Zambujal, Mário

From Wikipédia de Autores Algarvios
Revision as of 18:16, 18 November 2020 by 81.193.228.92 (talk) (Created page with "File:Mariozambujal1954faro.png 2018 na escola Tomás Cabreira File:Zambujal1954faro-cafe-acordeon.jpg|236px...")

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

Mariozambujal1954faro.png 2018 na escola Tomás Cabreira 1954 - Faro - Café Acordeon

  • Mário Joaquim Marvão Gordilho Zambujal

Moura, 5/3/1936.
Escritor, jornalista, guionista, apresentado de televisão. É um dos nomes maiores da literatura portuguesa contempo­rânea.
Foi aluno das escolas "Técnica Elementar Serpa Pinto" e "Industrial e Comercial de Faro" / Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro nos anos 50 do século XX, onde frequentou o Ciclo Preparatório e o Curso Geral do Comércio.


  • Excerto da Crónica dos Bons Malandros:

"Quem é?..."

Ficaram de olhos espetados na porta como se pudessem ver quem estava do outro lado. A campainha tocara por quatro vezes, apressada e suplicante,suspendendo as conversas. o bate-bate dos talheres, até as mandíbulas inertes a meia viagem da mastigação.
"Quem é?..."
"Sou eu, o Silvino!"
Era uma voz miada, fininha, um sussurro que encheu a sala, um grito segredado.
Os outros respiraram, num primeiro alívio, mas ainda na retranca: bom, era o Silvíno, vá lá, mas vinha tarde e trazia fogo no rabo. Em passos de sombra,silencioso e profissional, Renato chegou à porta, abriu-anuma brusquidão sem aviso, e o solicitante, encostado por fora, derramou-se ao comprido no soalho de cera da sala de jantar.
"Onde estiveste? que andaste a fazer?"


  • Breve Biografia:
Mário Joaquim Marvão Gordilho Zambujal jornalista, diretor de jornais desportivos,  escritor. Conhecido do grande público por ter participado em vários programas televisivos, sobretudo ligados ao desporto. Escreveu guiões para séries televisivas protagonizadas por alguns dos nossos maiores atores, como Raul Solnado.A 30 de Julho de 1984 foi feito Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
É irmão de Francisco Manuel Marvão Gordilho Zambujal, famoso caricaturista de A Bola, e pai de Isabel Zambujal, autora de literatura infanto-juvenil.


  • Bibliografia

- Crónica dos Bons Malandros, 1980.
- Filme a Crónica dos Bons Malandros de Fernando Lopes (produção e realização) com João Perry, Duarte Nuno, Lia Gama, Maria do Céu Guerra, Nicolau Breyner, Paulo de Carvalho. Música por de Paulo de Carvalho, Raul Ferrão, Joni Galvão e Rui Veloso. Autoria: Mário Zambujal, Fernando Lopes, Artur Semedo, 1984.
- Histórias do Fim da Rua, 1983.
- À Noite Logo se Vê, 1986.
- Fora de Mão, 2003.
- Os Novos Mistérios de Sintra de Alice Vieira, José Jorge Letria, José Fanha, João Aguiar, Mário Zambujal e Luísa Beltrão, 2005.
- Primeiro as Senhoras, 2006.
- O Código D'Avintes de Alice Vieira, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, José Fanha, Mário Zambujal, Rosa Lobato de Faria e João Aguiar, 2006.
- Já Não Se Escrevem Cartas de Amor, 2008.
- Crónica dos Bons Malandros (DVD-Vídeo) de Fernando Lopes com Nicolau Breyner, Lia Gama, João Perry e Maria do Céu Guerra, Edição NOS de 2008.
- Uma noite não são dias, 2009.
- Dama de Espadas, 2010.
- Longe é um bom lugar, 2011.
- Cronica Dels Bons Trinxeraires (em espanhol), 2012.
- Cafuné, 2012.
- O Diário Oculto de Nora Rute, 2013.
- À Noite Logo Se Vê, 2013.
- Serpentina, 2014.
- Uma Noite não são dias, 2015.
- Talismã - a Desordem Natural das Coisas, 2015.
- Romão e Juliana, 2016.
- Então, Boa Noite, 2018.
- Rodopio, 2019.
Mariozambujal-na-wook-livros-e-dvd.png
Clique aqui para passar a uma página da wook.pt com os livros acima.


  • Veja mais sobre Mário Zambujal nos seguintes links:

- Na Wikipédia.
- No blogue Cont'Arte.
- Entrevista a MZ na mgg.sapo.pt em 2019.
- Artigo do blogue AAAETC sobre 3 antigos alunos, entre os quais MZ.
- Página de alunas da escola Tomás Cabreira, com textos e leituras áudio de alguns autores da escola, entre os quais MZ.
Mariozambujalfotoentrevista.jpg Mariozambujalfotosite.jpg

in https://arquivo.pt
- 2004 - Mário Zambujal numa entrevista a aind.pt fala do seu irmão FZ e diz. "O Francisco Zambujal era uma personalidade fantástica! Tínhamos apenas um ano de diferença de idades e fazíamos jornais de parede. Eu fazia o texto e ele os bonecos." e "... pois muito novos começámos a fazer jornalismo. Para além disso, naqueles exercícios a que hoje se chama uma composição, e que na altura se chamava uma redacção, nas escolas promovia-se o gosto pela escrita. O primeiro trabalho meu a ser publicado foi uma redacção escolar que um professor de português insistiu que eu mandasse para um jornal. Era um conto de humor um bocado infantil, mas de que ele gostou." e foi publicado nos ""Ridículos”, que era um jornal satírico do Bairro Alto. Foi aí que fiquei logo ligado ao Bairro Alto".
- 2006 - Comentários ao livro "Crónica dos Bons Malandros".
- 2007 - Notícia sobre a presença de MZ na feira do livro de Faro.
- 2009 - Comentários ao livro "Já não se escrevem Cartas de Amor".
- 2009 - Notícia sobre o livro "Histórias do Fim da Rua".
- 2010 - Notícia sobre a apresentação do livro " Dama de Espadas…" em Setúbal.
- 2012 - Listagem de algumas obras de MZ.
- 2013 - Notícia sobre o livro"O Diário Oculto de Nora Rute".
- 2013 - Notícia sobre o "Jornal Sénior" de MZ.
- 2013 - Comentários ao livro "Crónica dos Bons Malandros".
- 2015 - Notícia sobre entrevista entre MZ e a filha.
- 2016 - Fotografia de MZ com as filhas.