Haussmann, Adolf

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

Haussmanautoretrato.JPG

Adolf Hausmann

Nasceu em 1858 em Viena de Áustria e faleceu em 1929.
Artista.
Professor de Desenho Ornamental na escola de Desenho Técnico de Pedro Nunes, em Faro, atual Escola Secundária Tomás Cabreira, desde 1897 até 1916.

  • Biografia
Tendo iniciado a sua carreira docente em Torres Novas, ao fim de cinco anos foi transferido para Tomar e, em 1897 acabou por se radicar em Faro,cidade em que permaneceu até 1916.
Nesse ano, em resultado da declaração de guerra da Alemanha a Portugal, Adolf Hausmann foi expulso fixando residência em Madrid.
Após o armistício, Hausmann tentou infrutiferamente recuperar o seu antigo lugar,como docente em Faro, acabando por regressar à sua cidade natal, onde viria a falecer num hospício.
Espírito marcadamente introvertido, este artista acabaria por dedicar a sua vida ao ensino do desenho, direcionando a sua obra para essa atividade. Desenhador esmerado e meticuloso, durante a sua passagem por Portugal foi registando em desenho variadíssimas vistas da nossa paisagem natural e urbana, bem como aspectos gerais, parciais e mesmo pormenores de alguns dos principais edifícios e monumentos das cidades por onde passou. Paralelamente legou-nos dezenas de desenhos, representando cenas do quotidiano. No seu conjunto, as centenas de desenhos inéditos agora estudados, e pertencentes a uma coleção privada, podem ser considerados preciosos para a reconstituição histórica do nosso património material e imaterial.
O estudo de desenhos exige o seu manuseamento pelo que, é sempre pertinente a análise do seu estado de conservação e medidas de conservação preventiva. Gustav Klimt, hoje considerado um dos pintores europeus mais importantes da Arte Nova, conviveu durante sete anos com Adolf Hausmann, na Escola de Artes Decorativas de Viena. Fruto desse relacionamento Hausmann guardou três desenhos realizados pelo seu condiscípulo, que agora são estudados e apresentados pela primeira vez.
In:https://repositorio.ul.pt/handle/10451/8418 - 2013 - Título: Adolf Hausmann: Ruckersdorf, 1858-Friedland, 1929 o desenho e a atividade em Portugal de um artista austríaco
Autor: Franco, Luís Lyster, 1960-

ObeliscoHaussman.JPG

Adolf Haussman surge citado no jornal de Faro, O Algarve, no número de 17 de Maio de 1908, na página 2, num artigo a propósito da exposição de quadros de Lyster Franco (1879-1959), realizada nas salas do Museu Marítimo, sendo louvado o trabalho de Ezequiel Pereira (1868-1943), como diretor que abriu as portas da Escola Industrial para dar a conhecer à população os trabalhos dos professores “... Hausmann a quem se deve o desenho do monumento que se está elevando à memória de José Bento Ferreira de Almeida”.