Pires, Deodato

From Wikipédia de Autores Algarvios
Revision as of 23:52, 18 October 2025 by Admin (talk | contribs)

Jump to: navigation, search

Deodato Pires.jpg
Serpa, 1929 - Olhão, 2020.

Poeta. Dinamizador Cultural. Comerciante. Presidente do Elos Clube de Olhão. Autarca. Membro do executivo da Junta de Freguesia de Olhão presidido pela sua esposa, Maria da Conceição Pinto Pires. Já adulto, preparou-se para realizar exames e obter o Curso Geral de Comércio na escola Industrial e Comercial de Faro / Secundária de Tomás Cabreira. Chegou a sócio n.º 1 do Sporting Clube Olhanense.
Prefácio de Joaquim Magalhães no livro Cantos e Recantos dos Meus Encantos:
Deodato Domingos Pires gosta de poesia. Por isso a cultiva à maneira tradicional. Apesar de estudos escolares que lhe ensinaram, por exemplo, a ensaiar o soneto, mantem-se, com mais à-vontade, na linha da chamada poesia popular. E é precisamente nesta linha da expressão tradicional, que cultiva, ia a dizer, inevitavelmente, a quadra rimada.
E é nesta faceta fundamental que se exprime para revelar outra paixão. Repare-se no entusiasmo com que mostra e demonstra o seu amor à terra natal. Olhão é alvo deste quasi culto filial, que lhe inspira, na sua variedade de aspectos uma série de quadros sobre sítios, ruas, bairros, tipos humanos da sua terra adoptiva.
E os versos em que exprime esta espécie de paixão são, fluentes, despreocupados, sem artifícios, diretos e espontâneos.
Assim, sem pretensões e quasi sempre de forma singelamente e, à maneira popular, bem conseguida, eis o trabalho do autor.
Prefacio-JM-para-DeodatoPires-.jpg


____________


Hino a Florbela Espanca

Poetisa da dor, te designaram
Pelos versos trágicos que escreveste,
Infortúnios e desditas que sofreste,
Dramas que na vida te marcaram...

Entes que amaste e não te amaram,
Frustrações que sentiste a cada instante,

Gravadas num lirismo impressionante
Que outros, até hoje, não igualaram!...

Lutaste até ao fim, num desespero
De Alma torturada, em exagero
Submersa na mágoa e na tristeza...

Sucumbiste, vergada p'lo Destino
Legando em Sonetos, excelso Hino,
A toda a Poesia Portuguesa!..

  • Notas Biográficas

- Texto de Neto Gomes no Jornal do Algarve: "Deodato Pires, foi um homem simples, educado, mestre na vivência da família, construtor de amizades, genuíno, amando Olhão, como se nada mais existisse para amar. Alentejano, natural de Aldeia Nova de S. Bento, que chegou à Vila Cubista da Restauração, com 14 anos, mas logo foi adoptado como algarvio de Olhão. Conceição Pires, sua esposa, ambos talhados para a valorização da cultura e os valores da sociedade olhanense, encontrou nele um marco de cultura e de valores, que a ajudaram, até na ribalta da politica, a liderar por bastante tempo a Junta de Freguesia de Olhão. Sócio n.º 1 do Sporting Clube Olhanense, a página on-line do Sporting Clube Olhanense, a que tivemos acesso, lembra que: “Olhão e o Olhanense ficam mais pobres, pois faleceu o sócio número 1 rubro-negro, Deodato Pires.” O Olhanense emitiu a seguinte Nota de Pesar: “O nosso clube está de luto pelo falecimento do sócio número 1, Deodato Domingos Pires. Nascido há 91 anos em Vila Nova de São Bento, residia na nossa cidade desde os 14 anos. Além da dedicação associativa ao nosso emblema (foi distinguido com o Prémio Cassiano em 2019) notabilizou-se na área cultural como autor de vários livros de poesia. Foi presidente do Elos Clube de Olhão e fez parte do executivo da Junta de Freguesia de Olhão liderado pela sua esposa, Maria da Conceição Pinto Pires. Deodato era fidelíssimo nas suas convicções e preocupações humanas e na luta por uma sociedade equilibrada e culturalmente mais humana, muito empenhado nos valores sociais, da família, da comunidade, procurando sempre elevar o património cultural de Olhão, pelo que constituía um símbolo da cultura Olhanense. Foi homenageado pela Cidade de Olhão com a atribuição da Medalha de Mérito Grau Ouro"

- No blogue da AAAETC, João Leal num texto sobre Conceição Pires escreve: "A sua fixação em Olhão acontece com o casamento havido com o saudoso amigo e laureado poeta Deodato Pires. Ali exploraram um estabelecimento de mercearias, sito na Barreta e ganharam a simpatia e o carinho da população daquela povoada zona citadina olhanense, contando-se por centenas os «afilhados» que possuem".

  • Bibliografia

- Repensando (Poesia)2006
- Cantos e Recantos dos Meus Encantos (poesia)
- (Re)Viver Olhão(Poesia)

- 2006 - Apresentação do Livro de Poesia de Deodato Pires "Repensando", com prefácio do Prof. João Leal, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Olhão

  • Pode saber mais sobre Deodato Pires nos seguintes links:

Deodatopires2012-1.jpg
https://postal.pt/sociedade/2020-09-08-Morreu-Deodato-Domingos-Pires-um-apaixonado-pelo-Olhanense
- 2020 - Notícia do falecimento de Deodato Domingos Pires
- 2007 - Olhão e o Olhanense ficam mais pobres, pois faleceu o sócio número 1 rubro-negro, Deodato Pires.
- Deodato Pires no blogue de Poesia Ibero-Americana.
- 2018 - Notícia sobre a Feira do Livro de Olhão onde Deodato Pires e a sua esposa participaram
- 2008 - Olhão no Rio de Janeiro. Vídeo da APOS quando acompanhou o Elos Clube de Olhão ao Rio de Janeiro numa viagem comemorativa da travessia atlântica do caíque Bom Sucesso.
- 2009 - Apresentação dos novos livros de Conceição Pires e Deodato Pires ELUCIDÁRIO, Olhão da Restauração, 200 anos Cidade e Freguesias e (RE)VIVER OLHÃO POESIA respetivamente.