Jubilot, Pedro

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

Pedrojubilot.jpg

  • Pedro Jubilot

Olhão, 1964
Professor, editor, escritor, dinamizador cultural. Atualmente (2020) é professor na Escola Básica D. Manuel I de Tavira.
Tem no seu facebook e no blogue CANALSONORA, em edição PDF, disponível on-line, a publicação TAPA-ESTEIRO de Vários Autores


  • regressei a olhão...

Texto inspirado na canção 'my city was gone' - the pretenders

"- regressei a olhão, mas a minha vila tinha desaparecido. não havia cinemas, nem rua das lojas, a barreta e o levante tinham desaparecido. e todos os meus lugares preferidos, como se a história da cidade tivesse sido varrida, reduzida a prédios e supermercados. vi gente vagueando, esta sempre foi terra de vagueantes, mas agora em corpos sem rosto e rostos sem nome. os meus amigos não estavam por ali. fiquei confuso e pasmado. o que era campo à volta (das minhas memórias de infância) estava pavimentado, cheio de guindastes. tudo consentido por um município sem orgulho, como dantes, só esta relação em que há uma fina linha entre o amor e o ódio . "


  • Postais da Costa Sul, Pedro Jubilot, edição Junho 2013


"- não me lembro se o dia primeiro era da criança, mas também o que é que isso podia interessar enquanto tal. junho era o mês em que acabavam as aulas e começavam as férias grandes de verão, os dias longos das idas para as ilhas, a rua da minha avó enfeitava-se para os dias e noites dos santos populares. só sei que vivia num mundo muito próprio. sonhava acordado. e não podia ser outra coisa que um ser assim livre. podia até ter um ar perdido, mas por dentro não podia ser mais feliz - "


Editou fanzines, webzines e outras folhas volantes. Em 2001 foi vencedor do concurso ‘Micro-contos de Natal’ do jornal ‘Público’ com «Visita». Em 2012-13, publicou mensalmente no ‘Cultura.Sul’ (Postal do Algarve) a colectânea «Contos na Ria Formosa». Em 2013 saiu com o seu livro «Postais da Costa Sul», que serviu de mote para criar a editora CanalSonora - uma pequena estrutura independente, sem fins lucrativos, que se centra na divulgação artística, essencialmente na escrita e na imagem. 
  • Bibliografia

- 2016- Telegramas do Mediterrâneo, CanalSonora.
- 2015- Alma4águas.
- 2013- Postais da Costa Sul, CanalSonora.

Livropedrojubilot.jpg


  • Veja mais sobre Pedro Jubilot nos seguintes links:

http://algarveliterario.blogspot.com/p/pedro-jubilot.html

  • in https://arquivo.pt


- 2013- História de Portugal (lit.visual).

-2013- Notícia sobre a apresentação de livros de Pedro Jubilot "Os ‘Postais da Costa Sul’ foram escritos entre o verão de 2011 e o verão de 2012, ao longo da costa do Algarve e enviados através de facebook.pt, sendo o remetente Pedro Jubilot, e tendo como destinatários os amigos/público da conhecida rede social. São pequenos textos ficcionados sobre a vivência, a paisagem, e claro… a passagem do tempo, de quem está junto ao litoral sul que agora se reúnem num pequeno livro algumas dessas mensagens que foram sendo lançadas no lugar etéreo e efémero da internet, tentado que ao passarem a existir impressos numa textura se tornem numa leitura mais física e real. E que se insinuem a novos leitores."

-2013- Excertos (ver acima) do livro Postais da Costa SUL in site do BE de Olhão.

- 2016- Pedro Jubilot Editor apresenta na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa A Musa/La Musa, o novo livro do escritor Fernando Pessanha, publicado pela editora Canal/Sonora.

- 2016 - - 2016 - Notícia da Biblioteca de Tavira sobre a apresentação do livro “Telegramas do Mediterrâneo” de Pedro Jubilot, no Clube de Tavira: “Um périplo pelo Mediterrâneo no sentido anti-horário, mas que começa e termina no Algarve, que (por piada ou por desejo) se diz ter erradamente ficado fora desse Mar, quando tem características semelhantes na sua gastronomia, arquitectura, atmosfera, ou pela paisagem, ambientes, cultura. E por receber os ventos que sopram de levante, cruzando o Estreito de Gibraltar, vindo estabelecer-se nas suas praias, trazendo o apelo e a inspiração à viagem poética.”.Pedro Jubilot.

- 2017 - Notícia sobre a apresentação de um trabalho de Pedro Jubilot com os alunos.

- 2018 - Notícia sobre a apresentação de Pedro Jubilot do seu livro «Cartas da Mancha», uma coleção de missivas poéticas enviadas da costa sul de Inglaterra e da costa norte de França, com o Canal de permeio. Este livro encerra a trilogia iniciada com Postais da Costa Sul e «Telegramas do Mediterrâneo».