Difference between revisions of "Régio, José - Livros Proibidos"

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search
 
(No difference)

Latest revision as of 14:30, 15 April 2024

Regiofoto.jpg Regiolivro.jpg Regiocensuralivro.jpg JoaoVilaret recita CantigoNegro-de-JoseRegio.png
[1](Link youtube para o Cântigo Negro de José Régio declamado por João Vilaret)

  • José Régio

José Régio (1901-1969), de seu nome civil José Maria dos Reis Pereira, é um dos mais notáveis escritores da metade central do século XX português. Poeta, romancista, dramaturgo, ensaísta, novelista, contista, cronista, memorialista e historiador da literatura nacional, foi um dos fundadores da revista "Presença" (marco do Segundo Modernismo Português) e grande conhecedor e colecionador de arte sacra. Estreando-se com o livro Poemas de Deus e do Diabo, desde logo se afirmou como uma voz única, que tem na irreverente independência criadora do poema «Cântico Negro» um sinal da sua atualidade, ao ponto de o seu «... não vou por aí!» ter entrado na linguagem comum, no que será um dos casos raros na nossa história literária.

  • Livro proibido - Jogo da Cabra Cega

Publicado em 1934 é o primeiro romance de José Régio. Foi apreendido pela Censura do Estado Novo logo após a sua publicação, embora tenha sido reeditado várias vezes, ainda durante o regime anterior. A causa da proibição residiu no facto de o livro tratar de delicados problemas morais, tendo como pano de fundo uma questão de homossexualidade, subtilmente disfarçada, mas que, todavia, não passou despercebida aos funcionários incumbidos de zelar pelos bons costumes.

  • Excerto 1
E súbito, essa inspeção apaixonou-me de tal modo que Jaime não pôde deixar de ma descobrir, nem eu, apesar disso, de a continuar. É que de facto, só agora o via: em pormenor e em conjunto. Oh, as linhas do seu rosto nada ofereciam de particularmente notável a um primeiro olhar indiferente!: A testa era alta, escanteada, as orelhas bem desenhadas e pequenas, o nariz firme tendia a alongar-se sobre a boca, e a boca fria, um tanto grande, a descer aos cantos. A parte média do seu rosto sugeria pois maturidade e amargura, digamos até qualquer coisa como velhice. Mas logo o queixo forte, modelado, partido ao meio verticalmente, modificava essa impressão. E a cabeça antes pequena, altiva, coberta de cabelos castanhos bem penteados, ondeados, finos como fios de seda, exibia (é o termo) exibia uma natural juvenilidade: uma juvenilidade independente dos anos. Na verdade, Jaime Franco podia passar por belo. 
  • Excerto 2
Vinha depois aquela prima Baptista, velha prima fanática, rica, fantasista e despótica, médica e diretora de consciência da família, ante cujos imprevisíveis caprichos todos tremiam; tremia minha mãe, tremia a doce tia Carmo, tremia a tia Corália, tremia o importante primo Galiano, tremia meu próprio pai. Prima Baptista lera a Bíblia inteira, conhecia ervas para todos os males, emprestava dinheiro a juros, e tomava a responsabilidade das suas opiniões nos mais delicados casos domésticos. Tenho notado que as pessoas de feitio autoritário, irritável e excêntrico – se impõem facilmente. Prima Baptista exercia sobre toda a família uma tirania estranha, por vezes divertida, que ninguém pensava em contestar. Fora ela que um dia decidira (e de tal decisão dera sinais) que eu viria mais tarde a casar com a Dores. Desde então, ficara assente: eu viria a ser marido das Dores. E logo este enlace parecera tão natural, tão desejável, digamos; tão fatal, que em toda a família só eu pensava que essa resolução da prima Baptista poderia não passar dum projeto da prima Baptista…; projeto que, para chegar a bom termo, exigia duas assinaturas: a de Dores e a minha.
  • Poema "Cântico negro"
1-cc3a2ntico-negro.jpg

Para saber mais:
http://domedioorienteeafins.blogspot.com/2022/08/jose-regio-e-homossexualidade.html


Logo25abril50anosleiturascensuradas.png

Wiki-nao-censurada-lapisazul.png

Voltar à Página Inicial da wiki 25 de Abril - 50 anos - Leituras em Liberdade