Passos, Virgínia

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

VirginiadePassos2.jpg

Virgínia Passos

S. Brás de Alportel 19 de Abril de 1881 - 18 de Dezembro de 1965.

Pintora. Democrata. Inspirou-se nos poemas do seu irmão Bernardo de Passos, para algumas das suas aguarelas.
Virgínia de Passos é um dos sete filhos do democrata e publicista Bernardo Rodrigues de Passos (pai).
Será, segundo informantes da época, a irmã preferida do poeta Bernardo de Passos, seu irmão mais velho cinco anos.
Desta pintora sambrasense, dirá a escritora Maria lamas, após entrevista que publicou no Almanaque do Algarve: « Virgínia Passos não sofreu influência de escolas"
In: «Quem foi quem?: 200 Algarvios do Século XX/ Glória Maria Marreiros.- Lisboa: Edições Colibri, 2000; p. 389-390» https://republica-sba.webnode.com.pt/products/virginia-dias-de-passos1/

  • Biografia
Virgínia Dias de Passos, a Mulher, a Artista e a Democrata, nasceu em São Brás de Alportel, a 19 de Abril de 1881, sendo um dos sete filhos do democrata e publicista, Bernardo Rodrigues Passos.Irmã preferida do poeta Bernardo de Passos, seu irmão mais velho cinco anos, foi Virgínia a grande impulsionadora da sua obra.
Mulher de arte, Virgínia Passos, “pinta como sente, sem preocupações da técnica”, pelo que, segundo os críticos, não sofreu qualquer influência de escolas nem de estilos. Manteve-se sempre igual a si mesma, fiel às suas ideias e respeitando sempre os seus adversários. Através da sua pintura expressou um rol de sentimentos que se traduzem em “verdadeiros poemas de piedade e de ternura por tudo o que foi criado, e sente e ama e sofre…”.
Foi nas paisagens do Algarve e nas poesias do seu irmão, Bernardo de Passos, que encontrou a mais sublime e profunda inspiração para as suas extraordinárias e ímpares aguarelas.
In: https://triplov.com/passos/virginia_dias_de_passos/index.htm


https://www.cm-sbras.pt/pt/menu/200/personalidades-com-historia.aspx#virginia-passos