Tapadinhas, Helena
- Helena Tapadinhas
Luanda, Angola, 1969.
Professora. Escritora. Atriz. Professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.
- Excerto de A Dança da Duna Luna.
"Duna Luna é toda a ilha de Faro. Graças a ela, uma parte do mar é uma laguna de águas calmas, entre a ilha e o continente. Só que o mar sempre reclamou aquele bocadinho de água salgada e Luna vive numa luta constante, movendo-se para cá e para lá. Sempre conseguiu vencê-lo. O que estaria a acontecer agora?
Luna, a duna da praia de Faro, é irmã da duna Nuna e, tal como ela, sente comichão quando homens e animais caminham na praia com os pés descalços e com os dedos a fazer fosquinhas.
No Verão, a Luna é um riso enorme e macio que se confunde com a rebentação das ondas, quando milhares de pés nus se passeiam sobre ela e quase morre de cócegas".
- Notas Biográficas:
"Helena Tapadinhas é professora bibliotecária e embaixadora do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), da Direcção Geral da Educação. Implementou o Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte (PREAA) na Direcção Regional de Educação do Algarve, entre 1997 e 2011, com a dinamização de projectos em rede, onde o imaginário é porta de entrada para o estudo do território. Desempenhou cargos como dirigente associativa na Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Algarve e na Ideias do Levante, Associação Cultural.Autora de diversos projectos de teatro, narração oral, música, fotografia e literatura, tem trabalhos publicados nas áreas de educação, ciência, ambiente e arte. Formou-se em ensino de Biologia e Geologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e é mestre em Criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Foi distinguida com o «Prémio Literário Santos Stockler», da Câmara Municipal de Lagoa, na edição de 2017 com o conto “Alfaiate”. António Branco, antigo reitor da Universidade do Algarve e presidente do júri que atribuiu o prémio, assinalou: «Na realidade, Alfaiate está a falar das profundas transformações ocorridas, no século passado, nas comunidades piscatórias e agrícolas de Lagoa, desencadeadas pelo desenvolvimento da intensa atividade turística que, por sua vez, proporcionou chorudos negócios em torno da venda de terrenos junto ao litoral. E se, por um lado, é verdade que esse fenómeno foi decisivo para que parte dessa população pudesse finalmente escapar à miséria, por outro, daí resultou uma profunda desagregação e aculturação dessas mesmas comunidades, incluindo a perda, talvez para sempre, de importantes referências culturais e antropológicas. E é dessa perda que nos fala, essencialmente, este livro.»
- Bibliografia
«Operação Lágrimas Negras» e «Contos do Mago – narrativas e percursos geológicos» são exemplos de ciclos temáticos PREAA com forte impacto no exercício da cidadania.
Os Contos do Mago: narrativas e percursos geológicos são dez contos literários infantis, um por concelho algarvio, que, em conjunto, contam a história geológica do Algarve aos mais pequenos, subordinado ao tema «Contos e Lendas do Algarve». Projecto coordenado pela Direcção Regional de Educação do Algarve.
Índice:
1- Bailado do Talude
2- O Maior Puzzle do Mundo
3- Chuva de Nuteixo
4- O Caso do Oceano Remendado
5- Concurso de Sismos
6- A Princesa de Gesso
7- Sereia Seixa
8- Nascem Nuteixos
9- A Dança da Duna Luna
10- As Asas da Lontra Bernardina
- Veja mais sobre Helena Tapadinhas nos seguintes links:
- 2018 - Sobre Helena Tapadinhas na editora onyva.pt.
- Helena Tapadinhas na Equipa da Educação Artística da DGE - ME.
- 2003 - PREAA no drealg.min-edu.pt.
- 2005 - Pdf sobre o projeto PREA coordenado por Helema Tapadinhas.
- 2007 - Homepage de Helena Tapadinhas.
- 2007 - Participação de Helena Tapadinhas num festival de "Narração Oral" promovido pela ARCA.
- 2009 - Referência a Palestra de Helena Tapadinhas com apresentação do conto "Nascem nuteixos".
- 2010 - Blog com informações sobre o projeto da "Lontra Bernardina".