Difference between revisions of "Caetano, Domingos (Iris)"

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search
Line 8: Line 8:
 
<br />
 
<br />
 
*'''Biografia'''<br />
 
*'''Biografia'''<br />
  '''Domingos Caetan'''o sonhava ser Veterinário, até que em 1975 quando o seu irmão mais velho regressa do Ultramar e traz uma guitarra, o leva a mudar de ideias.<br />Fascinado pela música, começa a seguir artistas locais da Fuzeta, entre eles o grupo Pop 2002, constituído por Zeca Frazão, Ludgero e Graciano.<br />Começou por ser um autodidata no mundo da música, até que depois ingressou no conservatório em Faro onde teve formação musical de piano e acústica.<br />Iniciou a sua atividade profissional a tocar em bailes, até que começou a tocar em eventos nos hotéis.<br />Em 1989 começou na banda Íris a trabalhar como banda privativa no Hotel Atlantis.<br />Em 1995 a banda gravou o primeiro disco, mais tarde Domingos criou uma escola de música na Fuzeta, “onde me dedico a fazer músicos até hoje”.<br />Um dos seus alunos mais conhecidos é o cantor Diogo Piçarra.<br />As suas realizações pessoais passam por gravar discos, fazer concertos e compor temas musicais.<br />A sua paixão secreta é a parapsicologia e o esoterismo, já teve experiências espíritas muito complicadas.<br />Em 2000 venceu um tumor no cérebro.<br />Adora tudo no Algarve e tudo o que faz é sempre feito com muita paixão, é uma pessoa muito persistente e geralmente nunca usa a palavra “desisto”.<br /> in:https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Caetano
+
  '''Domingos Caetano''' sonhava ser Veterinário, até que em 1975 quando o seu irmão mais velho regressa do Ultramar e traz uma guitarra, o leva a mudar de ideias.<br />Fascinado pela música, começa a seguir artistas locais da Fuzeta, entre eles o grupo Pop 2002, constituído por Zeca Frazão, Ludgero e Graciano.<br />Começou por ser um autodidata no mundo da música, até que depois ingressou no conservatório em Faro onde teve formação musical de piano e acústica.<br />Iniciou a sua atividade profissional a tocar em bailes, até que começou a tocar em eventos nos hotéis.<br />Em 1989 começou na banda Íris a trabalhar como banda privativa no Hotel Atlantis.<br />Em 1995 a banda gravou o primeiro disco, mais tarde Domingos criou uma escola de música na Fuzeta, “onde me dedico a fazer músicos até hoje”.<br />Um dos seus alunos mais conhecidos é o cantor Diogo Piçarra.<br />As suas realizações pessoais passam por gravar discos, fazer concertos e compor temas musicais.<br />A sua paixão secreta é a parapsicologia e o esoterismo, já teve experiências espíritas muito complicadas.<br />Em 2000 venceu um tumor no cérebro.<br />Adora tudo no Algarve e tudo o que faz é sempre feito com muita paixão, é uma pessoa muito persistente e geralmente nunca usa a palavra “desisto”.<br /> in:https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Caetano
  
 
[https://www.algarveprimeiro.com/d/domingos-caetano/1308-36 - Artigo do Algarve Primeiro  sobre Domingos Caetano]<br />
 
[https://www.algarveprimeiro.com/d/domingos-caetano/1308-36 - Artigo do Algarve Primeiro  sobre Domingos Caetano]<br />
Domingos Caetano é natural da Fuzeta, concelho de Olhão e, desde a tenra idade que tem enaltecido a região algarvia, quer pelo seu grandioso talento, quer pela luta em fazer chegar mais longe o que de melhor se faz em termos musicais em português e com pronúncia típica algarvia.
 
  
+
[https://postal.pt/saude/2019-08-31-domingos-caetano-partilhou-como-travou-uma-dura-luta-contra-um-tumor-no-cerebroDomingos - Artigo do Postal onde Domingos Caetano partilhou como travou uma dura luta contra um tumor no cérebro.]
Num percurso musical que começou nas escadas do Liceu João de Deus em Faro, o então autodidata Domingos Caetano começou a tocar guitarra, ingressando mais tarde no Conservatório Regional do Algarve, onde aprofundou o conhecimento em guitarra-clássica, piano e educação musical e acústica. Falar de Domingos Caetano é afirmar a banda IRIS, desde os tempos da sua fundação.
 
 
A concretização da Banda IRIS teve início em Julho de 1979, em que um grupo de quatro rapazes se juntou para tocar e fazer música. Os bares e bailes da região foram os palcos de um talento musical que rapidamente chegou a uma unidade hoteleira em Vilamoura e aos grandes eventos realizados no Algarve.
 
 
Devido à facilidade e originalidade de comunicação do seu fundador, vocalista principal e guitarra solo, a banda foi marcando a diferença no estilo original. Foi o mote para a banda de Domingos Caetano pensar noutros palcos.
 
 
Interventiva e capaz de lutar pelo sonho de chegar mais alto, a Banda IRIS, assinou um contrato discográfico em 1995, com a Vidisco de 3 CD`s, donde resultou o primeiro trabalho intitulado:"Vão Dar Banhó Cão", saído em setembro desse ano e produzido pelo inglês Neal Kay, tendo sido gravado nos estúdios JPN em Faro.
 
 
Um sucesso de vendas, este CD surpreendeu todos, inclusivamente os membros da banda que se viram confrontados com inúmeras solicitações para espetáculos entrevistas e participações em programas de rádio e televisão.
 
 
O CD atingiu mais de 20.000 cópias vendidas, tendo a banda sido galardoada com um Disco de Ouro. Os dados estavam lançados para o sucesso e, no ano seguinte surgiu o fenómeno da Banda IRIS: "Oh Mãe, Aquêle Moçe Batê-me", versão da música "The House Of The Rising Sun" imortalizada pelos Animals, foi sem dúvida o tema que fez a diferença, trazendo como maior inovação, as músicas rock cantadas com pronúncia algarvia, levando os "moços marafados" a efetuar mais de 60 espetáculos por todo o pais.
 
   
 
Outro ponto alto da carreira da banda foram os espetáculos no Coliseu de Lisboa e no Coliseu do Porto, onde as vendas voltaram a disparar e a surpreender devido ao elevado sucesso alcançado.
 
 
Empenhado em assegurar a mesma vitalidade original da banda, Domingos continua a ser o motor criativo do projeto, assinando temas da sua autoria e conduzindo a banda para um sentido ascendente.
 
 
“Ensemble Petrov”, destinguiu os IRIS como sendo a primeira banda rock portuguesa a conseguir o feito de gravar ao vivo com uma orquestra de cordas.
 
 
 
Domingos Caetano partilhou como travou uma dura luta contra um tumor no cérebro
 
  
 
POSTAL
 
POSTAL
Line 54: Line 34:
  
 
Para os fãs do Domingos Caetano, uma das Personalidades algarvias mais relevantes dos últimos 30 anos, repomos o seu testemunho em vídeo de 2018:
 
Para os fãs do Domingos Caetano, uma das Personalidades algarvias mais relevantes dos últimos 30 anos, repomos o seu testemunho em vídeo de 2018:
https://postal.pt/saude/2019-08-31-domingos-caetano-partilhou-como-travou-uma-dura-luta-contra-um-tumor-no-cerebro
+
 
  
  
  
 
[[Category:Autores]][[Category:Músicos]][[Category:Poetas]][[Category:Cantores]][[Category:Faro]][[Category:Olhão]][[Category:Agr. João de Deus, em Faro]]
 
[[Category:Autores]][[Category:Músicos]][[Category:Poetas]][[Category:Cantores]][[Category:Faro]][[Category:Olhão]][[Category:Agr. João de Deus, em Faro]]

Revision as of 11:40, 26 May 2021

Domingos.jpg
Domingos Caetano
É natural da Fuzeta.
Estudou no Liceu de Faro e no Conservatório Regional do Algarve
Músico. Cantor. Líder do Grupo Íris em 1979.
Professor de música.
Estudou na Escola Secundária de Olhão e no Liceu de Faro.
Vive na Fuzeta, Olhão.

  • Biografia
Domingos Caetano sonhava ser Veterinário, até que em 1975 quando o seu irmão mais velho regressa do Ultramar e traz uma guitarra, o leva a mudar de ideias.
Fascinado pela música, começa a seguir artistas locais da Fuzeta, entre eles o grupo Pop 2002, constituído por Zeca Frazão, Ludgero e Graciano.
Começou por ser um autodidata no mundo da música, até que depois ingressou no conservatório em Faro onde teve formação musical de piano e acústica.
Iniciou a sua atividade profissional a tocar em bailes, até que começou a tocar em eventos nos hotéis.
Em 1989 começou na banda Íris a trabalhar como banda privativa no Hotel Atlantis.
Em 1995 a banda gravou o primeiro disco, mais tarde Domingos criou uma escola de música na Fuzeta, “onde me dedico a fazer músicos até hoje”.
Um dos seus alunos mais conhecidos é o cantor Diogo Piçarra.
As suas realizações pessoais passam por gravar discos, fazer concertos e compor temas musicais.
A sua paixão secreta é a parapsicologia e o esoterismo, já teve experiências espíritas muito complicadas.
Em 2000 venceu um tumor no cérebro.
Adora tudo no Algarve e tudo o que faz é sempre feito com muita paixão, é uma pessoa muito persistente e geralmente nunca usa a palavra “desisto”.
in:https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Caetano

- Artigo do Algarve Primeiro sobre Domingos Caetano

- Artigo do Postal onde Domingos Caetano partilhou como travou uma dura luta contra um tumor no cérebro.

POSTAL

31-08-2019

Facebook Whatsapp Twitter Linkedin Mail Nem todos sabiam bem os contornos, mas Domingos Caetano, do IRIS, venceu uma dura luta contra um cancro, um dos momentos mais difíceis da sua vida, que partilhou no programa “A Tarde é Sua”, da TVI.


Domingos Caetano sempre teve orgulho das suas origens e da genuinidade de ser algarvio (Foto Rui Pimentel /POSTAL D.R.) O vocalista e fundador da banda IRIS, recordou os sintomas que o alertaram e que o fizeram consultar um médico. Depois do diagnóstico confirmado, o músico foi operado a um tumor no cérebro, em 2000.

Durante a recuperação da cirurgia, pediu à médica para acabar com o seu sofrimento, dores intensas de cabeça que o levaram a pedir para lhe porem termo à vida.

Mesmo assim, cerca de um mês depois da operação não se coibiu de continuar a atuar em concertos, só que de cabelo rapado devido à cirurgia.

Para os fãs do Domingos Caetano, uma das Personalidades algarvias mais relevantes dos últimos 30 anos, repomos o seu testemunho em vídeo de 2018: