Difference between revisions of "Serafim, Joaquim Laginha"

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search
Line 5: Line 5:
 
Loulé, 21/01/1921 - Lisboa 28/11/1994.<br />
 
Loulé, 21/01/1921 - Lisboa 28/11/1994.<br />
 
  Professor Catedrático. Engenheiro Civil. Projetista. Autor de livros técnicos.
 
  Professor Catedrático. Engenheiro Civil. Projetista. Autor de livros técnicos.
 +
 +
 +
* '''Notas Biográficas'''
 +
 +
'''Laginha Serafim''' concluiu os estudos no Liceu de Faro, depois escola Serpa Pinto, seguindo depois para o Instituto Superior Técnico onde se licenciou em Engenharia Civil, em 1944, com alta classificação. Após a conclusão foi convidado a frequentar um curso nos Estados Unidos, no Massachusets Institute of Technology (MIT), destinado a cientistas e engenheiros estrangeiros.
 +
Laginha Serafim notabilizou-se como técnico de renome internacional, desenvolvendo uma vasta atividade profissional no campo da engenharia civil, desempenhando diversos cargos de elevada responsabilidade e conhecimento técnicos designadamente como: Engenheiro da Direcção Geral dos Recursos Hidráulicos, em 1946, na Hidroeléctrica do Zêzere, em 1946/1947, na Secção de Barragens de 1947 a 1963 do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Integrou a Comissão Internacional das Grandes Barragens, desde 1948, de que foi Vice-Presidente entre 1988 e 1991 e as Comissões Técnicas do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes, nomeadamente da Sub-Comissão do Regulamento de Segurança de Barragens. Contudo, destacou-se, particularmente, como autor de projetos de construção de barragens, um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Marrocos, Espanha, Itália, Moçambique, Angola, Venezuela, Estados Unidos, Turquia, Jugoslávia, Canadá, Brasil, Irão, etc. Em Portugal, projectou as barragens de Castelo de Bode, Boução e Cabril, entre outras.
 +
Dotado de espírito empreendedor fundou a empresa COBA — Consultores de Engenharia e Ambiente, em 1962, empresa CONSULPRESA — Consultores de Presas y Aprovechamientos, Madrid, Espanha, em 1963, de que foi Presidente, até 1972, e empresa ERN — Engenharia de Recursos Naturais, SA, no Rio de Janeiro, Brasil, em 1968. Paralelamente, professor catedrático das Universidades de Coimbra e Maputo, integrando de numerosas sociedades científicas.
 +
Laginha Serafim recebeu vários prémios e distinções, tendo agraciado pela Câmara de Loulé, em 1993, e faz parte da toponímia da cidade.
 +
 +
 +
 +
 +
* '''Bibliografia:'''
 +
 +
- '''''O Mercado Financeiro Português''''',1966.<br />
 +
- '''''Política Orçamental e Estabilização Económica''''', 1976.<br />
 +
- '''''Economic Effects of Public Debt''''', 1977.<br />
 +
- '''''A Política Económica do Governo de Sá Carneiro''''', 1982.<br />

Revision as of 11:59, 16 March 2022

Laginha3.jpg Laginha1.jpg Laginha.jpg

Joaquim Laginha Serafim

Loulé, 21/01/1921 - Lisboa 28/11/1994.

Professor Catedrático. Engenheiro Civil. Projetista. Autor de livros técnicos.


  • Notas Biográficas

Laginha Serafim concluiu os estudos no Liceu de Faro, depois escola Serpa Pinto, seguindo depois para o Instituto Superior Técnico onde se licenciou em Engenharia Civil, em 1944, com alta classificação. Após a conclusão foi convidado a frequentar um curso nos Estados Unidos, no Massachusets Institute of Technology (MIT), destinado a cientistas e engenheiros estrangeiros. Laginha Serafim notabilizou-se como técnico de renome internacional, desenvolvendo uma vasta atividade profissional no campo da engenharia civil, desempenhando diversos cargos de elevada responsabilidade e conhecimento técnicos designadamente como: Engenheiro da Direcção Geral dos Recursos Hidráulicos, em 1946, na Hidroeléctrica do Zêzere, em 1946/1947, na Secção de Barragens de 1947 a 1963 do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Integrou a Comissão Internacional das Grandes Barragens, desde 1948, de que foi Vice-Presidente entre 1988 e 1991 e as Comissões Técnicas do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes, nomeadamente da Sub-Comissão do Regulamento de Segurança de Barragens. Contudo, destacou-se, particularmente, como autor de projetos de construção de barragens, um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Marrocos, Espanha, Itália, Moçambique, Angola, Venezuela, Estados Unidos, Turquia, Jugoslávia, Canadá, Brasil, Irão, etc. Em Portugal, projectou as barragens de Castelo de Bode, Boução e Cabril, entre outras. Dotado de espírito empreendedor fundou a empresa COBA — Consultores de Engenharia e Ambiente, em 1962, empresa CONSULPRESA — Consultores de Presas y Aprovechamientos, Madrid, Espanha, em 1963, de que foi Presidente, até 1972, e empresa ERN — Engenharia de Recursos Naturais, SA, no Rio de Janeiro, Brasil, em 1968. Paralelamente, professor catedrático das Universidades de Coimbra e Maputo, integrando de numerosas sociedades científicas. Laginha Serafim recebeu vários prémios e distinções, tendo agraciado pela Câmara de Loulé, em 1993, e faz parte da toponímia da cidade.



  • Bibliografia:

- O Mercado Financeiro Português,1966.
- Política Orçamental e Estabilização Económica, 1976.
- Economic Effects of Public Debt, 1977.
- A Política Económica do Governo de Sá Carneiro, 1982.