Berger, Maria Alexandrina Chaves

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

Berger.png
Maria Alexandrina Pires Ferreira Chaves

Faro, 3/1/1892 - Carcavelos, 27/2/1979
Pintora e professora.
Iniciou os estudos na Escola de Desenho Industrial de Pedro Nunes, em Faro / atual Escola Secundária de Tomás Cabreira.
Foi a primeira pintora algarvia diplomada por uma escola superior de Belas Artes.

  • Destaque Biográfico
Maria Alexandrina Pires Ferreira Chaves ou Maria Alexandrina Pires Chaves Berger (Faro, 1892-1979), foi uma pintora portuguesa, frequentou o Curso Especial de Pintura da EBAL e a Escola Normal para o Ensino do Desenho. Foi aluna dos pintores Ezequiel Pereira e António Tomás da Conceição Silva.
Realizou diversas exposições em Faro, Lisboa e Porto. Participou, obtendo menções honrosas e várias medalhas, em Salões da Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa e no Estoril e nas exposições do Grupo de Artistas Portugueses, da Imagem da Flor, da Junta da Província da Beira Alta, dos Pintores do Sul, no Salão Silva Porto e outras nacionais e estrangeiras.
Expôs em 1957, na SNBA, uma série sobre as praias e as falésias do Algarve.
Encontra-se colaboração da sua autoria na na II série da revista Alma nova (1915-1918).
Casada com o escultor Rogério Paletti Berger (1899-1965).Irmã de Raul Pires Ferreira Chaves, de Olímpio Ferreira Chaves e de João Carlos Pires Ferreira Chaves.
in:https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Alexandrina_Pires_Ferreira_Chaves

No “Dicionário de Mulheres Célebres”, (de Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão Editores, Edição de 1981, Pág. 139). podemos ler sobre a pintora:

"Por manifestar grande habilidade para o Desenho, parecendo às tias que a criaram, ser de mais futuro o Curso de Professora do Ensino Primário, conseguiram-lhe uma autorização especial para entrar na Escola do Magistério Primário com apenas 13 anos de idade. Vem para Lisboa, onde recebe lições do Mestre Conceição Silva e frequenta as aulas nocturnas da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), para se habilitar ao exame de admissão ao Curso Especial de Pintura. Terminou-o em 1922, com 15 valores. Foi a primeira pintora algarvia diplomada por uma Escola Superior de Belas Artes. Matriculou-se no Curso da Escola Normal para o Ensino de Desenho das Escolas Técnicas. Em 1924 concorreu a uma vaga no Instituto de Odivelas, destinado a filhas de militares, ficando classificada em 1º lugar. Quatro anos depois foi transferida para a Escola Industrial Machado de Castro, preenchendo a vaga do aguarelista Roque Gameiro. Na Escola Machado de Castro, além de lecionar, foi Directora de Oficinas, Bibliotecária e Professora Metodóloga de Desenho Geral e fez parte de Júris de vários concursos.Mudou-se para a recém-criada Escola Industrial Feminina Josefa de Óbidos, de onde se aposentou, por motivos de saúde, em 1952.A sua primeira exposição teve lugar nas salas do Museu Marítimo de Faro.Em 1919 e 1922 expõe na SNBA, onde foi notícia na imprensa de então, nomeadamente, A Manhã, O Século e Diário de Lisboa. No Porto, expõe no Salão Silva Porto e no Ateneu Comercial. Participou na Exposição Feminina de Artes Plásticas (1942) e recebe a 3ª medalha da SNBA e a 2ª medalha do Salão Estoril pela sua participação na exposição O Algarve e os Algarvios, no Salão da Primavera (1946). Teve os 1º e 2º prémios de Província da Beira Alta.Participou numa exposição colectiva, no Museu de Lagos, com pintores como, Virgínia de Passos e Falcão Trigoso.Em 1956 recebe o diploma da Casa do Algarve pela exposição Paisagem Portuguesa e da Galiza, realizada no SNI. Em 1968 foi premiada no Brasil e recebeu o diploma da Academia Brasileira.Maria Alexandrina pintou ao longo da sua vida de artista mais de 500 quadros, sempre realizados a partir da observação directa, sendo sua predilecção pintar ao ar livre. Encontra-se representada em muitos museus nacionais.


  • Pinturas de Maria Alexandrina Chaves Berger retiradas da Internet que demonstram as diferentes temáticas da sua pintura, entre elas as paisagens algarvias:

Quadroberger.1.jpg
https://www.invaluable.com/artist/chaves-alexandrina-yw6yqx4kwc/
Quadroberger2jpg.png
"ROCHA DESMORONADA-LAGOS"(oil on wood -1956).
https://www.auctionzip.com/auction-lot/MARIA-ALEXANDRINA-CHAVES-BERGER-1892-1979-,-ROC_14E43E3A0D/

Berger almanova.jpg
"Estudo" a óleo retirado da revista "Alma Nova"II Serie Nº 19 de 1916

  • Saiba mais sobre Maria Alexandrina Chaves Berger nos seguintes links:

- Hemeroteca Municipal de Lisboa onde se pode consultar a revista Alma Nova onde Maria Alexandrina Chaves Berger colaborou
- Blogue “Quem Foi Quem na Toponímia de Faro” publicou em Agosto 31, 2018 uma biografia de Maria Alexandrina Chaves Berger
- ficha histórica da revista Alma Nova.