Campaniço, Carlos

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

CampaniçoFoto.jpg
Carlos Campaniço

Safara, Moura, Setembro de 1973.

  • Destaque Biográfico
É escritor, contista e ensaísta, com vários prémios atribuídos. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Universidade do Algarve, onde adquiriu também o grau de Mestre em Culturas Árabe e Islâmica e o Mediterrâneo. Vive em Faro e é Director de Programação do Auditório Municipal de Olhão, o mais recente teatro do Algarve.

É o escritor alentejano mais algarvio da atualidade, com cinco romances, um ensaio histórico e alguns contos dispersos publicados. O próximo dos quais está prestes a sair, numa coletânea de escritores benfiquistas. Carlos Campaniço, 42 anos, natural de Moura, reside e trabalha no Algarve há cerca de 20 anos. Embora discreto, já tem uma carreira com visibilidade nacional."
In Primeira entrevista concedida pelo autor ao jornal Barlavento. A referida entrevista realizada por Bruno Filipe Pires a 20 de setembro de 2015 pode ser lida aqui.Estudou na escola secundária de Moura.

  • Excerto do livro "Mal Nascer"

“Eu, contudo, começo a pensar que corro grandes perigos aqui. Esta não é a terra sossegada de que eu preciso para me esconder dos miguelistas e, por comprovação, que me tem saído do coiro, é avessa à minha felicidade. Há aqui riscos nativos tão violentos quanto o pensamento dos absolutistas. Julgava que podia levar uma vida simples, cuidando apenas dos desditosos, e encontro um sem-fim de aflições que, nalguns casos, são superiores às de Lisboa: o padre e o vereador Lemos que me detestam; a desconfiança de dona Odélia sobre o meu passado; o pavor de me descobrirem liberal; o medo de ser reconhecido como Santiago Bento; o namoro forçado com Maria Luísa, que o querem logo em noivado; e esta paixão por Sebastiana, que não pode ser consumada aqui. Não poderei ser livre sem ser liberal, nem ser eu próprio sem ser Santiago Bento, nem ser feliz sem Sebastiana.”(p. 162)



  • Bibliografia


LivrosCampaniço.JPG

  • Pode ler mais sobre Carlos Campaniço nos seguintes Links:

- 2016 - Escritor Carlos Campaniço, no âmbito do Mouralumni, realizou 2 sessões de apresentação da sua obra.
- 2014 - Sessão da Rede Concelhia de Clubes de Leitura, com Carlos Campaniço, Sandro Junqueira e Isabel Garcez. Também se podem ver fotos da referida sessão.
- blogue com um texto de Jorge Navarro sobre o livro de Carlos Campaniço "Mal Nascer".