Nome artístico de Maria Luciana Martins.
Olhão, 1913/03/06 - Lisboa 09/01/1955.
Atriz.
- Sonho de Amor,1945.
- Um Grito na Noite, 1948.
Maria Luciana Martins era filha de gente simples de Olhão, de mãe vendedora na praça e de pai aguadeiro. É educada por uma madrinha que lhe dá cultura de uma menina de classe média. Casa com um homem do mar de quem tem duas filhas, mas algum tempo depois separa-se e segue para Lisboa. Aí conhece Carlos Porfírio e participa nos seus filmes Um Sonho de Amor e Um Grito na Noite.
- Veja mais sobre Maria Eduarda Gonzalo nos seguintes links:
-2019 - Notícia sobre a experiência de reconstrução da película "Um Grito na Noite" de Carlos Porfírio Portugal, 1948, filme com o som perdido, 70’.
- 2019 - Folheto do Cineclube de Faro a publicitar a reconstituição sonora do filme "Um Grito na noite": Sonoplastia ao vivo a partir do guião original do filme. Direção e criação Ana Brandão e João Paulo Esteves da Silva.Este filme do algarvio Carlos Porfírio tem o som perdido e, por isso, é mais um dos tesouros da cinematografia portuguesa desconhecidos do público. O realizador, natural de Faro, foi também um homem multifacetado que, no seu tempo, se envolveu apaixonadamente com os meios artísticos de Paris – e, em Portugal, em particular com o movimento futurista. A história do filme narra a vida na Serra de Alcoutim, junto à fronteira com Espanha, e a vivência daqueles que se arriscavam no contrabando. O filme circula em redor da atriz olhanense Maria Eduarda Gonzalo e de um muito jovem ator João Perry. A partir do guião original do filme, e com o envolvimento de coletivos de Alcoutim, esta promete ser uma experiência revelação e uma oportunidade única de ver, e de participar, na reconstrução de um filme.
- Página da APOS com muita informação sobre a atriz.
- in :
- 2009 - Maria Eduarda Gonzalo, uma nova descoberta do Cinema Português no Século Ilustrado n.º 498 de julho de 1947.
- 2009 - Um novo par do Cinema Português Maria Eduarda Gonzalo e João Perry no Século Ilustrado nº 509 de outubro de 1947.
- 2010 - Maria Eduarda Gonzalo no Século Ilustrado, nº 485 de abril de 1947.
- 2010 - Crítica ao Filme "Um Grito na Noite", na revista Século Ilustrado, 1948.