Freire, Corina

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

CorinaFreire.jpg
Corina Freire
Silves 14/12/1897 – Lisboa, 1975.

  • Destaque Biográfico
Cantora lírica soprano. Pianista. Atriz. Compositora. Professora. 
Aluna do Mestre Viana da Mota. Solista da Orquestra Sinfónica Nacional. Dedicou-se à canção ligeira e estreia-se no teatro de revista em 1927, no Éden. Nos anos 30 trabalhou em Paris com o ator Maurice Chevalier. Compôs melodias de gosto popular e deu aulas a vários alunos, entre eles um jovem, seu sobrinho-neto, António Calvário, também cantor.

Nascida Corina Carlos Freire, filha ilegítima de João José Freire, farmacêutico e proprietário e de Bazília Nunes de Sousa, doméstica, cresceu no seio de uma família abastada, onde prevalecia o gosto pelas artes, o que lhe permitiu desenvolver, desde criança, a aprendizagem e o gosto pelo canto e pela música. Foi legitimada pelo casamento de seus pais, ocorrido a 19 de agosto de 1905, em Lisboa.
Deixa o Algarve após um breve casamento e ruma a Lisboa, onde trabalhou como pianista e cantora na Valentim de Carvalho.
Estreou no teatro de revista em 1927 com "Rosas de Portugal" de Silva Tavares, sendo a sua última aparição neste género em "O Mar também tem amantes" (1939).
Foi a primeira portuguesa a trabalhar no Olympia de Paris e a cantar para o Príncipe de Gales, depois duque de Windsor.
Efectuou temporadas em vários países, tendo em Paris integrado o espectáculo "Parade du Monde" ao lado de Maurice Chevalier.
Depois de se retirar dos palcos, por volta de 1940, deu aulas particulares de canto, nomeadamente a um seu jovem parente, António Calvário, futura vedeta da música ligeira portuguesa.
In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corina_Freire

  • Mais sobre Corina Freire:

Segundo Maria das Dores J. Goes, num artigo sobre Corine Freire, apresentado no 10º Congresso do Algarve em 1999, refere que ela e os seus irmãos " Quando (...) ficaram aptos a tocar razoavelmente o Pai organizou com eles um conjunto "O Septimino Freire" que passou a abrilhantar festas de igreja, casamentos, saraus e espetáculos públicos, fazendo tournées" pelo Algarve..."

CrupoMusical-Septimino-Freire1914.jpg

DiscoCorinaFreire.jpg

FotosCorina.JPG

  • Pode saber mais sobre Corina Freire nos seguintes links:

- 2019 - o registo de batismo de mais uma personalidade algarvia, a cantora e atriz Corina Carlos Freire, nascida em Silves, a 14 de dezembro de 1897 (Reg. 214, Lv. 1899).
- 2018 - O seu nome faz parte da Toponímia de: Faro (Rua Corina Freire)
- 2016 - blog Lisboa no Guinness com um artigo e um vídeo sobre Corina Freire
- artigo do Cine-Jornal de 1936 sobre Corina Freire

Cine-JornalCorinaFreire-07.png