Gonzalo, Maria Eduarda

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

Mariaeduardagonzalo1944.jpg Meg-com-joao-perry-no-filme-um-grito-na-noite-de-carlos-porfirio-1948.jpg

  • Maria Eduarda Gonzalo

Nome artístico de Maria Luciana Martins.
Atriz nascida em Olhão em 1913.


  • Biografia Breve:
Maria Luciana Martins era filha de gente simples de Olhão, de mãe vendedora na praça e de pai aguadeiro. É educada por uma madrinha que lhe dá cultura de uma menina de classe média. Casa com um homem do mar de quem tem duas filhas, mas algum tempo depois separa-se e segue para Lisboa. Aí conhece Carlos Porfírio  e participa nos seus filmes Um Sonho de Amor e Um Grito na Noite.


  • Filmografia:

- Sonho de Amor,1945.
- Um Grito na Noite, 1948.

Meg-sonho-de-amor-1945.jpg Meg-umgritonanoite-1948.jpg


  • Veja mais sobre Maria Eduarda Gonzalo nos seguintes links:

-2019 - Notícia sobre a experiência de reconstrução da película "Um Grito na Noite" de Carlos Porfírio Portugal, 1948, filme com o som perdido, 70’.

- 2019 - Folheto do Cineclube de Faro a publicitar a reconstituição sonora do filme "Um Grito na noite": Sonoplastia ao vivo a partir do guião original do filme. Direção e criação Ana Brandão e João Paulo Esteves da Silva.Este filme do algarvio Carlos Porfírio tem o som perdido e, por isso, é mais um dos tesouros da cinematografia portuguesa desconhecidos do público. O realizador, natural de Faro, foi também um homem multifacetado que, no seu tempo, se envolveu apaixonadamente com os meios artísticos de Paris – e, em Portugal, em particular com o movimento futurista. A história do filme narra a vida na Serra de Alcoutim, junto à fronteira com Espanha, e a vivência daqueles que se arriscavam no contrabando. O filme circula em redor da atriz olhanense Maria Eduarda Gonzalo e de um muito jovem ator João Perry. A partir do guião original do filme, e com o envolvimento de coletivos de Alcoutim, esta promete ser uma experiência revelação e uma oportunidade única de ver, e de participar, na reconstrução de um filme.

- Página da APOS com muita informação sobre a atriz.


  • in Logo-arquivo-pt.png:


- 2009 - Maria Eduarda Gonzalo, uma nova descoberta do Cinema Português no Século Ilustrado n.º 498 de julho de 1947.

- 2009 - Um novo par do Cinema Português Maria Eduarda Gonzalo e João Perry no Século Ilustrado nº 509 de outubro de 1947.

- 2010 - Maria Eduarda Gonzalo no Século Ilustrado, nº 485 de abril de 1947.

- 2010 - Crítica ao Filme "Um Grito na Noite", na revista Século Ilustrado, 1948.

Mariaeduardagonzalo-no-seculo-ilustrado-n485-de-abril-de-1947.jpg Mariaeduardagonzalo-e-joao-perry-no-no-seculo-lustrado-n509-de-outubro-de-1947.jpg Mariaeduardagonzalo-no-seculo-ilustrado-n498-de-julho-de-1947.jpg