Farinho, Idália

From Wikipédia de Autores Algarvios
Revision as of 14:51, 15 June 2021 by Admin (talk | contribs)

Jump to: navigation, search

Em elaboração

Professora e poeta. Idália Farinho Custódia estudou no Colégio Farense e no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa. Depois de se licenciar em Filologia Românica foi professora na Escola Duarte Pacheco, em Loulé e na Universidade do Algarve. Loulé, 1938.

Idália Farinho Custódio (1938-) Agraciada com a Medalha Municipal de Mérito Grau Prata

http://www.cm-loule.pt/pt/menu/482/1998.aspx#idalia-farinho-custodio-1938-

Idália Farinho Custódio nasceu em Loulé, em 1938. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Leccionou na Escola E.B 2,3 Engenheiro Duarte Pacheco de Loulé. Em termos literários, participou com poemas em diversas antologias como a "IV Antologia de Poesia Contemporânea". A autora tem se dedicado igualmente a recolhas etnográficas desde os anos 60, acompanhando Maria Aliete Galhoz na sua pesquisa em Vale Judeu, assim como na colecta para o vol. II do "Romanceiro Popular Português" da mesma autora. Em 1994, uma dedicação mais sistemática á pesquisa de Vale Judeu resultou na publicação de "Memória Tradicional de Vale Judeu" e "Memória Tradicional de Vale Judeu II". É também autora, com Isabel Cardigos e Maria Aliete Galhoz, de várias obras subordinadas ao tema “Património Oral do Concelho de Loulé” de que já foram publicados os volumes: contos, romances e orações. Destaca-se igualmente no campo da poesia, nomeadamente infanto-juvenil, com obras como "Até à Estrela do Mar", editada em 2000. No âmbito infanto-juvenil é também autora de diversos contos como "A Viagem da Parker 51" (1985) ou "O Segredo da Rainha" (1991).


Idália Farinho Custódio, Maria Aliete Farinho Galhoz e Isabel Cardigos, Património Oral do Conselho de Loulé, vol. II: Romances, Loulé, Câmara Municipal de Loulé, 2006 Por um lado, pela quantidade dos textos recolhidos e pela fidelidade da sua transcrição. Estas duas tarefas são devidas, sobretudo, a Idália Farinho Custódio, com toda a probabilidade uma das maiores e mais entusiastas colectoras da história da literatura oral no Algarve. Além disso, a sua presença é uma garantia de que os textos publicados nesta série de volumes não são retocados, resumidos, recontados ou censurados, coisas que, infelizmente, mesmo hoje, não é raro encontrar noutras colecções de textos orais, portuguesas e estrangeiras. Aquilo que aqui temos publicado nestes volumes é, de facto (tanto quanto isso é possível), a voz dos informantes e não a voz dos organizadores da obra. https://1library.org/subject/loule-portugal-historia