25 de Abril - 50 Anos

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search
Logo25abril50anosleiturascensuradas.png

50 anos do 25 de Abril - Leituras em Liberdade
O Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, associa-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com
leituras por alunos do ensino secundário e do 3.º ciclo do ensino básico de
poemas e textos de obras censuradas pela polícia política (PIDE) do estado novo.

25abril60autorescensurados.pngLogopodcastleiturasemliberdadeg.png

A partir de 25 de abril de 2024 pretendemos publicar um episódio por dia no Podcast "Leituras em Liberdade".
No primeiro episódio temos 9 poemas de Natália Correia lidos pelos alunos Matilde Martins, Cecilia Lamas, Rafaela Campos, Catarina Ferreira, Beatriz, Laura Piskunenko, Dina Muchanga, Daniela Veiga e Samuel B.
Para ouvir clique nas imagens abaixo ou navegue nos links wiki das autoras.
Episodio1nataliac.jpg Fiamabrandao.png

Páginas wiki das autoras Natália Correia pode ouvir -em ficheiros distintos- e ver/ler os poemas da autora.
[1]

Nota: esta wiki está em construção e para além da publicação das leituras áudio alguns acertos e correções terão de feitos. Caso queira enviar sugestões ou áudios de leituras pode fazê-lo para o mail biblioteca@agr-tc.pt

  • Como ainda estamos no processo de gravação ficam mais alguns exemplos de leituras áudio:

Ouvir-.pngManuel Alegre - As Mãos - lido por Carolina M. do 12.º. 2024,  Ouvir-.pngJosé Afonso - Cantar Alentejano (Catarina Eufémia) - lido por João Q. 12.º.
Ouvir-.pngCasimiro de Brito - Um Pouco Mais - Lido por Beatriz L. do 12.º.  Ouvir-.png José Afonso - Fura Fura lido por PAE.
Ouvir-.pngJosé Afonso - Ó Vila de Olhão lido por Beatriz L. do 12.º  Ouvir-.pngCasimiro de Brito - A Arte e a Poesia - lido por João Q. 12.º.
Ouvir-.pngCasimiro de Brito - Vietname lido por Miguel G. - PAE3 2024.

Autores Censurados

Afonso, José [Zeca]

Joseafonso-hp.png
 Músico. Cantor. Poeta. Cantautor. Leituras de poemas dos livros proibidos CANTAR DE NOVO e CANTARES.

Alcoforado, Maia

Maia-Alcoforado foto.png
 Jornalista, escritor e lutador republicano, terá estado preso pela PIDE entre 30 de Julho de 1937 e 17 de Julho de 1938. Leituras de excertos do livro proibido À BOCA PEQUENA.

Alegre, Manuel

ManuelAlegre-Fotop.jpg
 Poeta, escritor, político, deputado. Esteve preso pela PIDE em 1963 e partiu para o exílio em 1964 (Paris e Argel). Em Argel, aos microfones da emissora «A Voz da Liberdade», a sua voz converte-se num símbolo de resistência e liberdade. Prémio Camões em 2017. Leituras de poemas dos livros proibidos O CANTO E AS ARMAS e A PRAÇA DA CANÇÃO.

Amado, Jorge

JorgeAmado1935advogadoFotop.png
 Escritor romancista, jornalista, político, formou-se em direito. É (foi) um dos maiores escritores brasileiros. Prémio Camões em 1994. Leituras de excertos dos livros proibidos CAPITÃES DA AREIA, MAR MORTO e SÃO JORGE DE ILHÉUS.

Andrade, Eugénio

EugenioDeAndrade-Fotop.png
 Poeta, escritor, tradutor, funcionário público / inspetor administrativo. Leituras de poemas/textos do livro proibido ENCONTRO - ANTOLOGIA DE AUTORES MODERNOS.

Barreno, Maria Isabel

MariaIsabelBarreno-Fotop.png
 Escritora, investigadora e "feroz" defensora dos direitos das mulheres.  Escreveu "Novas Cartas Portuguesas" em conjunto com Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta, que foi proibido pela censura em Portugal. Leituras de excertos escolhidos do livro proibido NOVAS CARTAS PORTUGUESAS.

Borges, Jorge Luis

JorgeLuisBorges-Fotop.png
 Escritor, poeta, professor, bibliotecário, tradutor, ensaísta, crítico literário. Foi diretor da Biblioteca Nacional da Argentina. Leituras de excertos do livro proibido HISTÓRIA UNIVERSAL DA INFÂMIA.

Brandão, Fiama Hasse Pais

FiamaHassePaisBrandao-Fotop.png
 Poetisa, dramaturga, ficcionista, ensaísta e tradutora. Foi uma das autoras de "POESIA 61" projeto que terá sido influenciado por António Ramos Rosa e que foi publicado em Faro em 1961. Leituras de excertos do livro proibido O TESTAMENTO.

Brito, Casimiro de

Casimirodebrito-hp.jpg
 Poeta. Romancista. Contista. Ensaísta. Foi um dos autores de "POESIA 61" projeto que foi publicado em Faro em 1961. Leituras de poemas da obra proibida VIETNAME EM NOME DA LIBERDADE.

Cabral, Alexandre

AlexandreCabral-Fotop.png
 Escritor, investigador (da obra camiliana), tradutor. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas. Leituras de excertos do livro proibido O SOL NASCERÁ UM DIA.

Calado, José Vieira

JoseVieiraCalado-Fotop.png
 Professor, jornalista, poeta e escritor. Em 1962 publicou Os Sinais da Terra, que viria a ser proibido pela Censura/PIDE, episódio que o levou a sair de Portugal. Leituras de excertos do livro proibido SINAIS DA TERRA.

Campinas, António Vicente

AntonioVicenteCampinas-Fotop.png
 Poeta. Romancista. Cronista. Jornalista. Resistente antifascista. Leituras de poemas do livro proibido A ILHA DOS SONHOS MALDITOS.

Carlos, Papiniano

PapianoCarlos-Fotop.png
 Escritor, poeta, ativista político. Dirigiu a revista Notícias de Bloqueio e colaborou nas revistas Seara Nova e Vértice. Escreveu o livro infantojuvenil A Menina Gotinha de Água. Foi preso três vezes pela PIDE. Leituras de excertos do livro proibido ESTRADA NOVA.

Cesariny, Mário

MarioCesariny-Fotop.png
 Poeta e artista plástico. Militante e defensor leal do movimento Surrealista. A sua obra poética e plástica contribui para a construção da história contemporânea. Foi detido várias vezes pela PIDE. Leituras de excertos do livro proibido A INTERVENÇÃO SURREALISTA.

Clímaco, Nita

NitaClimaco-Fotop.png
 Jornalista e escritora. Três dos deus cinco romances foram censurados. Leituras de excertos do livro proibido FALSOS PRECONCEITOS.

Conrad, Joseph

JosephConrad-Fotop.png
 Romancista e marinheiro polaco-britânico é considerado um dos maiores escritores de ficção em inglês. Leituras de excertos do livro proibido ALMA RUSSA.

Correia, Natália

NataliaCorreia-Fotop.png
 Poetisa, escritora, jornalista, Política / Deputada, ativista social. Muitos dos seus livros foram censurados e chegou a ser condenada a prisão com pena suspensa. Leituras de poemas dos livros proibidos COMUNICAÇÃO e O VINHO E A LIRA.

Correia, Romeu

RomeuCorreia-Fotop.png
 Escritor, dramaturgo e desportista. Leituras de excertos do livro proibido SÁBADO SEM SOL.

Costa, Maria Velho

MariaVelhoDaCosta-Fotop.png
 Escritora que integrou activamente o Movimento Democrático de Mulheres, e que nos deixou um legado de grande importância sobre a Revolução de Abril, de 1974. Escreveu "Novas Cartas Portuguesas" em conjunto com Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta, que foi proibido pela censura em Portugal. Leituras de excertos escolhidos do livro proibido NOVAS CARTAS PORTUGUESAS.

Costa, Orlando da

OrlandoDaCosta-Fotop.png
 Romancista, poeta e copywritter. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas foi professor até a PIDE o proibir de ensinar. Defensor de ideais democráticos e progressista esteve sempre na linha da frente dos combates antifascistas, militou no MUD Juvenil, envolveu-se em iniciativas antifascistas e em candidaturas eleitorais. Esteve preso três vezes pela Pide.Leituras de poemas do livro proibido SETE ODES DO CANTO COMUM.

Dias, Barata

BarataDias-Fotop.jpg
Escritor neorrealista e, simultaneamente, comerciante  em Lisboa. Leituras de excertos do livro proibido AMANHÃ QUANDO ROMPER O DIA.

Engels, Friedrich

FriedrichEngels-Fotop.PNG
 Filósofo. Político e Empresário. Fundou com Marx o que se chama de Socialismo Científico ou Marxismo. Leituras de textos escolhidos do livro proibido TEXTOS FILOSÓFICOS que publicou em coautoria com Karl Marx.

Ferreira, Vergílio

VergilioFerreira1940-Fotop.png
  Romancista, ensaísta e professor. Licenciou-se em Filologia Clássica na Universidade de Coimbra, exerceu funções docentes no Ensino Secundário e chegou a dar aulas na escola João de Deus / Liceu de Faro, que funcionava onde hoje é a escola Tomás Cabreira. Notabilizou-se no domínio da prosa ficcional, sendo um dos maiores romancistas portugueses. Leituras de excertos do livro proibido MANHÃ SUBMERSA.

Figueiredo, Carmen

CarmenDeFigueiredoFotop.png
 Carmelinda Miolet de Figueiredo, mais conhecida pelo nome literário de Carmen de Figueiredo  foi uma profícua escritora e jornalista portuguesa, mas também uma das autoras mais censuradas pelo regime ditatorial do Estado Novo, que se opunha aos direitos da mulher e à sua emancipação social e sexual. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido FAMINTOS.

Filipe, Daniel

 Escritor, poeta. Resistente Antifacista foi perseguido pela PIDE, tanto pelo que escrevia como pela militância política. Foi preso sofrendo a brutalidade dos interrogatórios e dos cárceres fascistas. Leituras de excertos dos livro proibido MANUSCRITO DA GARRAFA e do livro A INVENÇÃO DO AMOR.

Fonseca, Manuel da

ManuelDaFonseca-Fotop.png
 Escritor, poeta, contista, romancista e cronista. Resistente Antifacista foi perseguido pela PIDE, tanto pelo que escrevia como pela militância política. Foi preso pela primeira vez em maio de 1965, sofrendo a brutalidade dos interrogatórios e dos cárceres fascistas. Leituras de excertos dos livros proibidos CERRO MAIOR e SEARA DE VENTO.

Fonseca, Tomás da

TomasDaFonseca-Fotop.png
Poeta, escritor, historiador, jornalista, professor e militante republicano e anticlerical, pertenceu ao Movimento de Unidade Democrática (MUD) e à Maçonaria. Foi um intelectual de renome, um dos mais tenazes opositores ao regime salazarista, tendo estado várias vezes preso pela polícia política. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido FILHA DO LABÃO

Gide, André

AndreGide-Fotop.jpg
 Escritor francês que desde cedo mostrou apetência para a Literatura e a Poesia,  começou a publicar textos com apenas vinte anos, sendo um artista do Simbolismo, que logo abandonou para defender a doutrina do hedonismo ativo, ou seja, o prazer como bem supremo. Desde então, o autor dedicou-se a examinar os problemas da liberdade individual e da responsabilidade, tendo entrado por vezes em conflito com a moralidade convencional. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido ENCONTRO - ANTOLOGIA DE AUTORES MODERNOS, organizado por Carlos F. Barroso.

Gomes, Manuel Teixeira

ManuelTeixeiraGomes-Fotop.png
 Escritor, diplomata, negociante. Foi eleito Presidente da República em 1923, tendo-se exilado na Argélia após o golpe da Ditadura Militar de 1926. Dedicou-se à escrita, tornando-se um ponto de referência no panorama literário português. Leituras de excertos dos livros proibidos MARIA ADELAIDE e a NOVELAS ERÓTICAS

Gomes, Soeiro Pereira

SoeiroPereiraGomes-Fotop.png
Notável figura da Resistência antifascista, militante e escritor, foi pela sua obra Esteiros que marcou sucessivas gerações de crianças e adultos, especialmente durante a Ditadura fascista. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido ENGRENAGEM e ESTEIROS

Gonçalves, Orlando

OrlandoGoncalves-Fotop.jpg
Orlando Gonçalves estreou-se como escritor em 1948. O seu primeiro romance, Tormenta, foi proibido pela Direção dos Serviços de Censura e apreendido pela Polícia de Informação e Defesa do Estado (PIDE). Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido TORMENTA.

Gorki, Máximo

Gorki-Fotop.png
 Em construção. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido A MÃE.

Helder, Herberto

HerbertoHelder-Fotop.png
 Poeta e escritor. Colaborou em vários periódicos como A Briosa, Re-nhau-nhau, Búzio, Folhas de Poesia, Graal, Cadernos do Meio-dia, Pirâmide, Távola Redonda, Jornal de Letras e Artes. Em 1969 trabalhou como diretor literário da editorial Estampa. Em 1994 foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa, que recusou.  Leituras de poemas do livro proibido APRESENTAÇÃO DO ROSTO.

Horta, Maria Teresa

MariaTeresaHorta-Fotop.png
Escritora e jornalista é conhecida como uma das mais destacadas feministas portuguesas.  Escreveu "Novas Cartas Portuguesas" em conjunto com Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta, que foi proibido pela censura em Portugal. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido MINHA SENHORA DE MIM

Lamas, Maria

MariaLamas-Fotop.png
 Feminista, escritora, tradutora, jornalista e conferencista. Mulher de ação e intervenção cívica e política que lhe valeu a prisão por várias vezes. Com a saúde afetada, decide-se pelo exílio político, tendo residido em Paris entre 1962 e 1969. Foi uma das mulheres portuguesas mais notáveis do século XX. Leituras de excertos do livro proibido DUAS CONFERÊNCIAS EM DEFESA DA PAZ.

Lawrence, D. H.

D H Lawrence-Fotop.png
 Romancista, contista, poeta e ensaísta inglês. Com um estilo único e altamente controverso foi autor de autor de uma obra provocatória. Leituras de excertos do livro proibido O AMANTE DE LADY CHATTERLEY.

Lefebvre, Henri

HenriLefebvre-Fotop.png
 Filósofo, marxista e sociólogo francês. Escreveu mais de 70 livros dos quais destacamos "Direito à Cidade" e "A Revolução Urbana". Foi um dos autores publicados no livro censurado ENCONTRO - ANTOLOGIA DE AUTORES MODERNOS, organizado por Carlos F. Barroso.

Lorca, Frederico García

FredericoGarciaLorca1932-Fotop.jpg
 Poeta e dramaturgo espanhol. É um dos mais reconhecidos poetas e dramaturgos espanhóis. Conviveu com artistas como Salvador Dali, Luis Buñuel e Manuel de Falla. Foi uma das primeiras vítimas da Guerra Civil (1936 - 1939) Espanhola. Foi um dos autores publicados no livro censurado ENCONTRO - ANTOLOGIA DE AUTORES MODERNOS, organizado por Carlos F. Barroso.

Malraux, André

AndreMalraux-Fotop.png
  Escritor francês de assuntos políticos e culturais. Foi um grande pensador da época. Participou ativamente da resistência francesa durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. Leituras de excertos do livro proibido A CONDIÇÃO HUMANA.

Marx, Karl

KarlMarx-Fotop.png
 "Marx mudou o Mundo". Filósofo, sociólogo economista, teórico político, historiador, jornalista e revolucionário. Leituras de textos escolhidos do livro proibido TEXTOS FILOSÓFICOS que publicou em coautoria com Friedrich Engels.

Miller, Henry

HenryMiller-Fotop.jpg
 Escritor americano. Ficou famoso por romper com os cânones literários, ao desenvolver um novo tipo de romance semiautobiográfico que misturava o estudo da personalidade, a crítica social, a reflexão filosófica, o fluxo de consciência, a linguagem explícita e o sexo. Leituras de excertos escolhidos do livro proibido SEXUS.

Nabokov, Vladimir

VladimirNabokov-Fotop.jpg
 Romancista, poeta, tradutor e entomologista russo-americano. Foi o autor de Lolita. Leituras de excertos escolhidos do livro proibido LOLITA.

Namora, Fernando

FernandoNamora-Fotop.png
  Médico, escritor e poeta. Em 1981, foi proposto para o Prémio Nobel da Literatura, pela Academia das Ciências de Lisboa. Leituras de excertos do livro proibido DOMINGO À TARDE.

Neruda, Pablo

PabloNeruda-Fotop.png
  Poeta, político e diplomata chileno. Ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1971. Foi um dos autores publicados no livro censurado "ENCONTRO - ANTOLOGIA DE AUTORES MODERNOS", organizado por Carlos F. Barroso.

Nietzsche, Friedrich

FriedrichNietzsche-Fotop.png
 Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha. Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, a filosofia e a ciência, exibindo certa predileção por metáfora, ironia e aforismo. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido O ANTICRISTO

Oliveira, Carlos de

CarlosDeOliveira-Fotop.png
  Escritor e poeta. Foi o autor de Uma Abelha na Chuva, Antifascista militante na Resistência contra a Ditadura do Estado Novo. Leituras do livro proibido ALCATEIA.

Pires, José Cardoso

JoseCardosoPires-Fotop.png
 Romancista, contista, novelista, cronista, ensaísta, dramaturgo. Unanimemente considerado um dos maiores escritores portugueses do século XX  Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido DINOSSAURO EXCELENTÍSSIMO.

Raposo, Hipólito

HipolitoRaposo1922-Fotop.png
 José Hipólito Vaz Raposo, mais conhecido por Hipólito Raposo, foi um advogado, escritor, historiador e político monárquico, que se notabilizou como um dos mais destacados dirigentes do Integralismo Lusitano. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido AMAR E SERVIR.

Redol, Alves

AlvesRedol-Fotop.png
 Escritor português, natural de Vila Franca de Xira. Figura central do Neorrealismo português, foi autor de uma vasta obra ficcional, que inclui o teatro e o conto. Empenhado na luta de resistência ao regime salazarista, compreendeu a literatura como forma de intervenção social. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido A BARCA DOS SETE LEMES e GAIBÉUS.

Reed, John

JohnReed-Fotop.png
 John "Jack" Silas Reed foi um jornalista e ativista norte-americano, famoso pelo seu livro Dez dias que abalaram o Mundo, em que relata em primeira-mão os acontecimentos que constituíram a Revolução de Outubro em que os bolcheviques tomaram o poder na Rússia. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido DEZ DIAS QUE ABALARAM O MUNDO.

Régio, José

JoseRegio-Fotop.png
 José Régio é um dos mais notáveis escritores da metade central do século XX português. Poeta, romancista, dramaturgo, ensaísta, novelista, contista, cronista, memorialista e historiador da literatura nacional. Foi um dos fundadores da revista "Presença" Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido O JOGO DA CABRA CEGA.

Ribeiro, Aquilino

AquilinoRibeiro-Fotop.png
Aquilino Ribeiro é um dos mais prolíficos autores portugueses. Escreveu romances, contos, novelas, estudos etnográficos e históricos, biografias e literatura infantil. Colaborou na II série da revista Alma nova (1915-1918), começada a publicar em Faro em 1914. Leituras de poemas/textos escolhidos dos livros proibidos O ARCANJO NEGRO e QUANDO OS LOBOS UIVAM

Robbins, Harold

HaroldRobbins-Fotop.png
 Nascido em Nova Iorque, Harold Robbins é um dos autores de maior renome a nível mundial, com romances que muitas vezes espelham as suas próprias experiências de vida e são povoados por personagens inspiradas em pessoas que terá conhecido. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido OS AVENTUREIROS.

Rodrigues, Urbano Tavares

UrbanoTavaresRodrigues-Fotop.png
 Urbano foi um exímio contador de estórias, um autor em que o gozo pelo discurso narrativo e pela efabulação é evidente e tocante. Leituras de excertos dos livros proibidos IMITAÇÃO da FELICIDADE E NÚS E SUPLICANTES.

Rosa, António Ramos

AntonioRamosRosa-Fotop.png
 Poeta, escritor, ensaísta, crítico literário, tradutor e desenhador. Fez parte do MUD Juvenil e por isso esteve preso. Foi diretor de várias revistas literárias [Árvore, Cassiopeia, Cadernos do Meio-Dia, ...) que sofreram algum tipo de censura.

Sá-Carneiro, Francisco

FranciscoSaCarneiro-Fotop.png
 Em construção.

Sampaio, Jaime Salazar

JaimeSalazarSampaio-Fotop.png
 Poeta, ficcionista e autor dramático, licenciado em Engenharia. Jaime Augusto Salazar Sampaio foi talvez o autor português contemporâneo mais representado em Portugal. Leituras de poemas/textos escolhidos do livro proibido BLOCO

Santareno, Bernardo

BernardoSantareno-Fotop.png
 Dramaturgo. Médico psiquiatra. Leituras da do livro ROMANCES DO MAR.

Sartre, Jean-Paul

Jean-PaulSarte-Fotop.png
  Filósofo, escritor e crítico francês. Foi o expoente máximo do "Existencialismo" – corrente filosófica que pregava a liberdade individual do ser humano. Em maio de 1968, apoiou a rebelião estudantil que ajudou a derrubar o governo conservador francês. Leituras de textos escolhidos dos livros proibidos AS MOSCAS e AS MÃOS SUJAS.

Soares, Mário

MarioSoares-Fotop.png
 Personalidade decisiva na história contemporânea de Portugal, na oposição ao salazarismo e na construção da democracia. Leituras de textos escolhidos do livro proibido ESCRITOS POLÍTICOS.

Teixeira, Judith

JudithTeixeira-Fotop.png
  Escritora e poetisa portuguesa. Publicou três livros de poesia e um livro de contos e em 1925 lançou a revista Europa. A escrita de Judith faz a ponte entre o romantismo passado e o modernismo . Leituras de poemas do livro proibido DECADÊNCIA.

Tengarrinha, José

JoseTengarrinha-Fotop.png
 Jornalista, escritor, historiador, professor, político, deputado, ativista político e combatente da ditadura. Foi proibido de exercer a sua profissão de jornalista e de professor e pouco depois do 25 de Abril (de 1974) foi um dos presos políticos libertados. Leituras de um excerto do livro proibido HISTÓRIA DA IMPRENSA PORTUGUESA.

Torga Miguel

MiguelTorga-Fotop2.png
 Escritor, poeta e médico, foi proposto para o Prémio Nobel da Literatura. Apoiou Norton de Matos e Humberto Delgado. Esteve Preso no Aljube. Leituras de excertos dos livros proibidos A CRIAÇÃO DO MUNDO, BICHOS e DIÁRIO.
Wiki-nao-censurada-lapisazul.png

Republica 25Abr1974 3Ed-01.jpg
Jornal do dia 25 de Abril de 1974.