Difference between revisions of "Penedo, Leão"

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search
Line 12: Line 12:
  
 
*'''Notas Biográficas'''<br />
 
*'''Notas Biográficas'''<br />
'''Leão Penedo''' formou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1931, terminando o curso com uma elevada classificação. Especializa-se seguidamente em Cirurgia ginecológica. Na década de quarenta do século passado frequentou durante dois anos o Chicago Tumour Institute, nos Estados Unidos da América. A partir de 1948 passou a exercer clínica em Faro até 1969, desempenhou a posição de diretor clínico no Hospital Distrital de Faro. Desde 1953, também ocupou a posição de Cirurgião-Chefe dos Serviços de Cirurgia do Hospital de Vila Real de Santo António. Exerceu, igualmente, a posição de médico das Caixas de Previdência, tendo cumprido, durante alguns anos, as funções de diretor distrital e de inspetor nesta instituição.
+
'''Leão Penedo''' um farense que conjuntamente com outros algarvios integraram o movimento neorrealista, a nível literário, como Assis Esperança (Faro), Manuel do Nascimento (Monchique) e Vicente Campinas (Vila Real de Santo António). Destacou-se em diversos domínios da arte como a novela, o romance, o teatro e o cinema, que utilizou para denunciar situações de miséria e de opressão social que predominam na sua obra impregnada de realismo, fazendo de Leão Penedo um dos mais ativos algarvios nesse movimento. Teve uma produção intensa, desde a sua primeira obra “Multidão”, (1942), “Caminhada” (1943), “Circo” ( 1946), “A Raiz e o Vento” ( 1954), etc.
Representou, por três vezes, os Serviços Médico-Sociais Portugueses no Conselho da Europa em Estrasburgo, e participou num programa da NATO, no qual viajou a vários centros médicos nos Estados Unidos da América e ao Canadá para estudar os sistemas utilizados. Autor de obras especializadas na área da medicina, colaborou ainda, em várias revistas médicas, e fez comunicações em diversos congressos.
+
Alguns dos seus livros foram adaptados ao cinema, como é o caso do “Circo” transformado em Saltimbancos, com os atores Raul Semedo e Maria Olguim; Sonhar é Fácil, com os atores António Silva e Laura Alves, entre outras obras que foram surgindo.
Como poeta, publicava com frequência em diversas publicações do Algarve, especialmente na revista Costa d' Oiro, e no semanário Correio do Sul. Foi por diversas vezes premiado em torneios públicos, tendo obtido por exemplo o 1.º Prémio do Soneto nos Jogos Florais de Férias da Zona Sul, em 1950.
+
Foi Leão Penedo, um homem de muitas acções a destacar, que trabalhou num tempo de todos os constrangimentos, em que se impunha a decência dos costumes, em que a pequena sociedade se mascarava…
 +
 
  
 
* '''Bibliografia:'''<br />
 
* '''Bibliografia:'''<br />
  
'''''O CARCINOMA BRÔNQUICO PRIMITIVO''''' (sobre o cancro primitivo nos pulmões); <br />  
+
- '''''Multidão''''' (1942)<br />
'''''A CASE OF MYOMECTOMY IN A PREGNANT UTERUS ENDINWITH THE BIRTH OF FRATERNAL''''' (comunicação apresentada em Genebra num congresso da ISC (Sociedade Internacional de Cirurgia);<br />  
+
- '''''Caminhada''''' (1943)<br />
'''''BREVES NOTAS DE HISTÓRIA DE OBSTETRÍCIA''''' (conferência realizada em Faro, aquando do ani
+
- '''''Circo''''' (1946) (deu origem ao argumento do filme Saltimbancos, de Manuel Guimarães)<br />
 +
- '''''A Raiz e o Vento''''' (1954)<br />
 +
- '''''O Homem Enjaulado'''''<br />
 +
- '''''Sonhar é Fácil''''' (1951) (co-autoria do argumento do filme de Perdigão Queiroga)<br />
 +
- '''''D. Roberto''''' (1962) (argumento do filme de Ernesto de Sousa)<br />

Revision as of 11:28, 5 May 2022

Leao.jpg Leão-Penedo-sépia.jpg

  • Leão do Nascimento Penedo

Tavira, 13/08/1916 - Lisboa, 22/01/1976

Escritor. Jornalista. Argumentista. 

Leao penedo helga line.jpg


  • Notas Biográficas

Leão Penedo um farense que conjuntamente com outros algarvios integraram o movimento neorrealista, a nível literário, como Assis Esperança (Faro), Manuel do Nascimento (Monchique) e Vicente Campinas (Vila Real de Santo António). Destacou-se em diversos domínios da arte como a novela, o romance, o teatro e o cinema, que utilizou para denunciar situações de miséria e de opressão social que predominam na sua obra impregnada de realismo, fazendo de Leão Penedo um dos mais ativos algarvios nesse movimento. Teve uma produção intensa, desde a sua primeira obra “Multidão”, (1942), “Caminhada” (1943), “Circo” ( 1946), “A Raiz e o Vento” ( 1954), etc. Alguns dos seus livros foram adaptados ao cinema, como é o caso do “Circo” transformado em Saltimbancos, com os atores Raul Semedo e Maria Olguim; Sonhar é Fácil, com os atores António Silva e Laura Alves, entre outras obras que foram surgindo. Foi Leão Penedo, um homem de muitas acções a destacar, que trabalhou num tempo de todos os constrangimentos, em que se impunha a decência dos costumes, em que a pequena sociedade se mascarava…


  • Bibliografia:

- Multidão (1942)
- Caminhada (1943)
- Circo (1946) (deu origem ao argumento do filme Saltimbancos, de Manuel Guimarães)
- A Raiz e o Vento (1954)
- O Homem Enjaulado
- Sonhar é Fácil (1951) (co-autoria do argumento do filme de Perdigão Queiroga)
- D. Roberto (1962) (argumento do filme de Ernesto de Sousa)