Mesquita, José Carlos Vilhena - Joaquim Magalhães, o paladino da poesia algarvia

From Wikipédia de Autores Algarvios
Jump to: navigation, search
MagalhaesLeituras-Logo-estr.png

MesquitaStilus.jpg

  • José Carlos Vilhena Mesquita. Professor universitário e historiador. Nasceu em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, a 01-08-1955.


É autor de dois blogues cheios de Algarve, Livros, Memória, História, Cultura:
https://algarvehistoriacultura.blogspot.com/
Este Blog "constitui um repositório de trabalhos publicados em diferentes suportes e plataformas (jornais, livros, conferências, congressos, etc), a maioria dos quais são hoje difíceis de consultar nas suas fontes originais. Por outro lado, pretende-se criar uma via de ligação e de comunicação com diferentes públicos, sendo certo que o preferencial alvo são os alunos universitários, para os quais remeto a leitura dos textos contidos neste Blog".

https://promontoriodamemoria.blogspot.com/
Blog "destinado a comunicar com o público em geral, sendo a maioria dos "spots" preenchidos com trabalhos inéditos ou que publiquei na imprensa. Coloquei também outros textos, como Prefácios, crítica literária, biografias, apresentação de livros, etc. No fundo pretendi tornar este Promontório numa espécie de ponto de encontro entre a memória do passado e a reflexão sobre o presente, nas suas mais diversas facetas politico-socioculturais".

  • Joaquim Magalhães, o paladino da poesia algarvia - Faro, 2000 - In: Stiltus: Revista de Cultura Regional, n.° 2, jan.jun., p. 23-42, 2000.

Esta publicação é disponibilizada online no Repositório Sapientia da Universidade do algarve (em formato pdf) e no primeiro dos blogues acima (em formato html.)
Com a devida vénia replicamos aqui alguns excertos e algumas fotografias.
Lídia Jorge numa homenagem: "O Dr. Joaquim Magalhães criou no Algarve uma autêntica família cultural e espiritual... era um homem bom de grande capacidade de envolvimento humano".


MagalhaesEOPoetasAlgarviosLogoWiki.png