Brito, Vicente

From Wikipédia de Autores Algarvios
Revision as of 01:34, 20 March 2022 by Admin (talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

Vicente brito.jpg Vicente.jpg Vicente2.pngVicenteBritoarqpt.JPG

  • João Cavaco Vicente de Brito

Faro, 29/09/1939

Médico. Pintor. Escultor. Escritor. Artista Plástico.

Vicente brito2.jpg Vicente1.jpg

  • Notas Biográficas

"Nascido em Faro a 27 de Setembro de 1939, na rua Aboim Ascenção, andou na “Escola Paga" no canto da rua Letes com a rua Batista Lopes, seguidamente mudou para a escola oficial ainda na rua Serpa Pinto e daí para as escolas do Carmo e S.Luis, onde terminou a quarta classe. Começou o ensino liceal em 1950 no Liceu João de Deus até 1959, terminando com a média de 12 valores.
Não era um bom estudante, seus pais sempre lhe deram a máxima liberdade o que lhe permitia participar nas boémias estudantis “ad libitum”… A sua educação foi o exemplo de trabalho e honestidade dos pais. Se não a tivesse seguido teria talvez sido um “bom malandro". Com a mudança de idade houve uma transformação súbita começou a estudar a sério.
Dispensou ao exame de admissão à Faculdade de Medicina de Coimbra, onde cursou os primeiros quatro anos de 1960 a 1964 sempre com as melhores classificações. Tinha definitivamente tomado juízo… Mudou para a Faculdade de Medicina de Lisboa,onde terminou o curso no Hospital de Santa Maria em 1966 com média de 16 valores, e a tese com vinte valores no Instituto Câmara Pestana o que lhe valeu o prémio da instituição.
Partiu para a Suíça logo a seguir à licenciatura onde esteve até 1969. Fez cirurgia geral, orto/traumatologia radiologia e radioterapia. Foi depois para a Inglaterra onde continuou a formação em ortopedia, traumatologia, cirurgia geral, plástica e de queimados, até 1973. Na GB fez o Primary F.R.C.S.( Glasgow ), para ter acesso a chefe de serviço, que ocupou até ao seu regresso a Portugal em fins de 1973.
De volta a Faro ofereceu-se para trabalhar no Hospital da Misericórdia de Faro. Foi aceite.
Entretanto foi mobilizado como “refratário" para as guerras de África, e enquanto aguardava a guia de marcha fez a preparação militar. em Mafra, e posteriormente é colocado como ortopedista no Hospital Militar da Estrela e na rua Artilharia 1. Adorou a tropa, a disciplina e a ordem sempre o atraíram. Não gosta da desordem da anarquia e da falta de rigor.
Entretanto dá-se o 25 de Abril ao qual adere com força e esperança. Viveu e participou em tudo que pode… Foi desmobilizado, voltou para o Hospital de Faro. Fez reconhecer pela Ordem dos Médicos a especialidade e começou a subir novamente a escala académica em Portugal. Entretanto a atividade política em Portugal é cada vez mais efervescente, o regime democrático instala-se.
Cheio de ideias inovadoras da sua vivência em Inglaterra, e de vontade de as pôr em prática no processo em curso, é convidado pela Frente Eleitoral Povo Unido, união das esquerdas com o Partido Comunista Português a encabeçar a lista de esquerda para as primeiras eleições democráticas autárquicas, em Portugal. O presidente da CMF, era o Dr. Almeida Carrapato nomeado pelo Partido Socialista, o mais votado nas eleições gerais para Assembleia da República. O mandato foi de 12/12 de 1976 a 12/12 de 1978.
O PS ganhou as eleições, os eleitos foram, Eng. Belchior (Presidente), Dr. Clamote, e o Sr. Álvaro, o PSD elegeu, o Eng. Tec. Matamouros e Marciano Nobre. A FEPU elegeu Vicente de Brito e Eng. Eurico Antunes. Foi-lhe entregue o pelouro da saúde, cujas bases de orientação se mantêm ainda hoje. Em 1981 ofereceu à CMF o retrato da primeira vereação democraticamente eleita, óleo sobre tela com 210/155cm.
Aos 12 anos pintou o seu primeiro quadro, uma natureza morta, “Os sapateiros”, e mais alguns que se perderam. No H. de Sta. Maria participou na primeira exposição coletiva de estudantes. Tanto na Suíça como na Grã-Bretanha pintou alguns quadros sempre que tinha tempo. Em 1976 faz a primeira exposição de arte no posto de Turismo ao lado do hospital. Ai consegue mostrar um pouco do que já tinha feito. A partir daí e até 2019 tem exposto com uma certa regularidade, em Portugal, Espanha e Inglaterra.
Em 1980 mudou para o atual hospital distrital de Faro. Aí com o seu amigo e saudoso Padre Coelho, homem de vistas largas, sem o qual nada teria sido possível, faz, como gosta, a sua primeira obra de grande dimensão, o tríptico da vida de Cristo, Crucificação, Pietá e Ressurreição ,com as escadas do bem e do mal suspensas do teto na frente do altar. No serviço de ortopedia , ala nascente e gabinete do Diretor, há também algumas obras musicais. Algumas desapareceram… Mais exposições, um painel no antiquário da Sé, pinturas e murais no centro ZEFA em Almancil, pintura das parede da sua habitação e outros trabalhos que poderão vir, se se sentir apoiado e com saúde. Com a passagem ao regime de exclusividade hospitalar a atividade artística sofreu um impulso.
Como ortopedista, no HDF, e em colaboração com os meus colegas ,consegue elevar o Serviço ao nível, nacional e internacional ,o que incomodou muita gente, infelizmente … Criou um departamento só para a cirurgia da mão, tirou o diploma Europeu de Cirurgia da Mão em 1999 em Bonn, o único médico português que o conseguiu, sendo reconhecido internacionalmente.
Infelizmente com o começo das privatizações no SNS, com a debandada dos médicos para a privada nada já existe. Andámos para trás. No HDF foi subindo de Chefe de Serviço a Diretor de Serviço até à aposentação."

João Cavaco Vicente de Brito
Medico e Artista (texto biográfico para leitura aquando da atribuição da medalha de ouro da cidade de Faro em 2020)

  • Bibliografia

Capavicente1.png Vicentelivro3.png

  • Veja mais sobre Vicente de Brito nos seguintes links:

- 2007 - Publicação de João Brito Sousa no Blogue "A Defesa de Faro" donde destacamos que "O Dr. Brito era um bom médico que sabia falar com aquele pessoal, indo, quando fosse preciso a casa de cada, dar uma consulta."

- 2013 - vídeo no Desterro Canal do youtube, onde se pode ver o artista no seu atelier

- 2021- Notícia do Jornal do Algarve sobre A exposição que estará patente no Museu Municipal de Faro de 6 de novembro até 3 de janeiro de 2022.

- 2021 - Notícia sobre a exposição de Vicente de Brito acima referida , onde se pode ler que o artista é "autodidata e se inicia na pintura nos anos 50 ao frequentar o atelier do pintor Sidónio, onde pinta o primeiro quadro."


Para conhecer melhor o artista:
artevicentedebrito.com

Página oficial:
facebook.com/nodesterro

Mail:
desterrogeral@gmail.com


  • in https://arquivo.pt:

VicenteBritoquadrosvárioArquivopt.JPG


- Pinturas reproduzidas do site do Artista Vicente de Brito preservadas no Arquivo.pt