407-1 - 2018 - Notícia sobre a Feira do Livro de Olhão onde Deodato Pires e a sua esposa participaram]
- 2008 - Olhão no Rio de Janeiro. Vídeo da APOS quando acompanhou o Elos Clube de Olhão ao Rio de Janeiro numa viagem comemorativa da travessia atlântica do caíque Bom Sucesso.
- 2009 - Apresentação dos novos livros de Conceição Pires e Deodato Pires ELUCIDÁRIO, Olhão da Restauração, 200 anos Cidade e Freguesias e (RE)VIVER OLHÃO POESIA respetivamente.