Difference between revisions of "Coroa, Emílio Campos"

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search
Line 7: Line 7:
 
*'''Destaque Biográfico'''
 
*'''Destaque Biográfico'''
  
  Médico, com especialidade de Oftalmologia, dramaturgo, ator, escritor, professor na [[Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro | Escola Industrial e Comercial de Faro / Escola Secundária de Tomás Cabreira]] em meados do século XX. Foi um grande dinamizador do teatro e da cultura no distrito de Faro. Criou o Grupo de Teatro Lethes, radicado no Teatro com que deu o nome, que atuou por todo o Algarve, Lisboa Açores e França. Também se dedicou ao cinema realizando e interpretando a película "O Infante de Sagres". Foram-lhe prestadas diversas homenagens, como a Medalha de Mérito Grau Ouro pela CMF, entre outras.
+
  Médico, com especialidade de Oftalmologia, dramaturgo, ator, escritor, professor na [[Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro Escola Industrial e Comercial de Faro / Escola Secundária de Tomás Cabreira]] em meados do século XX. Foi um grande dinamizador do teatro e da cultura no distrito de Faro. Criou o Grupo de Teatro Lethes, radicado no Teatro com que deu o nome, que atuou por todo o Algarve, Lisboa Açores e França. Também se dedicou ao cinema realizando e interpretando a película "O Infante de Sagres". Foram-lhe prestadas diversas homenagens, como a Medalha de Mérito Grau Ouro pela CMF, entre outras.
  
  

Revision as of 09:15, 26 October 2021

Camposcoroa.png

  • Emílio Campos Coroa.

Beja, 2/9/1928 - Faro, 25/10/1985.


  • Destaque Biográfico
Médico, com especialidade de Oftalmologia, dramaturgo, ator, escritor, professor na Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro  Escola Industrial e Comercial de Faro / Escola Secundária de Tomás Cabreira em meados do século XX. Foi um grande dinamizador do teatro e da cultura no distrito de Faro. Criou o Grupo de Teatro Lethes, radicado no Teatro com que deu o nome, que atuou por todo o Algarve, Lisboa Açores e França. Também se dedicou ao cinema realizando e interpretando a película "O Infante de Sagres". Foram-lhe prestadas diversas homenagens, como a Medalha de Mérito Grau Ouro pela CMF, entre outras.


  • Obras publicadas (entre outras):

- O Teatro Amador de Faro, 1964.
- Túnel, 1976.


  • Veja mais sobre o Dr. Emílio Campos Coroa nos seguintes links:

Na Wikipédia.

- 2019/2020- No blogue Cont'Arte.

  • in https://arquivo.pt:

- 1998- Inauguração em Faro da "Casa de Emílio Campos Coroa".

- 2002- Referência ao facto de ter sido sócio fundador da Académica.

- 2005- Texto sobre Emílio Campos Coroa.

- 2008- Texto sobre o cinquentenário do Teatro Lethes.

- 2008- Data da morte de Emílio Campos Coroa.

- 2009- Notícia sobre a certificação do Teatro Lethes.

- 2009- Texto de Marcelino Viegas.

- 2010- Texto sobre Emílio Campos Coroa.

- 2013- Texto sobre Emílio Campos Coroa no blogue Absorto.

- 2017- Texto de Teodomiro Neto com referências a Emílio Campos Coroa.

- 2018- Texto de João Leal sobre o Teatro Lethes.