Marreiros, Glória Maria

From Wikipédia de Autores Algarvios
Revision as of 11:55, 19 July 2021 by Admin (talk | contribs)

Jump to: navigation, search

[[]]

Glória Maria Marreiros
Nasceu 1929 em Monchique.
A escrita esteve desde muito cedo presente na sua vida, tendo começado a colaborar aos 13 anos no jornal “Gazeta do Sul” do Montijo. Mais tarde escreveu para os jornais “República”, jornal de Monchique, “O Olhanense” e para o jornal de Lagos.

  • Biografia


Glória Marreiros é uma mulher invulgar, uma antifascista militante, desde a sua juventude. A diversidade de assuntos que aprofunda, as iniciativas de valorização pessoal que leva a cabo, as acções cívicas e políticas em que se envolve, a tenacidade com que enfrenta todas as adversidades que a vida lhe coloca, mostram bem a fibra desta cidadã.
Glória Maria Marreiros da Cunha nasceu em Marmelete (Monchique), a 26 de Agosto de 1929. Frequentou a escola primária em Lagos e, na mesma cidade, em ensino particular, estudou francês, piano e contabilidade.
Parteira diplomada pela Faculdade de Medicina de Coimbra e com o curso de enfermagem psiquiátrica da escola do Hospital psiquiátrico Sobral Cid, também em Coimbra, entre 1954 e 1961, foi parteira na Maternidade Alfredo da Costa, e trabalhou particularmente com o Dr. Pedro Monjardino na preparação e partos pelo método profiláctico «parto sem dor». Em 1962 publicou o seu primeiro livro “Maternidade”na Editora Seara Nova.
Colaboradora e estagiária do psiquiatra João dos Santos e colaboradora de Maria Amália Borges de Medeiros, Glória Marreiros agarrou com paixão o mundo da psicopedagogia e os problemas associados à saúde materno infantil. Foi colaboradora do Centro infantil Helen Keller e diretora e fundador do Jardim Infantil “Giroflé” em Lisboa.
Desde muito cedo militou na Oposição. Participou na campanha presidencial de 1958, tendo então aderido ao Partido Comunista.
Era casada com o engenheiro Henrique Pereira da Cunha [1932-2010], resistente antifascista preso em 1964, julgado e condenado em Tribunal Plenário, e só libertado em 1967, depois de ter passado pelas cadeias do Aljube, Caxias e Peniche.
Os problemas da condição feminina sempre a acompanharam. Foi uma das fundadoras do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e candidata pela CDE (Comissão Democrática Eleitoral), por Lisboa, nas eleições de 1969. Várias vezes interrogada pela PIDE. Integrou a Comissão de Socorro aos Presos Políticos e Famílias.
Já tardiamente, terminou uma Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e uma Pós-Graduação em Museologia Social na Universidade Lusófona. Esteve ligada a diversas iniciativas no campo da museologia.
Entretanto, nunca abandonou a militância cívica e política. De Maio de 1974 até às primeiras eleições autárquicas, fez parte da Comissão Administrativa da Freguesia de S. Jorge de Arroios.
Nas eleições autárquicas de 2013 (com 84 anos), foi candidata a uma freguesia, de Lisboa pela CDU. Actualmente integra associações cívicas, entre as quais o MDM, a União dos Resistentes Antifascistas (URAP) e a Comissão para a Memória do Forte de Peniche.
No início dos anos 70 licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Cerca de 20 anos mais tarde fez uma Pós-Graduação em Museologia Social na Universidade Lusófona.
In:https://www.jornaltornado.pt/wp-content/uploads/2018/09/Gloria-Marreiros-da-Cunha.jpg


  • Bibliografia


Gravidez e Maternidade, Ed. Caminho:
Viveres, Saberes e Fazeres Tradicionais da mulher algarvia,LEDA
Um Algarve Outro;Livros Horizonte
Algarve, a gente e o mar (fotos de Júlio Bernardo);Livros Horizonte
Almirante Jorge Ramos Pereira, uma Vida um exemplo (Patrocínio da C.M de Caminha)

Lagos, séc. XVII e séc. XX Recolha Onomástica.Ed C.M. de Lagos

O Poço dos desencantos;Ed. Campo das Letras
A saúde dos seus dentes (Com Eduardo Cortez das Neves)Ed. Campo das Letras

Para Crianças
Numa Roda-Viva. Letras e Algarismos – Palavras e Números. Com Ilustração: Cecília Marreiros Marum. Campo das Letras, 2007;
Abecedário a Rimar;
Vogais e Consoantes de mãos dadas;
Vogais e Consoantes, o carnaval das letrinhas.

Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita coloborou com várias escolas do 1º ciclo, (Cascais, Faro, Monchique, S. Brás de Alportel e Silves) tendo sido editados vários títulos em co-autoria com os alunos.

Exemplo: com os alunos do 1º ciclo do Jardim- escola João de Deus de S. Bartolomeu de Messines (Ed da CM Silves, Casa museu João de Deus e Crédito Agrícola):Um Conto com Muitas Estórias.
Edições Colibri: Quem Foi Quem, 200 algarvios do séc. XX. Em final de 2015 também na Colibri, publicou “Algarvios pelo nascimento, Algarvios por coração”.

Participação activa na cultura Para além de colaborar em exposições temáticas e na elaboração de catálogos no Museu de S. Brás de Alportel, foi Presidente da Assembleia Geral do MINOM (Portugal) (Movimento Internacional para a Nova Museologia. Foi presidente da Assembleia Geral do Clube Estefânea. Pertenceu aos corpos sociais do Cine Clube ABC. Foi Membro do Conselho Superior da Casa do Algarve.


Livro “Algarvios pelo Coração/ Algarvios por Nascimento”, com personalidades do Concelho de Silves Paula Bravo Dezembro 21, 2015 Cultura, Sociedade, Vida Deixe o seu comentário 1,586 Visitas


Glória Maria Marreiros, acompanhada por José Manuel Furtado e Fernando Mão de Ferro Glória Maria Marreiros, acompanhada por José Manuel Furtado e Fernando Mão de Ferro O novo livro de Glória Maria Marreiros “Algarvios pelo Coração / Algarvios por Nascimento” foi apresentado, em Lagos, perante numerosa assistência constituída por amigos da escritora e muitos familiares das personalidades destacadas nesta obra. O livro, publicado pela Editora Colibri, traça as biografias de várias personalidades cuja vida esteve ligada ao Algarve, quer “pelo coração”, quer pelo “nascimento”.

Vários são os nomes de cidadãos relacionados com o concelho de Silves, incluídos nesta obra:capa livro

António da Costa Contreiras, natural de Ourique, médico em S. Marcos da Serra e S. B. Messines; António Sequeira Cabrita Carneiro, médico cirurgião e humanista, natural de S. B. Messines. Augusto Martins do Ó de Brito, natural de Barão de São Miguel, Vila do Bispo, eletricista, sindicalista, padre católico em S. Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra. Domingos António Sota Estevens, natural de Serpa mas quase toda a vida residente em S. B. Messines, sendo comerciante, autarca, associativista; João José Gomes, natural de Lisboa, escultor, docente e pedagogo, diretor na Escola Industrial e Comercial de Silves e vereador da Câmara Municipal; José Gonçalves Piçarra Bravo, natural de Pêra, comerciante, autarca, autodidata, residiu em S. Bartolomeu de Messines, sendo vereador da Câmara Municipal de Silves. José Inácio Costa Martins, natural de S. Bartolomeu de Messines, coronel da Força Aérea, Capitão de Abril; José Júlio de Albuquerque Rocha Martins, natural de Faro, médico, humanista, viveu a infância e juventude em Silves; José Rodrigues Vitoriano, natural de Silves, operário, sindicalista, político, deputado, vice-presidente da Assembleia da República; Maria da Luz Syder de Deus Ramos Ponces de Carvalho, natural de Lisboa, pedagoga, neta do poeta messinense João de Deus; Maria da Silva Pires Keil do Amaral, pintora, ilustradora e ceramista, natural de Silves; Maria Luísa Neto Jorge, natural de Lisboa, poetisa, tradutora e argumentista, viveu e trabalhou em Silves; Marina da Luz Cortes Madeira, natural de S. Bartolomeu de Messines, ativista cultural e política; Paulo Manuel Rocha Martins, natural de Lisboa, advogado e político, viveu em Silves largos anos, onde residia a sua família.

Segundo explica a autora, “através de resumos de vida dos biografados, pretendeu-se dar visibilidade a gente que das mais diversas formas oferece um panorama da vida do Algarve no decorrer da última centena de anos. Passámos por vidas que se apagaram durante a Primeira República, por outras que viveram o longo período da ditadura, e pelos falecidos mais recentemente, nos 40 anos de Democracia”. Glória Maria Marreiros, que também é algarvia, licenciada em Filosofia e pós-graduada em Museologia Social, tem-se dedicado nas últimas décadas à investigação das suas raízes algarvias, à etnologia e história local. Desse trabalho têm resultado diversas obras, entre as quais se destaca “Quem foi quem? 200 Algarvios do Séc. XX”, também editado pelas Edições Colibri e agora o livro “Algarvios pelo Coração, Algarvios por Nascimento” que presta homenagem a pessoas que, de uma maneira ou de outra, dedicaram o seu saber e o seu labor ao Algarve. http://www.terraruiva.pt/2015/12/21/livro-algarvios-pelo-coracao-algarvios-por-nascimento-com-personalidades-do-concelho-de-silves/

GLÓRIA MARREIROS [II]


- GLÓRIA MARIA MARREIROS DA CUNHA - [26.08.1929]

[25.04.2014]

- Natural de Marmelete, Monchique.

- Estudou enfermagem na Escola Artur Ravara, em Lisboa, e enfermagem psiquiátrica na escola do Hospital Psiquiátrico Sobral Cid, em Coimbra, cidade onde, simultâneamente, fez, em 2 anos, o curso de Parteira na Faculdade de Medicina, exercendo, entre 1954 e 1961, na Maternidade Alfredo da Costa.

- Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

- Pós-Graduação em Museologia Social na Universidade Lusófona.

- Participou na campanha presidencial de 1958, tendo então aderido ao Partido Comunista e integrado a Comissão de Assistência aos Presos Políticos e Famílias.

- Foi uma das fundadoras do Movimento Democrático de Mulheres e candidata pela CDE (Comissão Democrática Eleitoral) nas eleições de 1969.

- Serviu de" ponto de apoio" a antifascistas na clandestinidade e quando se deu o 25 de Abril encontrava-se na situação de "residência fixa no concelho de Lisboa", por ter assinado um documento contra o Marcelismo e a Guerra Colonial .

- Várias vezes interrogada pela PIDE.

- Integrou, de Maio de 1974 até às primeiras eleições autárquicas, a Comissão Administrativa da Freguesia de S. Jorge de Arroios.

- Integra, entre outras associações, o MDM, a União dos Resistentes Antifascistas (URAP) e a Comissão para a Memória do Forte de Peniche.

- Autora de vasta obra, envolvendo vários géneros.

- Casada com o Engenheiro Henrique Luís Ramos Pereira da Cunha [20.09.1932-26.08.2010], resistente antifascista preso, em março de 1964, no Arsenal do Alfeite, só sendo libertado três anos depois, em junho de 1967, depois de ter "passado" pelo Aljube, Caxias e Peniche.

http://silenciosememorias.blogspot.com/2014/06/0694-gloria-marreiros-ii.html

https://silenciosememorias.blogspot.com/search/label/Gl%C3%B3ria%20Marreiros - blog

Entrevista sobre a obra conjunta dos dois entrevistados o "Abecedário a rimar", que consiste num livro e "compact disc" pedagógicos sobre o abecedário escrito por Glória Marreiros e musicado pelo Afonso Dias; relato de como surgiu a ideia de se juntarem para criarem esta obra; realce para a necessidade da pedagogia das palavras; referência aos trajectos profissionais diferenciados dos entrevistados; Afonso Dias interpreta a canção das Letras A e C alternado com explicação do processo de criação do livro e do CD, desde a elaboração dos poemas, passando pela composição musical até à ilustração que foi elaborada pela neta de Glória Maria Marreiros; realce para um outro livro da autoria da escritora intitulado "Vogais e consoantes de mãos dadas", também para crianças; Afonso Dias interpreta a canção da Letra G. Entrevista realizada por Raquel Santos a Glória Maria Marreiros, escritora infanto-juvenil, e a Afonso Dias, cantor e compositor, a propósito da edição de "Abecedário a Rimar", obra pedagógica da autoria dos dois entrevistados.

Nome do Programa: Glória Maria Marreiros e Afonso Dias Nome da série: Entre Nós Locais: Lisboa Personalidades: Raquel Santos, Glória Maria Marreiros, Afonso Dias Temas: Artes e Cultura Canal: RTP Int Menções de responsabilidade: Realizador: Luís Armando Vaz. Tipo de conteúdo: Programa Cor: Cor Som: Mono Relação do aspeto: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/gloria-maria-marreiros-e-afonso-dias/ - entrevista - 2003-11-10

http://casamuseujoaodedeus-parcerias.blogspot.com/2011/06/parceria-com-escritora-gloria-maria.html -


Título: Abecedário a rimar Autor(es): Glória Maria Marreiros ; il. Cecília Marreiros Marum Edição: 5ª ed Publicação: Porto : Campo das Letras, 2007 Descrição física: [48 p.] : muito il. ; 15 cm Colecção: (Palmo e meio ; 8) ISBN/ISSN: ISBN 972-610-220-0 Assuntos: Literatura infantil--Poesia | Literatura portuguesa CDU: 087.5-053.5 | 821.134.3-1 Veja também: Marreiros, Glória Maria, 1929- | Marum, Cecília Marreiros Localização: NP4MAR (BMCM) - 002254 http://catalogo.cm-castromarim.pt/BiblioNET/Upload/CAPAS/002254.jpg

Tipo de documento : BOOK Imprimir / enviar Ver registo MARC Exportar Como citar este documento / referência bibliográfica Estatísticas de empréstimo Informação detalhada acerca dos exemplares | Reservas Comentários associados a este registo O meu comentário Facebook Twitter LinkedIN Título: Algarve : a gente e o mar Autor(es): Glória Maria Marreiros ; fot. e pinturas Júlio Bernardo Publicação: Lisboa : Livros Horizonte, 2002 Descrição física: 173, [16] p. : il. ; 24 cm ISBN/ISSN: ISBN 972-24-1231-0 Assuntos: Bernardo, Júlio,--Fotografia--Portugal | fundo regional | Algarve (Portugal) CDU: 908(469.6) | 77 Bernardo, Júlio Veja também: Marreiros, Glória Maria, 1929- | Bernardo, Júlio Localização: T2MAR (BMCM) - 006910

Tipo de documento : BOOK Imprimir / enviar Ver registo MARC Exportar Como citar este documento / referência bibliográfica Estatísticas de empréstimo Informação detalhada acerca dos exemplares | Reservas Comentários associados a este registo O meu comentário Facebook Twitter LinkedIN Título: Lagos : século XVII e século XX : recolha onomástica dos antropónimos e apelidos aos caminhos da história local Autor(es): Glória Maria Marreiros Publicação: Lagos : Câmara Municipal de Lagos, D.L. 1997 Descrição física: 173 p., [1] p. est. : il. ; 23 cm Notas: Na pág. de rosto tem a data de 1996 Assuntos: Lagos,Portugal--Antropónimos--Séc. 17-20 CDU: 908(469.6) | 811.134.3'373.23(469.6) Títulos relacionados: Recolha onomástica dos antropónimos e apelidos aos caminhos da história local Veja também: Marreiros, Glória Maria, 1929- Localização: DEP-T2MAR (BMCM) - 012851 T2MAR (BMCM) - 010198

Tipo de documento : BOOK Imprimir / enviar Ver registo MARC Exportar Como citar este documento / referência bibliográfica Estatísticas de empréstimo Informação detalhada acerca dos exemplares | Reservas Comentários associados a este registo O meu comentário Facebook Twitter LinkedIN Título: Louvor a Cascais : antologia em prosa e poética : do passado ao presente Autor(es): Coord. Nídia Horta ; [introd.] Paulo Magalhães, Glória Maria Marreiros Edição: 1ª ed. Publicação: [S.l.] : [s.n.], 2003 Descrição física: 199 p. ; 21 cm Notas: Livro da antiga biblioteca Assuntos: Literatura portuguesa--poesia | antologia | Cascais CDU: 821.134.3-1 Títulos relacionados: Louvor a Cascais antologia Veja também: Horta, Nídia | Magalhães, Paulo | Marreiros, Glória Maria, 1929- Localização: T3LOU (BMCM) - 013841 http://catalogo.cm-castromarim.pt/BiblioNET/Upload/CAPAS/013841.jpg

Tipo de documento : BOOK Imprimir / enviar Ver registo MARC Exportar Como citar este documento / referência bibliográfica Estatísticas de empréstimo Informação detalhada acerca dos exemplares | Reservas Comentários associados a este registo O meu comentário Facebook Twitter LinkedIN Título: Gravidez e maternidade Autor(es): Glória Maria Marreiros Edição: 2a ed. act. e aumentada Publicação: Lisboa : Caminho, D.L. 2002 Descrição física: 141, [2] p. : il. ; 21 cm Colecção: (Biblioteca da saúde) ISBN/ISSN: ISBN 972-21-1498-0 Assuntos: Gravidez--[Manuais] | Maternidade CDU: 618.2/.7(076) | 612.6-055.2(076) Veja também: Marreiros, Glória Maria, 1929- Localização: I5MAR (BMCM) - 010541

Tipo de documento : BOOK Imprimir / enviar Ver registo MARC Exportar Como citar este documento / referência bibliográfica Estatísticas de empréstimo Informação detalhada acerca dos exemplares | Reservas Comentários associados a este registo O meu comentário Facebook Twitter LinkedIN Título: O poço dos desencantos Autor(es): Glória Maria Marreiros Edição: 1ª ed Publicação: Porto : Campo das letras, 2002 Descrição física: 139, [2] p. ; 23 cm Colecção: (Campo de estreia ; 36) ISBN/ISSN: ISBN 972-610-557-9 Assuntos: literatura portuguesa--romance CDU: 821.134.3-31 Veja também: Marreiros, Glória Maria, 1929- Localização: S3AMAR (BMCM) - 007257


Tipo de documento : BOOK Imprimir / enviar Ver registo MARC Exportar Como citar este documento / referência bibliográfica Estatísticas de empréstimo Informação detalhada acerca dos exemplares | Reservas Comentários associados a este registo O meu comentário Facebook Twitter LinkedIN Título: Quem foi quem? : 200 algarvios do séc. XX Autor(es): Glória Maria Marreiros Edição: 1a ed Publicação: Lisboa : Colibri, 2000 Descrição física: 510, [2] p. : il. ; 25 cm Notas: Bibliografia, p. 503-510 ISBN/ISSN: ISBN 972-772-192-3 Assuntos: Pessoas ilustres--Algarve, Portugal | fundo regional | biografias CDU: 929(469) Veja também: Marreiros, Glória Maria, 1929- Localização: T2MAR (BMCM) - 007859 T2MAR (BMCM) - 009477. - Bibliomóvel


Tipo de documento : BOOK Imprimir / enviar Ver registo MARC Exportar Como citar este documento / referência bibliográfica Estatísticas de empréstimo Informação detalhada acerca dos exemplares | Reservas Comentários associados a este registo O meu comentário Facebook Twitter LinkedIN Título: Um Algarve outro : contado de boca em boca (estórias, ditos, mezinhas, adivinhas e o mais...) Autor(es): Glória Maria Marreiros ; Pref. Tomaz Ribas Publicação: Lisboa : Livros Horizonte, 1991 Descrição física: 308, [4] p. : il. ; 21 cm Colecção: (Horizonte universitário ; 56) ISBN/ISSN: ISBN 972-24-0815-1 Assuntos: Antropologia | Etnologia--Algarve (Portugal) | Cultura popular portuguesa--Algarve (Portugal) | fundo regional CDU: 39(469.6) | 398.2 Veja também: Marreiros, Glória Maria, 1929- | Ribas, Tomaz Localização: T2MAR (BMCM) - 009590


Tipo de documento : BOOK Imprimir / enviar Ver registo MARC Exportar Como citar este documento / referência bibliográfica Estatísticas de empréstimo Informação detalhada acerca dos exemplares | Reservas Comentários associados a este registo O meu comentário Facebook Twitter LinkedIN Título: Vogais e consoantes no carnaval das letrinhas Autor(es): Glória Maria Marreiros ; il. Simona Traina Edição: 1ª ed Publicação: Porto : Campo das Letras, 2005 Descrição física: [29] p. : muito il Colecção: (Palmo e meio ; 41) ISBN/ISSN: ISBN 972-610-975-2 Assuntos: Literatura Infantil--Conto | Literatura portuguesa CDU: 087.5-053.5 | 821.134.3-34 Veja também: Marreiros, Glória Maria, 1929- | Traina, Simona Localização: NP1AMAR (BMCM) - 001029 http://catalogo.cm-castromarim.pt/BiblioNET/Upload/CAPAS/001029.JPG

Tipo de documento : BOOK Imprimir / enviar Ver registo MARC Exportar Como citar este documento / referência bibliográfica Estatísticas de empréstimo Informação detalhada acerca dos exemplares | Reservas Comentários associados a este registo O meu comentário Facebook Twitter LinkedIN

Título: Vogais e consoantes de mãos dadas Autor(es): Glória Maria Marreiros ; il. Elsa Navarro Edição: 1ª ed Publicação: Porto : Campo das Letras, 2002 Descrição física: 25, [7] p. : il. ; 15 cm Colecção: (Palmo e meio) ISBN/ISSN: ISBN 972-610-559-5 Assuntos: Literatura Infantil--Conto | Literatura portuguesa | Leitura--aprendizagem CDU: 821.134.3-34 | 058.5-053.5 | 028 Veja também: Marreiros, Glória Maria, 1929- | Navarro, Elsa, 1971- Localização: NP1AMAR (BMCM) - 002067 http://catalogo.cm-castromarim.pt/Opac/Pages/Search/Results.aspx?Database=10163_GLOBAL&SearchText=AUT=%22Marreiros,%20Gl%C3%B3ria%20Maria,%201929-%22


Para o início desta Primavera, a Página a Página preparou o lançamento de um conjunto de novidades editoriais de ensaio, ficção e poesia.

No âmbito da semana da poesia que agora se assinala, cumpre antecipar a publicação de Antes do Adeus de Glória Maria Marreiros, obra em que se reúne um conjunto de poemas escritos desde 1950 até ao presente.

Autora de títulos que atravessam a ficção, a poesia e a etnografia, Glória Maria Marreiros faz da escrita o testemunho de uma voz profundamente marcada pelas suas raízes algarvias, pela sua consciência do mundo, pela resistência e luta políticas que determinam a sua acção desde a juventude. A obra que se traz agora à estampa divide-se em dois períodos de tempo atravessado pela metáfora da luz, correspondendo a primeira parte a Anos de Escuridão, anos da resistência poética e afirmação da esperança na luta pela liberdade.

Através de uma arte poética fundada no sofrimento humano, Glória Marreiros inscreve-se no movimento neo-realista português de forma exemplar, como Domingos Lobo, no prefácio, tão bem demonstra:

​A força desta poética, que esteve tantos anos sonegada à nossa fruição, o seu poder de denúncia e combate, atravessada por uma capacidade imagética em que o lirismo se entrelaça com o estupor da realidade que descreve, fazendo-o com exemplar ductilidade, a par da serenidade expositiva, a esperança, o medo, o amor suspenso pelas sombras dos dias terríveis, a condição da mulher, ainda hoje nos dói e seduz, nos deixa perplexos neste vibrato superior da fala, na sua desarmante e corajosa nudez.

​À escuridão seguem-se Anos de Luz, a segunda parte deste livro, sob o signo da liberdade e do sentido da esperança que move a força humana. A publicação de Antes do Adeus será anunciada brevemente, aqui fica apenas o poema:

Por um Mundo Melhor

Por aquelas que sofrem Protesta Mulher Por aquelas que morrem Protesta Mulher

Branca, rosada ou morena no teu ventre brando e liso cresce depressa a semente nasce a vida, nasce gente às vezes sem um sorriso na tua boca serena

Pela alegria de VIVER e dignidade de SER Luta com os que lutam

O Mundo será melhor Mulher

​8 de Março de 1977

https://www.paginaapagina.pt/iniacutecio/previous/3

Antifascistas da Resistência 3 de setembro de 2018 · GLÓRIA MARREIROS DA CUNHA (N. 1929)

Uma mulher invulgar, uma antifascista militante desde a sua juventude. A diversidade de assuntos que aprofunda, as iniciativas de valorização pessoal que leva a cabo, as acções cívicas e políticas em que se envolve, a tenacidade com que enfrenta todas as adversidades que a vida lhe coloca, mostram bem a fibra desta cidadã.

1. Glória Maria Marreiros nasceu em Marmelete (Monchique), a 26 de Agosto de 1929. Frequentou a escola primária em Lagos e, na mesma cidade, em ensino particular, estudou francês, piano e contabilidade. Parteira diplomada pela Faculdade de Medicina de Coimbra e com o curso de enfermagem psiquiátrica da escola do Hospital psiquiátrico Sobral Cid, também em Coimbra, entre 1954 e 1961, foi parteira na Maternidade Alfredo da Costa, e trabalhou particularmente com o Dr. Pedro Monjardino na preparação e partos pelo método profiláctico «parto sem dor». Em 1962 publicou o seu primeiro livro “Maternidade”na Editora Seara Nova. Colaboradora e estagiária do psiquiatra João dos Santos e colaboradora de Maria Amália Borges de Medeiros, Glória Marreiros agarrou com paixão o mundo da psicopedagogia e os problemas associados à saúde materno infantil. Foi colaboradora do Centro infantil Helen Keller e directora e fundador do Jardim Infantil “Giroflé” em Lisboa.

2. Desde muito cedo militou na Oposição. Participou na campanha presidencial de 1958, tendo então aderido ao Partido Comunista. Era casada com o engenheiro Henrique Pereira da Cunha [1932-2010], resistente antifascista preso em 1964, julgado e condenado em Tribunal Plenário, e só libertado em 1967, depois de ter passado pelas cadeias do Aljube, Caxias e Peniche. Os problemas da condição feminina sempre a acompanharam. Foi uma das fundadoras do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e candidata pela CDE (Comissão Democrática Eleitoral), por Lisboa, nas eleições de 1969. Várias vezes interrogada pela PIDE. Integrou a Comissão de Socorro aos Presos Políticos e Famílias.

3. Já tardiamente, terminou uma Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e uma Pós-Graduação em Museologia Social na Universidade Lusófona. Esteve ligada a diversas iniciativas no campo da museologia. Entretanto, nunca abandonou a militância cívica e política. De Maio de 1974 até às primeiras eleições autárquicas, fez parte da Comissão Administrativa da Freguesia de S. Jorge de Arroios.

Nas eleições autárquicas de 2013 (com 84 anos), foi candidata a uma freguesia, de Lisboa pela CDU. Actualmente integra associações cívicas, entre as quais o MDM, a União dos Resistentes Antifascistas (URAP) e a Comissão para a Memória do Forte de Peniche. No início dos anos 70 licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Cerca de 20 anos mais tarde fez uma Pós-Graduação em Museologia Social na Universidade Lusófona.

4. A escrita esteve desde muito cedo presente na sua vida, tendo começado a colaborar aos 13 anos no jornal “Gazeta do Sul” do Montijo. Mais tarde escreveu para os jornais “República”, jornal de Monchique, “O Olhanense” e para o jornal de Lagos.

. Alguns livros publicados .

• Ed. Caminho: Gravidez e Maternidade. • LEDA: viveres saberes e Fazeres Tradicionais da mulher algarvia. • Livros Horizonte: Um Algarve Outro; Algarve, a gente e o mar (fotos de Júlio Bernardo); Almirante Jorge Ramos Pereira, uma Vida um exemplo (Patrocínio da C.M de Caminha) • Ed C.M. de Lagos: Lagos, séc. XVII e séc. XX Recolha Onomástica. • Ed. Campo das Letras: O Poço dos desencantos; A saúde dos seus dentes (Com Eduardo Cortez das Neves). . Edições Colibri: Quem Foi Quem, 200 algarvios do séc. XX. Em final de 2015, também na Colibri, publicou “Algarvios pelo nascimento, Algarvios por coração”.

. Para Crianças

. Numa Roda-Viva. Letras e Algarismos – Palavras e Números. Com Ilustração: Cecília Marreiros Marum. Campo das Letras, 2007; Abecedário a Rimar; Vogais e Consoantes de mãos dadas; Vogais e Consoantes, o carnaval das letrinhas. Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita colaborou com várias escolas do 1º ciclo, (Cascais, Faro, Monchique, S. Brás de Alportel e Silves) tendo sido editados vários títulos em co-autoria com os alunos. Com os alunos do 1º ciclo do Jardim- escola João de Deus de S. Bartolomeu de Messines (Ed da CM Silves, Casa museu João de Deus e Crédito Agrícola): Um Conto com Muitas Estórias.

. Teve sempre uma participação activa na cultura. Para além de colaborar em exposições temáticas e na elaboração de catálogos no Museu de S. Brás de Alportel, foi Presidente da Assembleia Geral do MINOM (Portugal) (Movimento Internacional para a Nova Museologia. Foi presidente da Assembleia Geral do Clube Estefânea. Pertenceu aos corpos sociais do Cine Clube ABC. Foi Membro do Conselho Superior da Casa do Algarve.

Biografia publicada por Helena Pato nesta Página, em Junho de 2014, agora reeditada e divulgada no Jornal Tornado.

. Dados biográficos: • Blogue de João Esteves, Silêncios e memória: Glória Marreiros • Museu do Traje: Identidade | Identity Ver menos 110 Comentários

Autor Antifascistas da Resistência Em manifestação. Pode ser uma imagem de 1 pessoa 2 ano(s)

Autor Antifascistas da Resistência Pode ser uma imagem de 6 pessoas 2 ano(s)

Autor Antifascistas da Resistência Nenhuma descrição de foto disponível. 2 ano(s)

Autor Antifascistas da Resistência Autografando um seu livro, recentemente. Pode ser uma imagem de 1 pessoa 2 ano(s)

Autor Antifascistas da Resistência Um romance seu. Nenhuma descrição de foto disponível. 2 ano(s)

Autor Antifascistas da Resistência Em 2015. Pode ser uma imagem de 1 pessoa https://pt-pt.facebook.com/FascismoNuncaMais/photos/gl%C3%B3ria-marreiros-da-cunha-n-1929uma-mulher-invulgar-uma-antifascista-militante-d/1682700965172609