Barroso, Júlia

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

JuliaBarroso.jpg Julia.png

Maria Júlia Conde Barroso Xara-Brasil
Lagos, 11/08/1930 - Lisboa, 23/12/1996.

  • Destaque Biográfico
Atriz, cantora e professora. Foi a Primeira da "Rainha da Rádio" em Portugal. Desde muito nova que se revelou aptidão para o canto. Frequentou o Centro de Preparação de Artistas da Rádio tendo conseguido ser escolhida em todas as provas tornando-se, em 1948, numa artista da Emissora Nacional. Após o casamento torna-se professora do Ensino de Educação Doméstica, na Escola Secundária do Cacém, e ensinou a disciplina de Trabalhos Manuais na Escola Preparatória Manuel da Maia, em Lisboa.

Nascida na Freguesia de Santa Maria do Concelho de Lagos. Concluiu, em 1945, o curso da Escola Industrial Vitorino Damásio, mais tarde Escola Industrial e Comercial de Lagos e atualmente Escola Secundária Gil Eanes.
Casou-se na Igreja de São Sebastião da Pedreira, em 19 de Abril de 1958, com o médico João José Pinho Xara-Brasil (Lisboa, São Sebastião da Pedreira, 7 de Agosto de 1930), com o qual teve seis filhos e filhas.
Júlia Barroso morreu com 66 anos, após doença prolongada, no dia 23 de Dezembro de 1996, em Lisboa. Foi enterrada três dias depois, no Cemitério de Benfica.
Pode consultar a biografia completa da Wikipedia, carregando aqui:[1]

  • Discografia

Julia3.JPG
Clique para ouvir Júlia Barroso
Compilações
1992 - O Melhor de Júlia Barroso (CD, EMI-Valentim de Carvalho)
1995 - O Melhor dos Melhores n.º 56 (CD, Movieplay)

  • Veja mais sobre Júlia Barroso nos seguintes links:

Júlia Barroso no site do Museu do Fado