Bulha, Dulce
- Maria Dulce Oliveira Martins Pereira Bulha
Atualmente é professora do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro e leciona turmas dos cursos de Artes Visuais.
- Excerto de Vila Adentro - O Espírito do Lugar, página 13 (Prefácio).
Devaneio em jeito de prefácio
Diariamente cumprimos um ritual que conduz à "cegueira", não permitindo apreender aquilo que nos rodela, lançando-nos numa apatia cultural. Foi a necessidade premente de mudança que norteou o projeto multidisciplinar inicialmente denominado "O Nome da Rua", desenvolvido por alunos e professores de artes da Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro, ao longo de três anos letivos.
Pela sua situação geográfica, de grande acessibilidade pelo mar, Faro foi palco, ao longo dos séculos, de sucessivas invasões de vários povos, entre eles romanos e árabes, que nos deixaram vestígios da sua cultura e modos de vida. Sofreu, também, grandes devastações provocadas por fatores naturais (terramotos) e humanos (invasões que destruíram, pilharam e incendiaram a cidade). Apesar disso, o primitivo núcleo urbano, da Vila Adentro, em forma ovoide, conseguiu manter a sua estrutura medieval, ainda hoje visível no traçado das ruas, nas muralhas ou em algumas das vivências dos seus habitantes. Predomina, no entanto, uma arquitetura oitocentista de grande beleza, devido à reconstrução feita após a destruição provocada pelo terramoto de 1755, que devastou Lisboa e particularmente o Algarve. Este aglomerado, de características muito próprias, foi o objeto de estudo e espelha-se neste trabalho.
O desafio de estimular o olhar, o sentir e o saber, através da reflexão histórica, social e estética, valorizando a riqueza da nossa história em termos arquitetónicos e sociais, no sentido de defender e divulgar o património local à comunidade, esteve na base da criação de uma vasta gama de trabalhos relacionados com a Vila Adentro, apresentados numa exposição patente no Museu Municipal.
O envolvimento, a dedicação e o entusiasmo de alunos e professores no projeto "O Nome da Rua" fê-lo crescer e extravasar os seus objetivos iniciais, apoderando-se das emoções, das sensações e das vivências locais, ultrapassando o trabalho de escola e transformando-se nesta obra abrangente "Vila Adentro — O Espírito do Lugar" que permite, não só, conhecer a história e usufruir do espaço mas, também, sentir a própria essência e espírito do lugar.
Este livro vai para além da descrição do local captando a sua alma através de um percurso em que cada rua é apresentada por alguns dos seus alçados, pelo seu traçado, pela história da toponímia, por desenhos e fotografias manipulados de modo criativo, representando aspetos gerais ou pormenores dos espaços em estudo, criando um novo olhar sobre a "cidade velha" e permitindo, a quem vier a usufruir desta obra, descobrir a "realidade na fantasia..," As imagens são acompanhadas por textos sobre as características da rua e da sua arquitetura, sobre os sentimentos e emoções que delas emanam e com os testemunhos de quem lá viveu. Como complemento, a inclusão de um glossário permite, a quem não estiver sensibilizado para o tipo de terminologia técnica e de algum vocabulário mais popular utilizados no livro, sentir-se mais elucidado e, por consequência, esperemos, emocionalmente mais envolvido.
Texto escrito em coautoria com Rosa Trindade
- Bibliografia:
- Vila Adentro - O espírito do lugar, 2010.
Obra da autoria de Rosa Trindade e Dulce Bulha, que conta com ilustrações dos alunos do curso Cientifico - Humanístico de Artes Visuais dos 11º e 12º anos da Escola Secundária de Tomás Cabreira.
- Veja mais sobre Dulce Bulha nos seguintes links:
- 2010- Notícia do lançamento de "Vila Adentro" no blogue da AAAETC.
- 2010- Notícia do lançamento de "Vila Adentro" no blogue Faro é Faro.
- 2019- No blogue Cont'Arte.
- 2010- Entrevista a Rosa Trindade e Dulce Bulha no jornal barlavento.pt sobre o livro Vila Adentro.