Leal d'Oliveira, António
António Francisco Palermo Leal d'Oliveira
Faro, 1894 - Lisboa, 1977
Investigador. Pedagogo. Coronel. Escritor. Doutor em Educação Física. Fundador da Escola Superior de Educação Física da Sociedade de Geografia de Lisboa, precursora do INEF - Instituto Nacional de Educação Física.
- Ginásio Museu Leal d’Oliveira
Na Faculdade de Motricidade Humana subsiste um ginásio original, projetado de raiz para o edifício, que mantém a sua estrutura praticamente inalterada. O ‘Ginásio Sueco’ foi construído de acordo com a norma vigente na década de 1940. De acordo com os princípios que regeram a criação do Instituto Nacional de Educação Física (INEF), o sistema de ginástica de Ling, ou ‘método sueco’, constituía-se como uma ginástica formativa que através de exercícios variados e atraentes dotava os jovens de capacidades físicas e morais necessárias à dignificação da pessoa e à afirmação da pátria. Neste contexto, um conjunto de materiais eram necessários – espaldares, traves, banco sueco, cordas verticais, boque, plinto, cavalo, tapetes, colchões, postes de salto em altura, bolas medicinais, cordas, fitas, testemunhos para corridas de estafetas, espelhos de correção, etc. Muitos destes materiais permanecem, ainda hoje, no Ginásio Museu Leal d’Oliveira. O ginásio cumpre a dupla função de espaço letivo e de preservação da memória do edifício; geralmente, as variadas sessões solenes da Faculdade decorrem neste espaço. A atribuição do nome de António Leal d’Oliveira (1894-1977) ao ginásio deve-se ao facto de este ter sido o primeiro subdiretor do INEF e uma figura influente na história do Instituto. in:https://www.ulisboa.pt/patrimonio/ginasio-museu-leal-doliveira
Notas Biográficas
António Francisco Palermo Leal de Oliveira, mais comummente António Leal d'Oliveira, foi uma das figuras mais influentes e marcantes na discussão metodológica que em meados do século XX dividiu em Portugal os defensores da educação física e do desporto.
António Leal d'Oliveira frequentou a Escola do Exército, ingressando na carreira de oficial, onde atingiu o posto de coronel. Desde sempre interessado em educação física e desejando prosseguir carreira, nesta área, inscreve-se no Curso Normal de Educação Física, na Escola Normal Superior de Lisboa. No entanto não satisfeito com a qualidade do ensino, nesta instituição, vai para o Instituto Superior de Educação Física da Universidade de Gante, na Bélgica, onde conclui a licenciatura, em 1927 e em 1929 o doutoramento. Seguidamente estuda na Suécia a utilização da ginástica sueca na educação física. No regresso a Portugal, é colocado na Comissão Superior de Educação Física do Exército, onde desenvolve esforços com o objetivo de criar uma instituição específica de formação de professores de educação física em Portugal. Este objetivo só será alcançado em 1940 com a criação do Instituto Nacional de Educação Física (INEF), em consequência da sua persistente ação, tendo sido nomeado seu primeiro subdirector, embora exercendo interinamente, em várias ocasiões, o cargo de director. De permeio esteve envolvido, desde o início da década de 1930, mas foi um dos fundadores da Escola Superior de Educação Física da Sociedade de Geografia de Lisboa, que funcionou de 1930 a 1940 tendo por base o método de Ling.
Exerceu cargos internacionais de destaque em diversas instituições internacionais, como a vice-presidência (1953-1958) e presidência (1958-1970) da Federação Internacional de Educação Física (FIEP - Fédération Internationale d'Éducation Physique). Foi presidente honorário da FIEP até falecer.
- Condecorações
- Oficial da Ordem Militar de Avis de Portugal (5 de outubro de 1930) - Comendador da Ordem Militar de Avis de Portugal (10 de agosto de 1942) - Comendador da Ordem da Instrução Pública de Portugal (4 de abril de 1967) [10]
- Bibliografia
- Subsídios para a localização de Farrobilhas, antigo porto do termo de Loulé / Leal de Oliveira. Faro, [s.n.], 1978. - Technique et analyse des exercices de relaxation neuro-musculaire : travail présenté au 2éme Congrés Latin d' Education Physique. Lisbonne : [s.n.], 1956. - Alguns problemas da educação física e desporto mundiais. Lisboa : [s.n.], 1963. - A F.I.E.P. e a Educação Física Mundial. Lisboa : Soctip, 1968. - O congresso mundial de educação física de Istambul. Lisboa : Tip. Comp. Nac. Editora, 1954. - O papel dos exercícios físicos na formação da Nacionalidade e na vida do Império Português. [S.l. : s.n.], 1940. - A linguíada. [S.l. : s.n.], 1942. - A Escola de Educação Física do Exército : discurso. [S.l. : s.n.], 1933. - Manual de ginástica (com desenhos de Abílio Meireles). Lisboa : Liv. Rodrigues, 1947. - A segunda linguíada. [S.l. : s.n.], 1950. - Comunicado extraordinário do delegado da F.I.G.L. 2 de Abril de 1951. [S.l. : s.n., 1951. - Quelques aspects de l'apprentisage en education phisique. Lisboa : Comp. Nacional Editora, 1953. - A ginástica especialmente correctiva da atitude corporal. [S.l. : s.n.], 1948. - O Congresso da Liga Francesa de Educação Física e da Sociedade Francesa de Cinesiologia de Bordéus, em 1938. Lisboa : [s.n.], 1939. - Reflexões sobre os Jogos Olímpicos de 1936. Lisboa : [s.n.], 1938. - Considerações sobre métodos e sistemas de ginástica. [S.l. : s.n.], 1934. - O sétimo Congresso Internacional de Educação Física em Bruxelas e outra viagem de estudo à Suécia. [S.l. : s.n.. 1936.