Brito, José Inácio

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search

José Inácio de Brito.GIF

  • José Inácio de Brito

Nasceu a 1 de fevereiro de 1929 em Faro
Vive em Faro
Professor, Pedagogo e Artista

  • Breve biografia


A vida profissional do nosso "Mestre Zé de Brito" passou por Faro, Évora e Porto, onde foi professor, diretor e orientador de estágios pedagógicos.
Em 1949/1950, aquando da inauguração da Escola Técnica Elementar Serpa Pinto, em Faro*, José de Brito iniciou as suas atividades pedagógicas na companhia de outros ilustres professores: "o Diretor e conhecido pintor Jorge Escalço Valadas, os drs. Formosinho Mealha, Conceição Sintra, eng. Diamantino Piloto, prof. Américo Nunes da Costa, cónego Vieira Falé, mestres, além do referido, José Alfredo de Sousa, Mário Mateus, António Nicolau, etc", como "Auxiliar Provisório de Trabalhos Manuais.
Nos anos 50 a 70 desenvolveu a sua atividade na Escola Industrial e Comercial de Évora** onde desempenhou as funções de Presidente do Conselho Diretivo.
O Mestre José de Brito é também artista e o seu amigo e antigo aluno João Leal, num dos seus artigos realça a beleza dos seus trabalhos em talha e refere que estes são dignos de pertencer ao espólio de qualquer museu, nomeadamente ao Museu Municipal da sua cidade natal.


Logotipoaaaetc.jpg

E é da autoria de José de Brito o logotipo da AAAETC - Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, cujo blogue pode ver no seguinte link:
http://costeletasfaro.blogspot.com/2019/01/


AAAETC-2018.JPG

Fotografia de 2018 no blogue AAAETC com Brito Figueira, José Brito, Isabel Coelho, Mário Zambujal, Poeira e Piloto.

Premio2.JPG
Fotografias de 2016 no blogue da AAAETC: Inês; O Patrono Professor José Inácio de Brito e a Diretora Ana Paula, entregam o prémio à mãe da aluna Costeleta Inês Quintas Soveral

  • Veja mais sobre José Inácio de Brito nos seguintes links:

- CRÓNICA DE FARO: “Bodas de Prata” dos “costeletas”

- Crónica de João Leal no jornal do Algarve a propósito do seu 90º aniversário


  • in https://arquivo.pt: