Pessanha, Fernando

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

Fernandopessanha.jpg

  • Fernando Pessanha

Nasceu em Faro em 1980 e vive em Vila Real de Santo António
Escritor, ensaísta, músico
Fernando Pessanha foi aluno das Escolas Secundárias João de Deus e Tomás Cabreira, em Faro.


  • Breve Biografia
Fernando Pessanha nasceu em Faro, em 1980. É licenciado em Património Cultural e mestre em História do Algarve, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Na área da História é autor de A Cidade Islâmica de Faro e de vários artigos publicados em Portugal, Espanha e Marrocos. No campo da ficção é autor de Encontros Improváveis e de Hotel Anaidaug. Actualmente exerce funções no Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António. Para além da História e da Literatura, dedica-se também à Musica: é pianista e compositor com obra registada na Sociedade Portuguesa de Autores.
in https://www.wook.pt/autor/fernando-pessanha/3124388


  • Excerto do livro Hotel Anaidaug

"O horizonte assomava-se apontado a norte,ostentando um singular turvo cinza-esverdeado, coroado de indefinida visibilidade. Lentamente,foram surgindo novas formas, inicialmente amorfas mas, posteriormente, dotadas de traços mais acentuados e definidos, tanto a estibordo como a bombordo: as embaciadas margens que se aproximavam. Ondas de curiosos reflexos prateados atiravam-se de encontro ao casco da embarcação, libertando gorgolejantes laivos de espuma e salpicastes gotas salgadas em redor da proa."


  • Bibliografia

O Pianista e a Cantora
Encontros Improváveis
A Cidade Islâmica de Faro
Subsídios para a História do Baixo-Guadiana e dos Algarves D'aquém e D'álem-mar
Hotel Anaidaug
D. Fernando de Meneses, Capitão de Ceuta, 1º conde de Alcoutim e 2º Marquês de Vila Real


  • Veja mais sobre Fernando Pessanha nos seguintes links:

- [https://www.algarveprimeiro.com/d/fernando-pessanha/270-41

- 2011 -Fernando Pessanha “Memórias" PROJECTO 364. Filmado no Auditório Pedro Ruivo, no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, Faro, a 28 de Dezembro de 2011. Realização: Sofia Afonso.Som: Tatiana Saavedra. Fernando Pessanha nasceu em Faro, em 1980. Começou por estudar música numa pequena escola, na sua cidade natal, em Vila Real de Santo António. Posteriormente estudou piano no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, com a professora Oxanna Anikeeva. É Licenciado em Património Cultural, Mestrando em História do Algarve e Professor de História Local na UTL de Vila Real de Santo António, para além de pianista e compositor da banda algarvia IN TENTO trio. A História e a Literatura têm sido, ao longo dos anos, as influências mais directas na sua produção musical.

- 2015 -Notícia sobre o concerto para piano In Tento piano solo, do pianista e compositor Fernando Pessanha na Casa Álvaro de Campos, em Tavira. Depois da apresentação da banda sonora de «Hotel Anaidaug», no 32.º EDITA-Festival internacional de la Edición, la Poesía y las Artes, em Espanha, é a vez da cidade de Álvaro de Campos receber o músico algarvio, conhecido pelo seu trabalho com o saudoso IN TENTO trio. O evento encontra-se integrado no ciclo “Músicas Vadias”.

- 2018 -Notícia sobre o novo trabalho do historiador algarvio Fernando Pessanha intitulado «Ataques da pirataria à foz do Guadiana e a acção de António Leite, alcaide-mor de Arenilha», na sequência da investigação originalmente publicada no vol. XL dos Anais do Município de Faro.

  • in https://arquivo.pt


- 2013 -Notícia sobre Fernando Pessanha

- 2013 -Notícia sobre a apresentação do livro "Encontros Improváveis"

- 2016 -Crítica a vários livros do autor e uma entrevista

- 2018 -Várias notícias sobre as suas obras bibliograficas

- 2019 -Vários textos de história do Algarve para download

Fernandopessanhaaopiano.jpg