Brito, Sérgio

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

SergioBrito.jpg

  • Sérgio dos Santos Brito

Nasceu em Alcantarilha, Albufeira
Licenciado em Direito. Bancário. Empresário. Escritor. Editor
Nos tempos livres dedica-se à agricultura e atividades culturais
Em 2013 criou, em parceria com os algarvios Nuno Inácio e Fernando Lobo, um novo projeto editorial Arandis Editora.
LOGO-ARANDIS.png

  • Breve Biografia
Sérgio Santos Brito, natural de Alcantarilha e residente em Albufeira foi bancário entre 1992 e 2017.
Participa ativamente em áreas ligadas à cidadania e ao associativismo: foi Escuteiro (1980/1992) presidente do Rotary Clube de Albufeira (2007/2008) e vereador suplente na Câmara Municipal de Albufeira (2013/2017). É tesoureiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira desde 2013, membro da Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, membro da Confraria do Medronho de Monchique, sócio da Associação da Batata Doce de Aljezur e administrador da página “Fássebuque Algarvie”, criada em dezembro de 2013. Em meados de 2013 iniciou, em parceria com os algarvios Nuno Inácio e Fernando Lobo, um novo projeto editorial com a criação da Arandis Editora.
Como escritor defende "o dialeto algarvio que é mais um elemento caracterizador deste povo ao sul, cuja alma quente e nobre se esteira pelas páginas de uma história ancestral”.Para Sérgio Brito, “este património imaterial, que urge ser divulgado e defendido, não é só nosso, é de todos os povos que nos visitam e nos acolhem. Pela dimensão desta terra, temos nós, fiéis depositários desta herança, a responsabilidade de a proteger”.
A sua ligação à terra desde cedo o cativou e nos tempos livres tem se dedicado à plantação de medronheiros na herdade do carvalho em Monchique, como forma de combater a esterilização deixada pelo eucaliptal, tendo plantado cerca de 6.000 medronheiros nos últimos dois anos.
  • Bibliografia:

- Remechido e o desastre de Albufeira- Colibri editora-2011
- Duas Históiras do Algarve , primeiro lançamento da Arandis,2012
- Apaxonádes no Fassebuque
- Confluências
- Bichinhes Algarvies

RemechidoSergioBrito.jpgBichinhes.jpg Duas historias sergio brito.png

  • Veja mais sobre Sérgio Brito nos seguintes links:

- Notícia sobre a publicação do livro Os bichinhes Algarvies
- Albufeira e o Algarve segundo Sérgio Brito numa entrevista de Bruno Filipe Pires em 23 de agosto de 2019
- Entrevista de Rui Pires Santos a Sérgio Brito onde este defende que “O dialeto algarvio é um património que não se pode perder” em 23 de abril de 2018
- Página Fássebuque Algarvie com mais de dez mil seguidores, que reúne expressões e termos algarvios, bem como formas de os dizer, conjugados com ilustrações para que os leitores associem pela imagem as frases e conceitos que Sérgio Brito publica.

in https://arquivo.pt: